A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CIVILIZAÇÃO ROMANA LENDA DA CRIAÇÃO – ‘Eneida’, do poeta Virgílio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CIVILIZAÇÃO ROMANA LENDA DA CRIAÇÃO – ‘Eneida’, do poeta Virgílio."— Transcrição da apresentação:

1 CIVILIZAÇÃO ROMANA LENDA DA CRIAÇÃO – ‘Eneida’, do poeta Virgílio.
Há autores que acreditam que Roma foi fundada pelos ETRUSCOS, enquanto outros deduzem que Roma se originou de um ‘forte’ construído por latinos e sabinos, às margens do Rio Tibre. Elogio aos etruscos ...elementos religiosos, bastante desenvolvidos, agricultura avançada, indústria próspera e comércio ativo. Etrusci, tusci ... Região da Toscana ...

2 CONFRONTO A ascensão dos latinos e as invasões célticas provocaram o declínio dos etruscos, por volta do séc. IV a.C. Outras etnias ... Destacaram-se os gauleses, italiotas ( latinos, sabinos, úmbrios e samnitas ) e os gregos, região da Magna Grécia.

3 ORGANIZAÇÃO POLÍTICA MONARQUIA ( 753.a.C. a 509. a.C.: governada por 07 reis, três últimos de origem etrusca. Primeiro Rei, teria sido Rômulo, e o último Tarquínio, o Soberbo. Estrutura de PATER FAMÍLIAS, e a sociedade era dividida em: PATRÍCIOS, CLIENTES E PLEBEUS. Havia um conselho de Anciãos, formado por ilustres patrícios.

4 REPÚBLICA – 509 a.C. 27 d.C. INSTITUIÇÕES. O PODER DAS MAGISTRATURAS. Alto império ( cônsules, pretores e ditadores ) Baixo Império ( questores, censores e edis, tribunos )

5 SENADO – assembléia de notáveis.
100 membros na origem e 300 no final do império real, 900 no tempo de César. De início os senadores eram recrutados entre os patrícios. A plebe só teve acesso a partir do séc. IV a.C. O mandato era vitalício.

6 Ainda existiam as ASSEMBLÉIAS:
CURIATAS CENTURIATAS.

7 LUTAS SOCIAIS DESIGUALDADE PARA A IGUALDADE DE DIREITOS.
REVOLTAS POR PARTE DOS PLEBEUS. PLEBEM – MULTIDÃO. REVOLTA DO MONTE SAGRADO – 494 a.C. e conseguiram o TRIBUNO DA PLEBE.

8 450 a.C. lei das 12 tábuas ( o primeiro direito romano ).
445 a.C. lei canuléia – casamento inter-classes. 367 a.C. Lei licínia – participação dos plebeus na magistratura e no senado. 300 a.C. Lei ogúlnia - participação religiosa.

9 287 a.C. Lei hortênsia – plebiscito e consulta popular.
RESOLVIDOS OS ENTRAVES INTERNOS A ‘NOVA ROMA’ REPUBLICANA ESTÁ APTA PARA SE EXPANDIR E ANEXAR.

10 CONQUISTAS TERRITORIAIS
Vence a confederação etrusca, vence os gauleses e as tribos latinas. O sul da Itália que estava em poder dos gregos é anexado ( MAGNA GRÉCIA ). TODA BOTA ESTÁ ANEXADA ( PENÍNSULA ITÁLICA ) VÔOS MAIORES ... OS CARTAGINESES E O NORTE DA ÁFRICA ... GUERRAS PÚNICAS.

11 GUERRAS PÚNICAS DISPUTA IMPERIALISTA. 03 GUERRAS PÚNICAS:
AMÍLCAR E ANÍBAL. MERCENÁRIOS. DELENGA CARTAGO.

12 OUTRAS CONQUISTAS A MACEDÔNIA DE FELIPE V FOI VENCIDA; OS REIS DE PÉRGAMOS E DA BITÍNIA SUBMETERAM-SE. A SÍRIA SE ENTREGA; O QUE RESTOU DA GRÉCIA FOI ANEXADO; O EGITO CAIU; A PENÍNSULA IBÉRICA E A GÁLIA CAEM TAMBÉM.

