A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL REUNIÃO COM PEDAGOGOS 2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL REUNIÃO COM PEDAGOGOS 2012."— Transcrição da apresentação:

1 SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL REUNIÃO COM PEDAGOGOS 2012

2 MODALIDADES: Iniciação Profissional – Educação Para o Trabalho Cursos destinados a pessoas, independente da escolaridade, que visa a despertar o interesse pelo trabalho e preparar para o desempenho de funções básicas e de baixa complexidade de uma ou mais profissões. Tem duração variável Cursos destinados a pessoas, independente da escolaridade, que visa a despertar o interesse pelo trabalho e preparar para o desempenho de funções básicas e de baixa complexidade de uma ou mais profissões. Tem duração variável A quem se destina Jovens e adultos, independente da escolaridade A quem se destina Jovens e adultos, independente da escolaridade

3 MODALIDADES: Qualificação Profissional Básica – Formação Inicial Curso que visa o desenvolvimento de competências profissionais reconhecidas no mercado de trabalho. Tem duração variável e carga horária mínima de 160 horas Curso que visa o desenvolvimento de competências profissionais reconhecidas no mercado de trabalho. Tem duração variável e carga horária mínima de 160 horas

4 MODALIDADES: Qualificação Profissional Básica – Formação Inicial A quem se destinam - Pessoas que: - Inexistência de pré-requisitos relacionados a competências técnicas - ainda não têm competências da área profissional na qual o conteúdo de formação do curso se insere - tenham a necessidade de se requalificar, configurando-se uma nova qualificação em virtude das mudanças tecnológicas e organizacionais. A quem se destinam - Pessoas que: - Inexistência de pré-requisitos relacionados a competências técnicas - ainda não têm competências da área profissional na qual o conteúdo de formação do curso se insere - tenham a necessidade de se requalificar, configurando-se uma nova qualificação em virtude das mudanças tecnológicas e organizacionais.

5 MODALIDADES: Qualificação Profissional Básica – Formação Inicial A quem se destinam - Pessoas que: - tenham a necessidade de se requalificar, configurando-se uma nova qualificação em virtude das mudanças tecnológicas e organizacionais. - tenham a competência obtida através de experiência profissional e que queiram buscar a formação como forma de reconhecimento e/ou de preenchimento de lacunas percebidas nas competências adquiridas em relação ao perfil profissional requerido pelo mundo do trabalho. A quem se destinam - Pessoas que: - tenham a necessidade de se requalificar, configurando-se uma nova qualificação em virtude das mudanças tecnológicas e organizacionais. - tenham a competência obtida através de experiência profissional e que queiram buscar a formação como forma de reconhecimento e/ou de preenchimento de lacunas percebidas nas competências adquiridas em relação ao perfil profissional requerido pelo mundo do trabalho.

6 MODALIDADES: Aperfeiçoamento Profissional – Formação Continuada Curso que visa atualizar, ampliar ou complementar competências adquiridas na formação profissional ou no trabalho Os pré-requisitos fixados para o acesso à formação, devem ser de conhecimentos, experiências profissionais ou de formação anterior. Curso que visa atualizar, ampliar ou complementar competências adquiridas na formação profissional ou no trabalho Os pré-requisitos fixados para o acesso à formação, devem ser de conhecimentos, experiências profissionais ou de formação anterior.

7 MODALIDADES: Aperfeiçoamento Profissional – Formação Continuada A quem se destinam - Pessoas que: - já têm e dominam informações / competências da área profissional na qual o conteúdo de formação do curso se insere. - buscam a atualização, ampliação ou complementação de competências profissionais adquiridas por meio de formação profissional ou no trabalho, sem se constituir / caracterizar numa nova profissão. A quem se destinam - Pessoas que: - já têm e dominam informações / competências da área profissional na qual o conteúdo de formação do curso se insere. - buscam a atualização, ampliação ou complementação de competências profissionais adquiridas por meio de formação profissional ou no trabalho, sem se constituir / caracterizar numa nova profissão.

8 MODALIDADES: Aperfeiçoamento Profissional – Formação Continuada A quem se destinam - Pessoas que: - já têm e dominam informações / competências da área profissional na qual o conteúdo de formação do curso se insere. - buscam a atualização, ampliação ou complementação de competências profissionais adquiridas por meio de formação profissional ou no trabalho, sem se constituir / caracterizar numa nova profissão A quem se destinam - Pessoas que: - já têm e dominam informações / competências da área profissional na qual o conteúdo de formação do curso se insere. - buscam a atualização, ampliação ou complementação de competências profissionais adquiridas por meio de formação profissional ou no trabalho, sem se constituir / caracterizar numa nova profissão

9 Padronização da Qualificação - Todo curso de qualificação deverá seguir as orientações contidas no Guia de cursos FIC do Pronatec. - Com base neste documento estão sendo elaborados planos de cursos que as unidades deverão utilizar em oferta também para a comunidade. - Estes planos de cursos estão disponibilizados no FTP. Caso a unidade já tenha realizado alguma oferta conforme o Catálogo Nacional de Cursos de Qualificação, está poderá utilizar estes cursos até o fim do ano de 2012. - Todo curso de qualificação deverá seguir as orientações contidas no Guia de cursos FIC do Pronatec. - Com base neste documento estão sendo elaborados planos de cursos que as unidades deverão utilizar em oferta também para a comunidade. - Estes planos de cursos estão disponibilizados no FTP. Caso a unidade já tenha realizado alguma oferta conforme o Catálogo Nacional de Cursos de Qualificação, está poderá utilizar estes cursos até o fim do ano de 2012.

10 Padronização da Qualificação - A partir de 2012, com a padronização dos planos de cursos, o SENAI deverá adotar para oferta a comunidade os mesmos planos de cursos do Pronatec sem o Módulo Introdutório. - Todos os planos de cursos, uma vez padronizados, estarão cadastrados no SCOP e no Classis. - Os cursos destinados a empresas poderão ser customizados conforme necessidade e demanda da mesma. Para sua validação os mesmos devem ser autorizados pela Gep e posteriormente solicitado o cadastro no SCOP e Classis. - Todo e qualquer plano de curso diferente dos já padronizados deverão ter a autorização da GEP. - A partir de 2012, com a padronização dos planos de cursos, o SENAI deverá adotar para oferta a comunidade os mesmos planos de cursos do Pronatec sem o Módulo Introdutório. - Todos os planos de cursos, uma vez padronizados, estarão cadastrados no SCOP e no Classis. - Os cursos destinados a empresas poderão ser customizados conforme necessidade e demanda da mesma. Para sua validação os mesmos devem ser autorizados pela Gep e posteriormente solicitado o cadastro no SCOP e Classis. - Todo e qualquer plano de curso diferente dos já padronizados deverão ter a autorização da GEP.

11 A inteligência é feita por um terço de instinto, um terço de memória, e o último terço de vontade. No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não. Duas coisas indicam fraqueza, calar-se quando é preciso falar, e falar quando é preciso calar-se. Termine cada dia e esteja contente com ele. Você fez o que pôde. Alguns enganos e tolices se infiltraram indubitavelmente; esqueça-os tão logo você consiga. Autores desconhecidos. Para refletir:

12 GEP Gerência de Educação Profissional


Carregar ppt "SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL REUNIÃO COM PEDAGOGOS 2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google