A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas Operacionais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas Operacionais"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas Operacionais
Erivelto TSchoeke Sistemas Operacionais

2 Roteiro Sistemas monolíticos Sistemas em camadas Sistemas micro-núcleo
Máquinas virtuais

3 Sistema Monolítico A organização mais comum é aquela que estrutura o sistema como um conjunto de rotinas que podem interagir livremente umas com as outras. Pode ser comparada com uma aplicação formada por vários procedimentos que são compilados separadamente e depois linkados, formando um grande e único programa executável. Grande desempenho Uma falha pode paralisar o todo o núcleo

4 Sistema Monolítico Aplicação Aplicação System Calls Hardware
Modo Usuário Modo Kernel System Calls núcleo Hardware

5 Sistema em Camadas Divide o sistema operacional em sistemas sobrepostos. Cada módulo oferece um conjunto de funções que pode ser usado por outros módulos. No sistema MULTICS VMS as camadas inferiores são as mais privilegiadas. A vantagem da estruturação em camadas é isolar o sistema operacional, facilitando sua alteração e depuração, além de criar uma hierarquia de níveis de modos, protegendo as camadas mais internas.

6 Sistema em Camadas O empilhamento de várias camadas de software faz com que cada pedido de uma aplicação demore mais tempo para chegar até o dispositivo periférico ou recurso a ser acessado, prejudicando o desempenho do sistema. Não é óbvio dividir as funcionalidades de um núcleo de sistema operacional em camadas horizontais de abstração crescente, pois essas funcionalidades são inter-dependentes, embora tratem muitas vezes de recursos distintos.

7 Sistema em Camadas 5 4 3 2 1 Sistema Multics Usuário Operador
Programas de Usuário Supervisor Kernel 3 Entrada/Saída Executivo 2 Comunicação 1 Gerência de Memória Multiprogramação Sistema VMS

8 Sistemas micro-núcleo (microkernel)
Uma tendência dos sistemas operacionais é tornar o núcleo menor e mais simples possível e para implementar esta idéia o sistema é dividido em processos. Desta forma, sempre que uma aplicação deseja algum serviço ela solicita ao processo responsável, assim, a aplicação que solicita um serviço é chamada de cliente e o processo que responde a solicitação é chamado de servidor.

9 Sistema micro-núcleo A utilização deste modelo permite que os servidores executem em modo usuário. Apenas o núcleo do sistema, responsável pela comunicação entre clientes e servidores, executa no modo kernel. O sistema operacional passa a ser de mais fácil manutenção. Não importa se o serviço esta sendo processado em um único processador, com múltiplos processadores (fortemente acoplado) ou em sistema distribuído (fracamente acoplado).

10 Sistema micro-núcleo Em ambiente distribuído permite que um cliente solicite um serviço e a resposta seja processada remotamente. Sua implementação é difícil e mais usualmente é implantado uma combinação do modelo de camadas com o cliente-servidor. O núcleo do sistema passa a incorporar o escalonamento e gerência de memória além das funções de device drivers.

11 Micro-núcleo – Visão Geral
aplicação aplicação aplicação Gerente de memória Gerente de proteção Gerente de discos Gerente de arquivos Nível usuário Nível núcleo Micro-núcleo

12 Gerência de Máquinas Virtuais
Máquina Virtual APL1 APL1 APL1 SO1 SO2 SO3 HV1 HV2 HV3 Gerência de Máquinas Virtuais Hardware

13 Dúvidas “Os professores abrem a porta, mas você precisa entrar sozinho.” – Provérbio chinês


Carregar ppt "Sistemas Operacionais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google