A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Adequações/Adptações Curriculares

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Adequações/Adptações Curriculares"— Transcrição da apresentação:

1 Adequações/Adptações Curriculares
Adaptações curriculares são recursos organizativos e didático pedagógicos que objetivam ajustar a programação curricular às condições do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Tem como objetivo promover a participação dos alunos nas atividades desenvolvidas pelos demais colegas, não necessariamente do mesmo modo, no mesmo tempo, nem com a mesma ação ou grau de abstração. Implica Flexibilidade do currículo e não o desenvolvimento de um novo currículo. As adaptações, podem ser: Signicativas (grande porte) Não Significativas (pequeno porte)

2 Adequações/Adptações Curriculares
Segundo Gonzale Manjón (1995, p.87): “As significativas são aquelas que se referem a ajuste de objetivos, conteúdos, avaliação e temporalidade. As não significativas referem-se aquelas que ocorrem na prática pedagógica cotidianamente.” O registro das adequações deve ser feito através da Ficha de registro de adequação curricular sugerida pelo MEC (2004).

3 Legislação pertinente
Mas como proceder a adequação curricular na educação profissional? Analisando a legislação: LDB (9394/96) Art. 59. Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com necessidades especiais: I- currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades; II- terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados;

4 Legislação pertinente
Decreto nº 3298/2005: Art.27, §2 As instituições públicas e privadas que ministram educação profissional deverão, obrigatoriamente, oferecer cursos profissionais de nível básico à pessoa portadora de deficiência, condicionando a matrícula à sua capacidade de aproveitamento e não a seu nível de escolaridade.

5 Adequações/Adptações Curriculares
Voltando a pergunta inicial: Mas como proceder a adequação curricular na educação profissional? A avaliação e a certificação do processo formativo das pessoas com necessidades educacionais especiais levarão em conta o desenvolvimento de suas competências adquiridas (este é o foco), por meio de itinerário formativo que possibilite saídas intermediárias que preveem certificações para habilidades e capacidades desenvolvidas pelo educando. O olhar deve ser no seu potencial e não na deficiência, conforme a legislação pertinente.


Carregar ppt "Adequações/Adptações Curriculares"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google