A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Famílias Lógicas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Famílias Lógicas."— Transcrição da apresentação:

1 Famílias Lógicas

2 O que é uma família lógica ?
A família lógica leva o nome da “tecnologia + arranjo de componentes” principais envolvidos na fabricação dos circuitos integrados. - Exemplo : TTL ( Transistor-Transistor Logic)

3 Porta NAND da Familia TTL

4 Níveis Lógicos Familia TTL

5 Níveis Lógicos Familia TTL

6 Principais Famílias Lógicas
TTL – Transistor –Transistor Logic MOS – MOSFET Logic BICMOS – MOSFET + Bipolar Transistor Logic

7 O que é uma família lógica ?
Família TTL Padrão: Lógica Transistor-Transistor Sub Família L: Lógica TT de baixa potência S: Lógica Schottky LS: Lógica Schottky de baixa potência AS: Lógica Schottky avançada ALS: Lógica Schottky avançada de Baixa Pot. F: Lógica Schottky avançada Fairchild

8 Subcategorias das Famílias Lógicas

9 Correntes nas entradas e saídas
IIH – Corrente entrada Nivel 1 (I que entra) IIL – Corrente entrada Nivel 0 (I que sai) IOH – Corrente saída Nivel 1 (I fornecido) IOL – Corrente saída Nivel 0 (I absorvido) ICC – Corrente requerida pelo CI ( Consumo) ICCH – Consumo quando todas saídas em nivel 1 ICCL – Consumo quando todas saídas em nivel 0 ICCmédiaL – (ICCH+ICCL)/2 IOS – Corrente de saída de curto com Terra.

10 TTL tipo padrã0 IIH máx = 40 uA, IIL máx = -1,6 mA
IOH máx = -400 uA, IOL máx = 16 mA Um circuito pode fornecer em uma saída igual a 1, uma corrente de 400uA ( igual a 10 entradas de 40uA) Idem para corrente de entrada.

11 Interfaceamento Como nem todas as famílias lógicas trabalham com valores iguais de corrente e tensão, não podemos misturar em um projeto famílias lógicas diferentes sem promover um correto interfaceamento entre os CI’s.

12 Potência Dissipada É o produto da Icc média vezes a Vcc.
É importante para cálculo da fonte de alimentação, pois maior potência requer maior gasto com fonte de alimentação.

13 Imunidade a Ruído Ruído – corresponde a uma perturbação aleatória que pode provocar uma mudança nos níveis lógicos (temporários ou não) causando funcionamento incorreto do circuito. Define-se como imunidade á ruído, como um valor de tensão positivo ou negativo que pode ser somado ao sinal de saída do estágio anterior sem provocar alteração em nível lógico do estágio seguinte.

14 Imunidade a Ruído

15 Fan - Out Uma saída de porta lógica pode comandar mais de uma entrada de portas lógicas, contudo isso tem um limite, denominado de Fan-out. Trata-se da divisão da corrente de saída da porta acionadora dividido pela corrente de entrada da porta acionada.

16 Fan - Out

17 Atraso de propagação Um sinal colocado na entrada de um circuito digital sofre um atraso de propagação (delay) Quando menor o atraso de propagação mais rápido e oneroso é o projeto, então deve ser levado em conta em algumas aplicações.

18 Atraso de propagação

19 Qualidade da Família É o produto da potência pela velocidade, isto fornece um parâmetro que mede o desempenho total da família, fornece um valor em picojoules. EX: Pd = 10mW e Trp = 12ns Qualidade = 12ns * 10 mW = 120pJ

20 Qualidade da Família

21 Complexidade Classificado de acordo com o número de transistores (portas lógicas) internos. Pequena escala de integração = até 10 Média escala de integração = de 10 a 100 Larga escala de integração = de 100 a 1.000 Escala muito grande = de a Escala Ultragrande = a Giga escala de integração = mais de

22 Tipo de embalagem de CI DIP – Dual in Line
Envoltório de cerâmica flexivel Surface Mount


Carregar ppt "Famílias Lógicas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google