13 CONSEQUÊNCIAS DAS CONQUISTAS
Expansão mercantil manufatureira determinou o nascimento de uma nova classe – os homens novos ou homens ricos ou os ‘cavaleiros’. Aumento da escravidão Êxodo rural e a proletarização da plebe. Declínio moral.

14 SURGEM PROBLEMAS SOCIAIS
A PRESENÇA DE PLEBEUS NA VIDA URBANA TRAZEM SÉRIOS PROBLEMAS SOCIAIS. SURGEM AS REFORMAS OU TENTATIVAS DE REFORMAS TIBÉRIO E CAIO GRACO: OS IRMÃOS REFORMISTAS.

15 QUE TIPO DE REFORMAS REFORMA AGRÁRIA LEI FRUMENTÁRIA
EXTENSÃO DA CIDADANIA. OS IRMÃOS SÃO ELIMINADOS.

16 A REPÚBLICA ESTÁ EM CRISE
ERA CONSENSO EM TEMPOS DE CRISE UMA DITADURA ( 06 MESES ) PARA RESOLVER O CAOS. DITADURA DE MÁRIO. DITADURA DE SILA.

17 A CRISE AUMENTA GUERRAS SOCIAIS.
REVOLTA DOS ESCRAVOS E DOS GLADIADORES ... LEMBRA-SE DE SPARTACUS ???

18 O consulado se destaca TRIUNVIRATOS PELA FRENTE.
PRIMEIRO TRIUNVIRATO: POMPEU, CRASSO E JÚLIO CÉSAR CRASSO MORRE NO ORIENTE A DISPUTA SE DÁ ENTRE POMPEU E JÚLIO. PATRÍCIO X PLEBEU.

19 DITADURA DE CÉSAR Construiu obras pública Pôs em ordem as finanças
Promoveu a fundação de colônias Estendeu o título de cidadãos aos não romanos. Introduziu os gauleses no senado Modificou o calendário. Divinizou-se.

20 CONSPIRAÇÃO ... Cássio , Brutus e o Senado se rebelam ... Assassinato.
Segundo Triunvirato. Marco Antonio.( General ) Lépido.( Patrício ) Caio Otávio ( sobrinho ) A Otávio a Europa; Marco Antonio, a Ásia e a Lépido, a África. DISPUTAS.

21 IMPÉRIO Caio Otávio, na Batalha de Áccio , conquista o Egito ao vencer Marco Antonio e torna-se senhor absoluto e primeiro imperador ... Não divinizou-se, mas foi divinizado. Era imperial. Unifica o mundo mediterrâneo .

22 Vários títulos Príncipe do Senado ( Presidente do Senado )
Poder Tribunício ( sacrossanto e inviolável ) Pontífice Máximo ( líder religioso ) Império Proconsular ( Comandante do exército ) Imperador ( título reservado aos generais vitoriosos ) Augusto ( Divino, título até então atribuído aos deuses ).

23 PAX ROMANA CULTURA E DOMÍNIO POLÍTICO .... LITERATURA .. ENEIDA
MECENATO PÃO E CIRCO ESTABILIDADE INTERNA E EXTERNA FORTALECEU AS FRONTEIRAS DO IMPÉRIO CRITÉRIO ECONÔMICO PARA HIERARQUIZAR OS CIDADÃOS ... GUARDA PRETORIANA

24 DINASTIA JÚLIO-CLAUDIANA
Tibério, Calígula, Claudio, Nero ... Os FLÁVIOS OS ANTONINOS OS SEVEROS

25 CRISE DO IMPÉRIO ...


Carregar ppt "CIVILIZAÇÃO ROMANA LENDA DA CRIAÇÃO – ‘Eneida’, do poeta Virgílio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google