A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciência e “senso comum” e os processos do método científico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciência e “senso comum” e os processos do método científico."— Transcrição da apresentação:

1 Ciência e “senso comum” e os processos do método científico.
CCT/UDESC Metodologia Científica Prof.ª Kênia Gaedtke.

2 O que se espera da universidade?
LDB: Ensino superior deve oferecer instrumentos para o desenvolvimento de: Pensamento científico - filosófico; Cultura erudita; Capacidade reflexiva. Todas essas capacidades serão utilizadas no cotidiano do aluno, em sua vida profissional: enfoque no trabalho.

3 O contexto universitário
Pesquisa, ensino e extensão. Com quais objetivos as pessoas costumam adentrar em cursos superiores? Quanto de pensamento científico-filosófico, cultura erudita e capacidade reflexiva nos são apresentados nas universidades? Estar na Universidade exige de nós também pensar a Universidade.

4 Ciência e senso comum:

5 Ciência e senso comum: Conhecimento empírico ou “senso comum”: Conhecimento popular, obtido ao acaso, geralmente por conhecimento da experiência alheia, e transmitido oralmente de uma pessoa para outra, de geração a geração. Conhecimento científico: A pesquisa não só do fenômeno, mas de suas causas e leis. A ciência está buscando constantemente explicações e soluções. É um processo em construção, está sempre se renovando e reavaliando. (SILVA, 2003)

6 Como uma investigação empírica passa a ser científica?
Delimitar os aspectos do fenômeno que podem ou que valem a pena ser pesquisados. Condicionamento da perspectiva teórico-conceitual assumida. Viabilidade metodológica. Disponibilidade ou desenvolvimento de técnicas adequadas ao seu estudo”. (Pereira de Sá, 1998)

7 Ciência e senso comum: “A ciência nasceu da desconfiança dos sentidos” Rubem Alves. A ciência tem dogmas? O dogma do método. “As convicções são piores inimigos da verdade do que a mentira.” Nietzsche.

8 Processos do conhecimento científico
Ruptura -> construção -> verificação As “etapas” da produção do conhecimento científico não são estanques – é preciso se permitir ir e voltar no processo científico.

9 Construção do conhecimento científico
Definição do objeto de estudo (observação inicial) Processo empírico, intuitivo e não sistemático Problemática Hipóteses (conjecturas e suposições) Revisão bibliográfica Etapas com caráter científico, pois seguem um método específico. Definição metodológica Observação sistemática Interpretação e conclusão

10 “A ciência pode classificar e nomear os órgãos de um sabiá, mas não pode medir seus encantos”.
Manoel de Barros.

11 Bibliografia: ALVES, Rubem. Entre a ciência e a sapiência: o dilema da educação. 5ª ed. SP: Loyola, 2001. BARROS, A.J.P. de e LEHFELD, SOUZA, Neide Aparecida de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. Petrópolis: Vozes, 2000. LARUCCIA, Mauro M. O processo de pesquisa científica (mimeo). S/d. Disponível em: PEREIRA DE SÁ, Celso. A construção do objeto de pesquisa em representações sociais. Rio de Janeiro: UERJ, 1998. SILVA, Mary A. F. da. Métodos e Técnicas de Pesquisa. 2ª ed. Curitiba: IBPEX, 2005


Carregar ppt "Ciência e “senso comum” e os processos do método científico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google