A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pensando sério em pesquisa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pensando sério em pesquisa"— Transcrição da apresentação:

1 Pensando sério em pesquisa
Críticas à leitura de almanaque. Críticas à leitura dinâmica. Navegador X Leitor O que é uma crítica ? O que é uma descontrução ? O que são fontes ?

2 CONCEITOS IMPORTANTES
Resumo. Resenha. Ensaio. Trabalho acadêmico. Monografia. Dissertação. Tese.

3 Escolha de temática Que o tema responda aos interesses do candidato ( ligado tanto ao tipo de exame quanto às suas leituras, sua atitude política, cultura ou religiosa ). Que as fontes de consulta sejam acessíveis, isto é, estejam ao alcance material do candidato.

4 Que as fontes de consulta sejam manejáveis , ou seja, estejam ao alcance cultural do candidato.
Que o quadro metodológico da pesquisa esteja ao alcance da experiência do candidato.

5 A primeira tentação do candidato é fazer uma pesquisa que fale de muitas coisas.
Leve em conta que um autor contemporâneo é sempre mais difícil. É certo que existe uma bibliografia mais reduzida, os textos são de mais fácil acesso. Mesmo assim perceba que as opiniões são vagas e contraditórias, a nossa capacidade crítica é falseada pela falta de perspectiva e tudo se torna extremamente difícil.

6 Trabalho científico ou trabalho político ? O apelo à cientificidade.
O estudo deve debruçar-se sobre um objeto reconhecível e definido de tal maneira que seja reconhecível igualmente aos outros. O estudo deve dizer do objeto algo que ainda não foi dito ou rever sob uma ótica diferente o que já se disse.

7 O estudo deve ser útil aos demais
O estudo deve fornecer elementos para a verificação e a contestação das hipóteses apresentadas e , portanto, para uma continuidade pública.

8 Uma vez decidido a quem se escreve ( à humanidade , não ao examinador ) , cumpre resolver como se escreve. Nada de períodos longos. Se ocorrer, registre-os, mas depois desmembre-os.

9 NÍVEIS DA LEITURA Numa obra, sempre se lêem várias coisas ao mesmo tempo. Leitura centrípeta. Cada elemento do texto deve ser interpretado em razão do todo. É sempre possível relacionar a obra com uma intenção, uma origem, que garante a unidade do sentido. Esse princípio unificante que permite ao leitor ordenar sua leitura é o sujeito que mora na obra e que nela se revela.

10 Leitura centrífuga. O desconstrucionismo
Leitura centrífuga. O desconstrucionismo. Em vez de procurar uma coerência, a leitura, ao contrário, pode se preocupar em jogar com as oposições e contradições de um texto. Não se trata mais de procurar unificar o texto relacionando-o com uma intenção, mas sim de faze-lo explodir descontruindo-o.


Carregar ppt "Pensando sério em pesquisa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google