A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GRUPO 1 FOGO MANDIOCA CARNE CRUA MEL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GRUPO 1 FOGO MANDIOCA CARNE CRUA MEL."— Transcrição da apresentação:

1 GRUPO 1 FOGO MANDIOCA CARNE CRUA MEL

2 GRUPO 2 TRIGO CEVADA OVELHA CABRA ARCO-FLECHA

3 HISTÓRIA DA ALIMENTAÇÃO
Projeto Saúde 2009

4 Por que estamos obesos hoje?

5 ANTES...

6 NÔMADES Dieta: frutos e raízes, mel carne crua e moluscos
fogo  assados e cozidos

7 Bases da Alimentação Tradicional
agricultores  sedentarização - aveia, trigo e cevada arco e da flecha  caça (javalis, lebres, pássaros) criação de bovinos, ovinos, caprinos e suínos aumentou a quantidade de comida. Bases da Alimentação Tradicional (cereais)

8 IDADE MODERNA IDADE MÉDIA
Maior preocupação era com a aparência do que com o sabor dos pratos: sabores fundamentais: o forte (especiarias), o doce (açúcar) e o ácido (vinagre, vinho e sucos de frutas cítricas) IDADE MODERNA Agricultura (de subsistência  fins comerciais) tomate, batata, milho, arroz Pão (crise)

9 IDADE CONTEMPORÂNEA Popularização do açúcar
Indústrias alimentares, no século XIX, com a Revolução Industrial Mulheres  mercado de trabalho, muda vida doméstica: aumentou consumo de comida industrializada trabalhadores passam a comer nos restaurantes das fábricas. surgem restaurantes de rua, que absorvem a população que prefere não fazer suas refeições em casa

10 a sociedade aumentou o consumo de
ovos e gorduras, tanto vegetal quanto animal. melhorias nutricionais  crescimento populacional  MAS...

11 ...HOJE

12 Cenário Atual: século XXI
variedade enorme de produtos alimentícios + novidades Processos de modificação Enlatados, pré-cozidos, conservas, self-service e fast-food estão à disposição  confusão e curiosidade nutricionistas tentam mapear “o bem comer”.

13 Cenário Atual: século XXI
A prevalência da obesidade vem aumentando rapidamente, no Brasil e no mundo. Década de 80 = 10% da população possuía algum grau de sobrepeso Estimativas mostram que de cada 10 crianças obesas 8 tornam-se adultos gordos. Hoje esse número subiu para 40%! Fonte:Ministério da Saúde (2005)

14 Transição Nutricional
Alimentos de  densidade energética e ↓ teor nutritivo + ↓ Atividade Física  Obesidade e sobrepeso e outros

15 Perfil nutricional da população brasileira
A população brasileira (principalmente as crianças) estão gordas como as americanas e anêmicas como as indianas “FOME OCULTA” Falta de minerais e vitaminas causa cansaço, baixa de concentração e memória Verduras Legumes Frutas Leite Salgadinhos Bebidas Adocicadas Fast Food Alim. industrializados Excesso do consumo leva a dificuldade de aprendizado

16 COMER ALGUMA COISA ANTES DE SAIR DE CASA PELA MANHÃ!
Meta da semana COMER ALGUMA COISA ANTES DE SAIR DE CASA PELA MANHÃ!

17 Receita Pão de queijo integral
Ingredientes: ½ xíc (chá) farinha de trigo integral 1 1/3 xíc (chá) polvilho doce ou azedo ½ xíc (chá) óleo 2 ovos 100g queijo de soja ¼ colh (sobremesa) sal ½ xic (chá) leite de soja Preparo: Ferva o óleo, o leite e o sal. Despeje sobre o polvilho, em seguida, misture com a farinha de trigo, mexendo sempre. Acrescente os ovos e o queijo, misturando com as mãos. Modele e leve ao forno pré-aquecido.


Carregar ppt "GRUPO 1 FOGO MANDIOCA CARNE CRUA MEL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google