A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO À MICROECONOMIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO À MICROECONOMIA"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO À MICROECONOMIA
Teoria do Consumidor Teoria da Firma Estruturas de Mercado

2 TEORIA DO CONSUMIDOR Algumas aplicações práticas:
Serve de guia para a elaboração e interpretação de pesquisas de mercado, sobretudo, aquelas relacionadas com o lançamento de um novo produto cuja demanda potencial é desconhecida; Fornece métodos para se comparar a eficácia de diferentes políticas de incentivos ao consumidor; Fornece alguns elementos necessários à avaliação da eficiência dos sistemas econômicos

3 TEORIA DO VALOR-UTILIDADE
TEORIA DO CONSUMIDOR TEORIA DO VALOR-UTILIDADE “As pessoas demandam mercadorias porque seu consumo lhes traz algum tipo de prazer ou satisfação, que podem ser medidos em utilidade.”

4 VARIAÇÃO DA UTILIDADE TOTAL DE ACORDO COM O CONSUMO

5 VARIAÇÃO DA UTILIDADE MARGINAL CONFORME A QUANTIDADE CONSUMIDA

6 LEI DA UTILIDADE DECRESCENTE
TEORIA DO CONSUMIDOR LEI DA UTILIDADE DECRESCENTE “Na medida em que aumenta o consumo de uma mercadoria, a Utilidade Marginal dessa mercadoria diminui.”

7 Un = Σ Umg(i) UTILIDADE TOTAL x UTILIDADE MARGINAL
TEORIA DO CONSUMIDOR UTILIDADE TOTAL x UTILIDADE MARGINAL n Un = Σ Umg(i) i = 1

8 TEORIA DO CONSUMIDOR

9 TEORIA DO CONSUMIDOR

10 TEORIA DO CONSUMIDOR Excedente do consumo p = R$ 1,50

11 TEORIA DO CONSUMIDOR Preço marginal de reserva po
qo quantidade consumida

12 TEORIA DO CONSUMIDOR EQUILÍBRIO DO CONSUMIDOR
Quantidade consumida para a qual Preço Mg de Reserva = Preço de Mercado

13 TEORIA DO CONSUMIDOR EXCEDENTE DO CONSUMIDOR

14 TEORIA DO CONSUMIDOR A Z .X B C D E .Y

15 TEORIA DO CONSUMIDOR CURVAS DE INDIFERENÇA
“Representação gráfica de um conjunto de cestas de consumo indiferentes para o consumidor, ou seja, cestas que trazem a mesma satisfação.”

16 TEORIA DO CONSUMIDOR CURVAS DE INDIFERENÇA Propriedades
Quanto mais distantes da origem, representam cestas mais desejadas e vice-versa; Tem sempre inclinação negativa; Duas curvas de indiferença nunca se cruzam.

17 TAXA MARGINAL DE SUBSTITUIÇÃO
TEORIA DO CONSUMIDOR TAXA MARGINAL DE SUBSTITUIÇÃO “A taxa marginal de substituição de uma mercadoria I indica o máximo que o consumidor estaria disposto a ceder da mercadoria I em troca da mercadoria II.”

18 TAXA MARGINAL DE SUBSTITUIÇÃO
TEORIA DO CONSUMIDOR TAXA MARGINAL DE SUBSTITUIÇÃO

19 RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA
TEORIA DO CONSUMIDOR RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA Gasto Total < Renda Px Qx + Py Qy < R

20 RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA R$ 500,00
TEORIA DO CONSUMIDOR RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA R$ 500,00

21 LINHA DE RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA
TEORIA DO CONSUMIDOR LINHA DE RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA A qaPa + qvPv = R B Y C D E F

22 RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA
TEORIA DO CONSUMIDOR RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA Fatores que causam o deslocamento da Restrição Orçamentária: Preço de x Preço de y Renda

23 EQUILÍBRIO DO CONSUMIDOR
TEORIA DO CONSUMIDOR EQUILÍBRIO DO CONSUMIDOR Vestuário .C .B .E I3 .A I2 I1 Io Alimentação


Carregar ppt "INTRODUÇÃO À MICROECONOMIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google