A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ATUALIDADES – DIREITOS HUMANOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ATUALIDADES – DIREITOS HUMANOS"— Transcrição da apresentação:

1 ATUALIDADES – DIREITOS HUMANOS
Impasse entre Israel e Hamas aumenta tensão no mundo árabe

2 O objetivo do governo israelense é recuperar o prestígio político e militar nos territórios ocupados, enfraquecendo a influência do Hamas, grupo islâmico que controla Gaza.

3 DIVERGÊNCIAS IDEOLÓGICAS
O cenário foi agravado quando o Hamas derrotou o Fatah - partido do líder Yasser Arafat, morto em nas eleições palestinas em Diferente do rival, o Hamas não reconhece o Estado de Israel e renunciou acordos já firmados do país com a ANP (Autoridade Nacional Palestina).

4 DIFICULDADES DE ACORDO
Desde então, duas situações contribuíram ainda mais para desestabilizar o cessar-fogo de seis meses que terminou em 19 de dezembro de 2007: 1) o embargo financeiro imposto por Israel, Estados Unidos e União Européia aos palestinos, em represália ao Hamas;

5 2) a "guerra psicológica" às comunidades judaicas localizadas na fronteira com Gaza, alvos de constantes ataques com mísseis de curto alcance do movimento islâmico.

6 QUESTÕES POLÍTICAS ... Com a proximidade das eleições para o Parlamento israelense, marcadas para fevereiro, o fim da trégua também tem uma conotação política. Segundo especialistas, Israel quer fortalecer sua posição no Oriente Médio, prejudicada com a derrota em confrontos com a milícia Hizbollah no Líbano, há dois anos.

7 EXCESSO DE FORÇA O problema é que a força excessiva das investidas militares e a ação dissimulada, que não permitiu que civis palestinos se prevenissem dos ataques, causaram uma forte reação internacional contrária a Israel.

8 DISCURSO ? O governo israelense afirma que pretende destruir a infra-estrutura bélica criada pelos fundamentalistas, porém, as investidas contra as áreas urbanas de Gaza deixam claro que as retaliações serão mais duras daqui por diante.

9 CENTRO DA DISCÓRDIA A Faixa de Gaza é um território estreito de 360 quilômetros quadrados (aproximadamente um quarto da cidade de São Paulo) situado às margens do Mar Mediterrâneo. Com 1,5 milhão de habitantes, é uma das maiores densidades populacionais do planeta.

10 COMPARAÇÃO Diferente do vizinho Israel, gigante econômico e militar com 7 milhões de habitantes, Gaza é uma região muito pobre - a maioria vive com US$ 2 ao dia - e de maioria mulçumana.

11 CONTEXTUALIZAÇÕES No final dos anos 90, Israel transferiu a administração dos territórios palestinos de Gaza e Cisjordânia para a ANP e, em 2005, retirou tropas e colonos judeus da Faixa de Gaza.

12 Contudo, manteve o controle das fronteiras e espaços aéreo e marítimo, alegando questões de segurança e praticamente isolando os refugiados.

13 Isso não impediu o crescimento da liderança dos radicais islâmicos, que barram as iniciativas de diálogo para pôr fim às disputas pela terra.

14 O ARGUMENTO O argumento de palestinos e israelenses pela posse dos territórios é, basicamente, o mesmo: o direito por ancestralidade histórica, religiosa e cultural à terra sagrada para as três principais religiões monoteístas do mundo, o Cristianismo, o Islamismo e o Judaísmo.

15 IMPASSE Se o governo israelense recuar, o Hamas sairá vitorioso e mais influente junto ao mundo árabe. No caso de impor uma derrota ao grupo palestino, os judeus terão que, na prática, ocupar novamente a área.

16 Além disso, ficarão sujeitos a retaliações de outros povos mulçumanos
Além disso, ficarão sujeitos a retaliações de outros povos mulçumanos. Poderá enfrentar, inclusive, uma nova revolta popular (a chamada Intifada).

17 AINDA ... Outra questão delicada que Israel tem pela frente é a construção de uma bomba atômica pelo Irã, país rival cujo presidente, Mahmoud Ahmadinejad, tem resistido às pressões do Ocidente para abandonar o programa nuclear.


Carregar ppt "ATUALIDADES – DIREITOS HUMANOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google