A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

General Eurico Gaspar Dutra ( )

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "General Eurico Gaspar Dutra ( )"— Transcrição da apresentação:

1 General Eurico Gaspar Dutra (1946-1951)
-Plano SALTE -Promulgou a Constituição de 1946. -Realizações: *Pavimentou do Eixo Rio-São Paulo; construiu a Hidrelétrica de São Francisco e criou a Escola Superior de Guerra. -Durante seu governo ocorreram muitas prisões, manifestações públicas foram proibidas, jornais foram fechados e o PCB foi declarado ilegal.

2 Getúlio Vargas (1951-1954) -Voltou nos braços do povo...
Mas agora... Eleito!!! -“O Petróleo é nosso!”. -Realizações: *expansão da Companhia Siderúrgica Nacional e da Vale do Rio Doce; *criação da Eletrobrás; do Serviço Social Rural e o Seguro Agrícola; e do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico.

3 -Getúlio Vargas x Estados Unidos (grandes multinacionais).
-Getúlio Vargas x Carlos Lacerda (UDN) – entreguistas -Consequência: graves dificuldades financeiras e políticas para o Brasil. -Crime da Rua Toneleros (Copacabana). -Suicídio de Getúlio Vargas -No prazo de um ano e meio, o Brasil teve três presidentes: João Café Filho, Carlos Luz e Nereu Ramos (catarinense).

4 Juscelino Kubitschek de Oliveira (1956-1961)
-“Cinqüenta anos em cinco de governo”. -Plano de Metas – educação; construção da capital federal; da rodovia Belém/Brasília; das usinas hidrelétricas de Furnas e Três Marias; implantação da indústria automobilística, etc. Deixou dívidas e compromissos firmados com financiadores internacionais...

5 Jânio Quadros (1961) -“Varre, varre vassourinha...” -Ações políticas:
-Assinou alguns decretos insólitos; congelou salários, reatou relações comerciais com a URSS e os países do Leste Europeu e condecorou Che Guevara. -Pressionado, Jânio renunciou em 25 de agosto de 1961, governando apenas 7 meses. Assume em seu lugar, interinamente, o deputado Ranieri Mazzilli.

6 João Goulart (1963-64) -Foi impedido de assumir o governo.
-Instaura-se o sistema de governo parlamentarista. -João Goulart entra, mas quem governa é Tancredo Neves. -O governo parlamentarista não agradou o povo. Realiza-se um plebiscito. O presidencialismo venceu! Jango voltava a ter poderes plenos.

7 -Jango implantou as Reformas de Base (bancária, universitária, agrária
-No plano externo, procurou manter-se independente. -Surge grandes movimentos de oposição (UDN, militares, Igreja Católica, de empresários, etc). -Estouram inúmeras greves por todo o Brasil. -Marcha da Família com Deus pela Liberdade (SP). -Discurso na Central do Brasil. -Estoura o golpe militar. O poder foi entregue, interinamente, a Ranieri Mazzilli.


Carregar ppt "General Eurico Gaspar Dutra ( )"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google