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Gestão do Conhecimento
Ementa Introdução. Gestão do conhecimento. O conhecimento através dos tempos. Capital intelectual. Modelos e usos da informação. Prof. Oliveira
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Paradigma No caminho crítico está não a tecnologia, mas sim as mentalidades, o saber, o conhecimento e a capacidade de adaptação a novas realidades.
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REFLEXÃO “A análise é um caminho de entendimento”
Uma coisa ”complexa” é Composta de “Coisas Simples”. Se conhecermos “ as partes” que formam o “simples”, poderemos Interpretar e Entender o que é “composto” ou “ complexo”. A análise é uma busca do simples “ Para conhecermos os Conjuntos e sobre os mesmos formularmos Julgamentos, devemos procurar a Composição, em seus Detalhes.
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Cadeia do Valor do Conhecimento
Compreensão comum Decisor Coleta de Dados Inteligência Dados Aplicação Processamento Comunicação Decisão Informação Execução Análise Resultado do Negócios Conhecimento Aplicação do Conhecimento Gestão do Conhecimento
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GESTÃO DO CONHECIMENTO Carga horária (teórica): 54
Objetivo OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA: Proporcionar uma visão abrangente das questões que envolvem o gerenciamento da informação e do conhecimento nas organizações a partir de concepções teóricas e práticas contemporâneas. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Contextualizar os efeitos da globalização sobre o processo evolutivo das teorias de gestão; - Discutir a aprendizagem nas organizações; - Analisar as ferramentas disponíveis para gerir o conhecimento organizacional; - Apresentar modelos para utilização do conhecimento nas organizações. Prof. Oliveira
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Programa da Disciplina
O Trabalhador do Conhecimento: - Um novo contexto de trabalho; Agentes do conhecimento e meios de produção. Comunidades de prática; A motivação na organização do conhecimento. - O capital intelectual como fonte de vantagem competitiva. A Gestão do Conhecimento nas Organizações: - Conceito e objetivos da gestão do conhecimento; - Cultura organizacional para a gestão do conhecimento; Sistema de gestão do conhecimento; - O papel das tecnologias de informação; Modelo de gestão do conhecimento; A Relevância da Aprendizagem: - A gestão do conhecimento e a aprendizagem - Aprendizagem organizacional e aprendizagem individual. Prof. Oliveira
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Ferramentas para gestão do conhecimento: - Gerenciamento de relacionamento com os clientes (CRM); - CRM analítico, operacional e colaborativo; - E-Business; - Gerenciamento eletrônico de documentos; - Inteligência artificial Modelos para utilização do conhecimento nas organizações: - Balanced Scorecard; - Modelo de gestão estratégica por competências; Prof. Oliveira
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Globalização e o processo de evolução das teorias organizacionais: - Gestão empresarial no mundo da economia e do conhecimento globalizado; - sociedade pós-industrial e competitividade; - Sustentabilidade empresarial e preocupações ambientais; - Tecnologia da informação e comunicação A Organização do Conhecimento: - O conhecimento e as organizações - A arquitetura do conhecimento: dos dados ao conhecimento; conhecimento Individual e organizacional: tácito e explícito; Estrutura do conhecimento organizacional; Criação, disseminação e uso do conhecimento nas organizações. - Modelo de criação e integração do conhecimento na organização Prof. Oliveira
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA NONAKA & TAKEUCHI. Criação do Conhecimento na Empresa. Editora Campus. TERRA, José Cláudio C. Gestão do Conhecimento – O Grande Desafio Empresarial – Uma Abordagem Baseada no Aprendizado e na Criatividade. São Paulo: Negócio 2000. SVEIBY, Karl E. A nova riqueza das organizações - gerenciando e avaliando patrimônios de conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
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Plano de Ensino – Gestão do Conhecimento
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR SENGE, Peter. A quinta disciplina - arte, teoria e prática da organização de aprendizagem. São Paulo: Best Seller, 1998. TERRA, Jose Claudio Cyrineu. Gestão do conhecimento e e-learning na prática. São Paulo: Negocio, 2003. Plano de Ensino – Gestão do Conhecimento
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Modelo de aula 3 aulas por dia divididas em:
Teoria (apresentação do conteúdo) Prática (aplicação da teoria em casos didáticos multidisciplinares)
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Avaliação Média final: Prova: Trabalhos: 35% relativa Prova 01;
30% relativa a média dos trabalhos desenvolvido na disciplina. Prova: As provas serão sem consulta, com questões Objetivas e discursivas, Trabalhos: Os trabalhos serão requisitados durante o andamento da disciplina Frequência: 75%
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Outras Bibliografias Antunes, Maria Thereza. Capital Intelectual. São Paulo: Atlas, 2000. 2. Brown, J.S. & Duguid, P. Knowledge and Organizations: a Social-Practice Perspective. Organizations Science, vol. 12, n. 2, 2001, p 3. Coakes, Elayne et al. Knowledge Management in the Socio Technical World. New York, NY: Springer Verlag, 2002. 4. Fleury, Afonso & Fleury, Maria T. Estratégias Empresariais e Formação de Competências São Paulo: Atlas, 2000. 5. Friedman, Brian & Hatch, James & Walker, David. Capital Humano: Como Atrair, Gerenciar e Manter Funcionários Eficientes. São Paulo: Futura 6.Crawford, Richard. Na Era do Capital Humano. São Paulo: Atlas, 1994.
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