A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O BRASIL PRÉ-COLONIAL ( )

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O BRASIL PRÉ-COLONIAL ( )"— Transcrição da apresentação:

1 O BRASIL PRÉ-COLONIAL ( 1500-1530 )
PROFESSOR IASBECK / COC UDIA

2 Período que antecedeu a colonização. Interesse português:Índias.
Características: - extração predatória do pau-brasil. - mão de obra indígena (escambo ) - produto estancado, explorado no sistema de Feitorias. - presença da pirataria francesa Obs.: mais tarde, a perda do monopólio comercial nas Índias, a ameaça francesa e a possibilidade na existência de metais preciosos conduziu a uma política de colonização efetiva.

3 Atlas Miller de Lopo Homem, 1515-1519.

4 MÓDULO 03 A COLONIZAÇÃO: administração colonial

5 2.2- Etapas do processo colonizador
a) O SISTEMA DE CAPITANIAS HEREDITÁRIAS:  divisão em 15 lotes(doados a 12 donatários) experiência bem sucedida nas ilhas atlânticas utilizava recursos particulares em troca de benefícios e privilégios FORAL e CARTA DE DOAÇÃO. RESULTADO: fracasso parcial, prosperando apenas as Capitanias de São Vicente e Pernambuco.

6 MAPA HISTÓRICO ILUSTRAÇÃO

7 c) AS CÂMARAS MUNICIPAIS
b) O GOVERNO GERAL(1548)  Visava a centralização administrativa na colônia, reprimindo abusos dos donatários. Tomé de Souza ( ) - fundação de Salvador( 1º centro administrativo colonial) e do 1º Bispado (presença jesuítica)   Duarte da Costa ( ) - choques com os jesuítas e invasão francesa no RJ.  Men de Sá ( ) - expulsão dos franceses e fundação do Forte de São Sebastião do RJ.  c) AS CÂMARAS MUNICIPAIS  Administração do poder local no interior das Vilas, monopólio dos “homens-bons” ( aristocracia colonial).

8 3.2- A UNIÃO IBÉRICA(1580-1640) : A PRESENÇA FRANCESA E HOLANDESA
Sucessão dinástica e a crise decorrente do desaparecimento de D. Sebastião Ascensão de Felipe II ao trono e as repercussões no Reino e junto aos Países Baixos(em particular Holanda) .  Presença Holandesa ( )  Tentativas na Bahia Ocupação de Pernambuco( administração Nassoviana em Recife)  Presença Francesa( )  França Antártica (Rio de Janeiro) França Equinocial (Maranhão)

9 MÓDULO 04 BRASIL COLONIAL- EXPANSÃO TERRITORIAL : PECUÁRIA , BANDEIRAS E TRATADOS DE LIMITES BRASIL DO TRATADO DE TORDESILHAS 1534

10 Pecuária 1ª etapa: gado criado no próprio engenho.
EXPANSÃO TERRITORIAL:PECUÁRIA, BANDEIRAS E NOVOS TRATADOS DE LIMITES. Fatores: União Ibérica ( ) pecuária ação das bandeiras Tratado de Madrid em 1750.  Pecuária  1ª etapa: gado criado no próprio engenho.  2ª etapa: atividade criatória torna-se mais independente. Bandeiras apresamento de mão-de-obra indígena submissão ou eliminação de tribos hostis e Quilombos procura de metais preciosos.  Novos Tratados de Limite Tratado de Madrid - Princípio do Uti Possidetis como base para a divisão territorial


Carregar ppt "O BRASIL PRÉ-COLONIAL ( )"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google