A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UM PASSEIO PELA HISTÓRIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UM PASSEIO PELA HISTÓRIA"— Transcrição da apresentação:

1 UM PASSEIO PELA HISTÓRIA
CRISE DO MUNDO FEUDAL. MUDANÇA DE PARADIGMA. a) superexploração feudal: entre os séc. XI e XIV houve um estrondoso aumento demográfico e multiplicação da pobreza. Os nobres aumentaram a exploração. Surgem ‘revoltas’ ... diversas ..

2 B) revoltas camponesas ( servos ) e urbanas ( aprendizes ).
Ex. Jacqueries , apelido depreciativo camponeses ... Ex. Em Florença ( revoltas urbanas – trabalhadores têxteis, depois Paris e etc.

3 C) retração econômica e crise demográfica: alterações no quadro natural – clima, falta de adubo, diminuição da produtividade do solo , esgotamento das fontes minerais , peste ... CONSEQUÊNCIA ... retração do consumo ... queda do comércio ...

4 TRANSIÇÕES ... Com a nobreza diluindo-se .... Saindo de cena ... Caravaneiros e mercadores compravam terras de senhores falidos ... Os especuladores crescem ... A burguesia ambiciosa inicia uma grande aproximação com o ‘Rei’ ... O ‘absolutismo’ está em processo ... Inicia-se uma grande formação de monarquias feudais que passam aos poucos a monarquias nacionais ...

5 Feudalismo em baixa ... O clássico modelo feudal está em baixa ...
As ‘instituições’ que apoiavam o regime também ... Leia-se ‘IGREJA’. As heresias se intensificam ... Os particularismos feudais e o universalismo da igreja foram superados pela centralização monárquica.

6 A burguesia exige uma nova mentalidade ...
Com a ascensão da burguesia ... a mentalidade ( outrora teocêntrica ), passa agora a valorizar o ‘homem’ e suas características .... o humanismo. Ao mesmo tempo, os Estados se fortalecem ... e os reis promovem a consolidação do Estado absoluto, com as seguintes características:

7 Características do Estado Moderno
A) centralização e unificação administrativa, com a eliminação da autonomia dos poderes locais e das cidades. B) formação de uma burocracia ( pessoas especializadas na função ). C) formação de um ‘exército’ nacional, normalmente composto por mercenários.

8 D) arrecadação de impostos ‘reais’, necessários para custear as despesas com o exército e a burocracia ( Corte). E) Unificação do sistema de pesos e medidas, destacando-se a unificação monetária. F) imposição da justiça real, se se sobrepõe à justiça senhorial ... ‘lembrar do direito de apelação’.

9 Confronto ... O choque entre o poder do Rei ( em expansão ) e o ‘sempre’ poder do Papa, aconteceu gradualmente. O poder político do ‘Papa’ está diminuindo ... Um número expressivo de ‘juristas’, ‘teólogos’, ‘filósofos’ ... Enfim ‘pensadores e escritores’ de acordo com os interesses dos próprios Estados, preocuparam-se em justificar as origens, as bases e a natureza do poder absoluto.

10 Teoria ... A) direito divino ( Bodin e Bossuet). O poder real, por ser de origem divina, era sagrado. Revoltar-se contra o rei equivalia a revoltar-se contra Deus ... Cabendo ao súdito apenas o papel de obedecer passivamente à autoridade real. B) contrato social. No momento da criação do Estado, operou-se um contrato entre governantes e governados. Grotius, por exemplo afirmava que os homens aceitavam submeter-se a uma autoridade soberana porque compreendiam as vantagens naturais ....

11 Além de Hugo Grotius, o principalmente representante desta categoria foi HOBBES ... em sua obra , o Leviatã ... “O lobo do homem engolindo o próprio homem’.... OPA ... Mudando .... “O FERA DO HOMEM, ENGOLINDO O PRÓPRIO HOMEM”.

12 A COROAÇÃO DO ABSOLUTISMO
Nicolau Maquiavel .... O Príncipe. Parte ele do princípio de que não deve haver limites de ordem ética ou moral às ações do Príncipe. “TODOS OS MEIOS QUE O SOBERANO EMPREGAR, VISANDO MANTER A VIDA DO ESTADO, SÃO VÁLIDOS POR DEFINIÇÃO”

13 O ESTADO NACIONAL LABORATÓRIO
A França será o Estado Nacional laboratório do absolutismo ... Desde a formação até o apogeu ... Lembrar os ‘Capetíngios’, os ‘Valois’, e finalmente os ‘Bourbons’, destancando o REI SOL ... O ESTADO SOU EU. PETER BURKE ( historiador norte-americano ) e a fabricação do Rei.

14 CONEXÃO: ABSOLUTISMO – EXPANSIONISMO MARÍTIMO.
A consolidação da transição do feudalismo ao capitalismo .... Não podemos esquecer que existiu um ‘pré-capitalismo’ chamado ‘mercantilismo’. VAMOS ENTENDER A EXPANSÃO MARÍTIMA COMO NECESSIDADE. NECESSIDADE DE QUÊ ???? RESOLVER A CRISE , mencionada anteriormente.

15 CRISE ??? Crise religiosa com as heresias ....
Crise de esgotamente de solo .... Crise de ausência de servos ... ( quase todos morreram com a peste ....) Religiosa = novos fiéis .... Solo = metais preciosos ... para a cunhagem de moedas .... Mão-de-obra = nativos e escravos.

