A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cabeça bem feita ... A missão do didatismo é encorajar o autodidatismo. “O saber não nos torna melhores nem mas felizes” Kleist. Mas a educação pode ajudar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cabeça bem feita ... A missão do didatismo é encorajar o autodidatismo. “O saber não nos torna melhores nem mas felizes” Kleist. Mas a educação pode ajudar."— Transcrição da apresentação:

1 Cabeça bem feita ... A missão do didatismo é encorajar o autodidatismo. “O saber não nos torna melhores nem mas felizes” Kleist. Mas a educação pode ajudar a nos tornarmos melhores, se não mais felizes, e nos ensinar a assumir a parte prosaica e viver a parte poética de nossas vidas.

2 A inteligência que só sabe separar fragmenta o complexo do mundo em pedaços separados, fraciona os problemas, atrofia as possibilidades de compreensão e reflexão . Sua insuficiência para tratar nossos problemas mais graves constitui um dos mais graves problemas que enfrentamos.

3 “A razão é a imperfeição da inteligência”
Uma inteligência incapaz de perceber o contexto e o complexo planetário fica cega, inconsciente e irresponsável. “Ninguém pode ser um grande economista se for somente um economista” Hayek “Um economista que só é economista torna-se prejudicial e pode constituir um verdadeiro perigo” O mesmo.

4 Onde está o conhecimento que perdemos na informação
Onde está o conhecimento que perdemos na informação ? Estamos intoxicados. Que tal pensarmos na obra de Chartier: “Do leitor ao navegador” ?

5 O enfraquecimento de uma percepção global leva ao enfraquecimento do senso de responsabilidade.
Miopia ?

6 “Não se ensinam os homens a serem homens honestos, mas ensina-se tudo o mais” Pascal.
“A finalidade de nossa escola é ensinar a repensar o pensamento, a des-saber o sabido e a duvidar de sua própria dúvida; esta é a única maneira de começar a acreditar em alguma coisa”.

7 Lamentavelmente a curiosidade tem sido aniquilada pela instrução, quando ao contrário, trata-se de estimulá-la ou despertá-la, se estiver adormecida. Quanto mais desenvolvida é a inteligência geral, maior é a sua capacidade de tratar problemas especiais.

8 “O objetivo da educação não é o de transmitir conhecimentos sempre mais numerosos ao aluno, mas o ‘de criar nele um estado interior e profundo, uma espécie de polaridade de espírito que o oriente em um sentido definido, não apenas durante a infância, mas por toda a vida” Durkheim.

9 Problema MÁXIMA DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO: ‘um homem melhor informado é necessariamente, um homem moralmente melhor’. ‘Uma sociedade de homens melhor informados é necessariamente uma sociedade mais justa’.

10 TESE: ‘Quanto mais a informação aproxima os outros de nós, mas nos afasta desses mesmos outros enquanto outros.

11 VETORES DE MUDANÇA Razão – durante uma discussão, os líderes usam e abusam de argumentos racionais e objetivos. Pesquisa – os indivíduos influentes reforçam seus pontos de vista com uma série de dados objetivos. Ressonância ou aderência – Pessoas persuasivas são extremamente sensíveis ao ambiente e ao estado de espírito dos outros.

12 Redescrição ou confirmação – os grandes líderes utilizam várias embalagens para transmitir o mesmo conteúdo. Recompensas – as chances de alternar as opiniões de uma pessoa aumentam quando se oferece a ela a oportunidade de experimentar a transformação. Realismo – questões reconhecidas por todos em razão do tamanho da proporção impactante relacionada à economia, religião , guerras e outros. Uma leitura correta da realidade. Ex. violação dos direitos humanos na China; corrupção no governo brasileiro.

13 Resistências – uma mudança somente tem êxito quando as resistências são abordadas diretamente e explicitamente, se possível, solucionadas. Faça a coisa certa – para surtir efeito, as mensagens da mudança precisam ser planejadas, estudadas e – o mais importante – comunicadas com primazia. “Silenciosamente os líderes sempre elaboram uma estratégia para expor suas idéias da maneira mais eficiente”.

14 Objetividade – é importante pesquisar com antecedência o perfil dos ouvintes. Por exemplo, se o discurso for dirigido a um público predominantemente pragmático e calculista, deve-se priorizar argumentos baseados em números, fatos, estatísticas. Para um público mais humanista não podem faltar metáforas, histórias e outros apelos subjetivos.

15 SALVE O CORINTHIANS ...


Carregar ppt "Cabeça bem feita ... A missão do didatismo é encorajar o autodidatismo. “O saber não nos torna melhores nem mas felizes” Kleist. Mas a educação pode ajudar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google