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CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO Colégio FERA, 2007.

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1 CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO Colégio FERA, 2007

2 Pensamento Científico pesquisa Místico crença Empírico vivência

3 Ciência - História Ciência Grega (VIII aC – XVI dC)
Filósofos pré-socráticos Sócrates, Platão e Aristóteles Ciência Moderna (XVII dC – XX dC) Francis Bacon, Galileu e Newton Ciência Contemporânea (desde o séc XX) Einstein, Heisenberg e as incertezas

4 Não existe uma única concepção de ciência
Ciência Grega Ciência Moderna Ciência Contemporânea

5 Idade Antiga Séc VII aC – surgimento da Filosofia
Séc V dC – fim do Império Romano do Ocidente

6 Ciência Ciência Grega Busca do saber, a compreensão da natureza das coisas e do homem. O conhecimento científico era desenvolvido pela filosofia. Ciência do discurso

7 Escola de Athenas, de Raffaello Sanzio (entre 1508 e 1511)

8 Do mundo platônico à verdade aristotélica: o valor da experimentação

9 Idade Média Fim da Idade Antiga Renascimento Científico
na Europa (por volta de 1500)

10 Experimentação científica
Ciência Ciência Moderna Renascentismo Experimentação científica

11 Idade Moderna Fim da Idade Média Até o início do Séc XX
Tomada de Constantinopla pelos Turcos Até o início do Séc XX

12 Ciência “Não basta acompanhar os fatos, é necessário
modificá-los para entender como acontecem” Galileu Galilei ( ) Experimentação

13 Observação e Experimentação
Método Científico Observação e Experimentação Francis Bacon ( ) -Experimentação -Formulação de Hipóteses -Repetição da experimentação por outros cientistas -Repetição para testagem de hipóteses -Formulação das generalizações e leis

14 Observação Hipótese Experimentação Indução Método INDUTIVO PARTICULAR GERAL

15 Método Científico René Descartes ( ) Fuga do subjetivismo

16 Regras de ouro Enumeração Análise Síntese Evidência MÉTODO CARTESIANO
“RENATUS CARTESIUS”

17 Método Científico Dividir todos os problemas em tantas partes quantas necessárias para resolvê-los adequadamente;

18 Método Científico Conduzir ordenadamente os pensamentos: dos mais simples para os mais complicados;

19 Realizar periodicamente revisões cuidadosas;
Método Científico Realizar periodicamente revisões cuidadosas;

20 Se houver dúvida, a conclusão deve ser rejeitada.
Método Científico Acolher como verdadeira exclusivamente a conclusão que não deixe dúvida. Se houver dúvida, a conclusão deve ser rejeitada.

21 Sir Isaac Newton (1642/ )

22 Claude Bernard (1813-1878) Medicina Experimental
Recomenda Galileu, Bacon e Descartes “Durante a pesquisa, a observação modifica o raciocínio.” (LIÇÃO DOS FATOS)

23 Pensamento Científico
“O êxito de uma tarefa depende 5% de inspiração e 95% de transpiração” Tomas Edison ( )

24 Pensamento Científico
“O êxito em qualquer empreendimento decorre de um grande esforço trabalhando uma boa idéia” Santiago Ramón y Cajal ( )

25 “Não existem pesquisas esgotadas, existem pesquisadores cansados.”
Regras para Investigação Científica Independência mental Curiosidade Perseverança Devoção à pátria Desejo de boa reputação “Não existem pesquisas esgotadas, existem pesquisadores cansados.”

26 Idade contemporânea Tecnologia e Mídia
“Este é um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade”. Neil Armstrong ( )

27 Idade Contemporânea Do início do Séc XX…

28 Werner Karl Heisenberg (1901-1976)
“É lei da natureza não podermos conhecer com exatidão o estado atual de nenhum corpúsculo” Princípio da Incerteza de Heisenberg

29 A imaginação é mais importante que o conhecimento.
Albert Einstein ( ) A imaginação é mais importante que o conhecimento.

30 Ciência Contemporânea
A ciência progride por revoluções constantes e não por acúmulo de verdades superpostas (Popper). Nos períodos de normalidade da ciência desenvolvem-se linhas de pesquisas (...) (Khun). O surgimento de novas teorias aconteceria em períodos extraordinários (...) quando os paradigmas vigentes não permitem explicar os novos problemas (Khun).

31 A ciência e a pseudociência
Karl Raimund Popper (1902 – 1994)

32 A ciência e a pseudociência
Popper – interpretação nova ao conceito de comprovação experimental. Teoria da Falibilidade: característica essencial que servia para separar as crenças, explicações e teorias em duas categorias: científicas e pseudocientíficas.

33 Como os cientistas vêem a realidade.
Thomas Kuhn Caráter revolucionário do progresso na ciência. Este consiste em uma mudança do paradigma científico. Como os cientistas vêem a realidade.

34 Thomas Kuhn Nos períodos de normalidade da ciência desenvolvem-se linhas de pesquisas (...). O surgimento de novas teorias aconteceria em períodos extraordinários (...) quando os paradigmas vigentes não permitem explicar os novos problemas.

35 Fritjof Capra (1939, Viena)

36 Fritjof Capra (1939, Viena) discorre sobre os paralelos,
a princípio impossíveis, entre a física quântica e o misticismo oriental

37 Fritjof Capra (pensador holístico)
explora as mudanças no paradigma social que acompanham as descobertas científicas.

38 Alfonso Bovero (1871-1937) Professor italiano de anatomia da FMUSP
Introdução ao método científico no Brasil Seriedade Pesquisa bibliográfica

39 Pensamento Científico
Treinamento mental Observação Abnegação Perseverança

40 Pesquisa Científica Per Querere perguntar, buscar
Relação de causa e efeito Não ter idéias preconcebidas Não aceitar uma idéia preexistente como verdade absoluta

41 Interpretação nova de fatos antigos
Originalidade Algo novo e relevante Interpretação nova de fatos antigos

42 Solução não padronizada ou ainda não estabelecida para um problema
Improvisação Solução não padronizada ou ainda não estabelecida para um problema

43 Versatilidade de pensamento
Criatividade Criação de algo novo Versatilidade de pensamento

44 Capacidade de mostrar a existência de algo que seja desconhecido.
Descoberta Capacidade de mostrar a existência de algo que seja desconhecido.

45 Poincaré O sábio deve organizar, fazemos ciência com fatos assim como
construímos casas com pedras, Mas um acúmulo de fatos não é ciência assim como não é uma casa um monte de pedras. Poincaré


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