16 Para expandir é preciso investimento
Investimento naval .... ‘Escola de Sagres’ e suas modificações técnico navais: caravela, aperfeiçoamento da bússola, astrolábio e geografia .... e os contos de Marco Polo. Para investir é preciso ‘dinheiro’. Porisso a burguesia foi fundamental. Fundamental por quê ? IMPOSTOS ... E INTERESSES

17 Quem começou ? Portugal pioneiro. TODO MÉRITO À DINASTIA DA AVIS.
Razões do pioneirismo Português: A) localização. B) burguesia atuante ... ( judeus ) C) Centralização do Rei D) progresso náutico – Sagres.

18 Infra-estrutura A África serviu como infra-estrutura .... Para estruturar Portugal para vôos maiores .... ( Ásia ... em especial ‘A India’.) Desde de Exclusividade. Até que houve concorrência. IGREJA – ESPANHA. BRIGA DE TRATADOS – Toledo, Intercoetera e Tordesilhas.

19 Consequências da expansão marítima
Modificações no comércio europeu – Revolução Comercial. Deslocamento do eixo mediterrânico para o Atlântico em escala mundial. Incorporação por parte dos europeus em áreas do continente americano, africano e asiático. Declínio econômico das repúblicas italianas ...

20 Revolução dos preços. Ressurgimento da escravidão ... Europeização do mundo. Impérios coloniais ... e MERCANTILISMO .....

21 VAMOS ENTENDER O MERCANTILISMO
Um rei forte, interventor, centralizador e dirigente ... que comanda a economia de forma PROTECIONISTA. Nasce a idéia de protecionismo e junto com ela algumas características necessárias para o TODO.

22 A) metalismo. B) balança comercial favorável. Favorável a quem ??? À EUROPA. C) incentivo à produção manufatureira D) política demográfica favorável ( maior produção ) E) protecionismo alfandegário. F) colonialismo.

23 CONFRONTOS Uns mais cedo , outros mais tarde.
POTÊNCIAS MARÍTIMAS ( Portugal e Espanha ) e os emergentes .... Quem são os emergentes na expansão marítima ? Inglaterra e França, além de Holanda. Porque vieram depois ???? Problemas religiosas e confrontos entre eles mesmos ...

24 Companhias ??? Surgem as Companhias de Comércio , incentivadas pelo Estado, gerando monopólios. A EUROPA começa a acumular CAPITAL. Este CAPITAL ... Será fundamental para a Revolução Industrial.

25 Vários tipos de Mercantilismo
Mercantilismo espanhol – metalista. Mercantilismo Francês – industrialista de luxo. Mercantilismo Inglês – Industrialista e comercialista. Mercantilismo holandês – especulativo. Itália e Alemanha – não eram Estados Nacionais, mesmo assim tiveram uma participação.

26 Das idéias econômicas para as idéias culturais
Nova concepção na economia e sua conexão com uma nova concepção de homem ... O burguês era diferente. Na Itália isto ficará visível. Nos séculos XV e XVI a Itália conheceu um extraordinário desenvolvimento cultural – denominado de Renascimento.

27 Fragmentos do Renascimento
Nascer de novo ... Restaurar ... O mundo greco-romano com os problemas do momento contemporâneo. Não é imitação é inspiração. Razões: Grande desenvolvimento urbano, estimulando a produção intelectual. Os burgueses também serão Mecenas.

28 Mudanças ... Lembra-se das Universidades que nasceram na Idade Média ( atreladas à Igreja ) ? Seus currículos foram reformados. Novos estudos foram incluídos. Uma nova visão de homem: individualista, cheio de vontade, impulsionador do progresso.

29 Do teocentrismo para o antropocentrismo.
Do coletivismo para o individualismo. Da tradição para o racionalismo. Do ascetismo e misticismo para o hedonismo.

30 Tipos de renascimento Artístico. Cultural. Científico.

31 Ainda mudanças ... Surgem as línguas nacionais ...
A época medieval e suas instituições foram satirizadas. As interpretações religiosas foram superadas por interpretações científicas. Surge o método experimental.

32 Fatores internos Tradição clássica Romana.
Forte presença de cidades portuárias ricas nas repúblicas itálicas. O papel da imprensa.

33 Fatores externos Presença bizantina ( Repúblicas Itálicas ) e presença árabe ( Península Ibérica ). Choque cultural.

34 Renascimento e sua disseminação
Renascimento Inglês. Renascimento Português. Renascimento Espanhol. Renascimento nos Países Baixos. Renascimento Francês.

35 Relação do cultural com o religioso
REFORMA E CONTRA REFORMA ...

36 BURGUESIA IMPLACÁVEL Com todas estas transformações , a burguesia precisava de mais alguma coisa ? PARTICIPAÇÃO POLÍTICA ... NASCEM AS REVOLUÇÕES BURGUESAS ... INGLESA E FRANCESA ...

37 FATOR DETERMINANTE O PENSAMENTO ILUMINISTA E SUA PROPOSTA DE LIBERDADE. LIBERDADE ECONÔMICA; LIBERDADE RELIGIOSA; LIBERDADE DE PENSAMENTO; LIBERDADE POLÍTICA.


Carregar ppt "UM PASSEIO PELA HISTÓRIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google