A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gimnospermas Filos Cycadophyta Cinkgophyta Conipherophyta Gnetophyta

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gimnospermas Filos Cycadophyta Cinkgophyta Conipherophyta Gnetophyta"— Transcrição da apresentação:

1 Gimnospermas Filos Cycadophyta Cinkgophyta Conipherophyta Gnetophyta Filo Conipherophyta - 50 gêneros e 550 espécies - Sequoia sempervirens- 117m de altura e 11m de diâmetro de tronco - Vantagem ecológica- folhas resistentes à seca - Pinheiros- arranjo foliar espiral - Nas plântulas as folhas são semelhantes a agulhas. - Aos 2 anos, as acículas (folhas) estão arranjadas em forma de feixe ou fascículos. Suportam estresse hídrico.

2 Sequoia semprevirens

3 Ciclo de vida do Pinus - Estende-se por 2 anos. - Os microsporófilos distribuídos espiraladamente contêm os microsporócitos que sofrem meiose, na primavera, e originam 4 micrósporos haplóides, alados, que flutuam até a oosfera. - Os estróbilos femininos contêm megasporócitos que sofrem meiose e produzem 4 megásporos, dos quais 1 será funcional. - Na época da polinização, as escamas do estróbilos femininos estão separadas e recebem os grãos de pólen, que se aderem as gotas que exsudam das extremidades do óvulo (canais micropilares).

4 Ciclo de vida do Pinus - Após a polinização as escamas compactam-se, protegendo o desenvolvimento do óvulo. O megagametófito pode demorar 6 meses para se desenvolver e após 1 ano é que o grão de pólen emite o tubo polínico, sofre divisão e torna-se maduro. - As sementes são liberadas do estróbilo durante o outono do segundo ano, após a polinização. - Em Pinus contorta as escamas só se separam quando o estróbilo é submetido a um intenso calor. - Sementes não aladas são transportadas por pássaros, em Pinus flexilis, P. albicaulis, P. edulis

5 Ciclo vida Pinus

6 Partes do pinhão, a semente do pinheiro-do-paraná:
Tegumento ou casca (2n) : importante para proteção Endosperma ou albume (n) : material de reserva alimentar para nutrição do embrião. O endosperma origina-se do desenvolvimento do megaprótalo. Embrião (2n) : é originada a partir do zigoto (2n) Características: As flores das giminospermas são unissexuadas, ou seja, ou masculinas ou femininas. As flores são reunidas em cones ou estróbilos (inflorescências compactas) As araucárias ou pinheiros-do-paraná são dióicas, isto é, apresentam plantas de sexos separados: as masculinas formam cones pequenos (produtores de grãos de pólen) e as femininas flores muito maiores que contém os óvulos.

7 O pinheiro-europeu (Pinus sylvestris) tem folhas aciculares (com aparência de agulhas que facilitam o escoamento da neve nas regiões de clima temperado). O pinheiro-europeu é monóico, pois na mesma planta são encontradas flores masculinas (de tamanho menor) e flores femininas (de maior tamanho), onde são produzidos os óvulos. As flores femininas se situam em ramos mais altos, dificultando a autopolinização. Assim, o vento transporta grãos de pólen de uma planta até as flores femininas de outra. O grão de pólen em contato com o óvulo forma o tubo polínico permitindo a fecundação sem a participação da água. O óvulo se transforma em uma semente parecida com o pinhão que contém casca, embrião e material de reserva. O vento transporta a semente que ao cair em solo adequado germina originando nova planta (esporófito 2n) . O pinheiro europeu é bastante utilizado em reflorestamentos porque cresce mais rápido que o pinheiro-do-paraná . As sementes também podem ser dispersadas por pássaros.

8 Em muitas coníferas, Abies, Larix, Juniperus, Tsuga Pseudotsuga o ciclo reprodutivo é de um ano -
as sementes são produzidas na mesma estação em que os óvulos são polinizados. A fecundação leva de 3 dias a 4 semanas, deferente de Pinus que leva 15 meses. Na família Taxaceae, os óvulos estão em estróbilos envoltos por estrutura carnosa e em forma de taça, o arilo, que tem função na polinização e dispersão.

9 Família Araucariaceae
Agathis Araucaria angustifolia Araucaria araucana Araucaria heterophylla Família Taxodiaceae Sequoia sempervirens Sequoiadendron giganteum Taxodium Metasequoia

10 Larix decidua Abies koreana

11 Juniperus horizontalis
Juniperus phoenicia Juniperus chinensis


Carregar ppt "Gimnospermas Filos Cycadophyta Cinkgophyta Conipherophyta Gnetophyta"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google