A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRESENTAÇÃO DE ESTÁGIO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRESENTAÇÃO DE ESTÁGIO"— Transcrição da apresentação:

1 APRESENTAÇÃO DE ESTÁGIO
Aluno: Cléverson Hasse Orientador: Santiago Viertel Supervisor: Anderson Elton Krüger Empresa: NeoGrid Empresa especializada em Soluções e Consultoria em Supply & Demand Chain, atuando em todos os setores da cadeia produtiva (da matéria-prima ao varejo), nos mais diversos segmentos de mercado. Minha função dentro desse todo é na área de desenvolvimento da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

2 OBJETIVO GERAL Adquirir mais conhecimentos a respeito da linguagem Java além das que foram adquiridas ao longo do curso de Sistemas de Informação, bem como o treinamento na linguagem Flex. O desenvolvimento do Sistema de Nota Fiscal Eletrônica através das ferramentas de trabalho, dando manutenção e resolvendo não-conformidades encontradas no software. Tendo por fim, a realização e convivência de testes e validação do código feito. JUSTIFICATIVA As atividades realizadas no local de serviço têm sua importância justificada pela manutenção, desenvolvimento de novas funcionalidades e melhorias que vão sendo pedido pelos clientes da Nota Fiscal Eletrônica.

3 TECNOLOGIAS UTILIZADAS
- Linguagem Java, com o desenvolvimento de toda a parte da lógica de negócios; - Linguagem Flex, poderosa linguagem para interface com o usuário; - Banco de Dados, utilizando Banco de Dados Oracle, My-SQL e o SQL-Server.

4 CONCEITUALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
O estágio tem me ajudado a ganhar conhecimentos na área de desenvolvimento de software, na qualidade de software, configuração de ambiente, tendo ainda vários treinamentos e estudos que a empresa me oferece e disponibiliza aos seus funcionários. Foi por causa de estudos logo no inicio do estágio que obtive conhecimento em Flex e hoje tenho capacidade de entender e resolver diversas tarefas que são me delegado. Assim como, já era de meu conhecimento a linguagem Java, porém obtive melhor compreensão e maior conhecimento no ambiente de trabalho.

5 Tela Central do Sistema de Nota Fiscal Eletrônica

6 Sistema de Nota Fiscal Eletrônica
Imagens do Menu do Sistema de Nota Fiscal Eletrônica

7 Tela de Consulta de Notas Fiscais

8 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ATÉ O MOMENTO
Dentre as atividades do meu plano de estágio, posso dizer que grande parte eu ainda estou realizando diariamente. - Configuração de ambiente, porém a cada nova versão do sistema é preciso uma nova instalação e configuração, onde terá as novas funcionalidades, gerando novos testes, as vezes encontrado erros ou não conformidades e subitamente novas funcionalidades para as próximas versões. - Documentação sobre Web Service. O documento é de grande ajuda na explicação do mesmo, tendo diversos exemplos de seu uso junto ao sistema de Nota Fiscal Eletrônica e o Integrator.

9 - Testes das pendências corrigidas e realizadas para a versão, sendo sempre outro membro da equipe a testar a pendência, nunca o próprio desenvolvedor da pendência. - Planos de testes para Cadastros e Consultas na tela, eles garantem que seja usado todos os botões e funcionalidades de diversos modos diferentes.

10 Imagem de um Plano de Testes

11 - Abertura de pendências com a descrição do erro, com o log gerado no caso de haver e o print screen na tela, anexado a imagem junto a pendência. Caso já tenha uma pendência relatando o erro, ela é reaberta e passada de volta a pessoa que era responsável pela sua correção.

12 FALTA DESENVOLVER O desenvolvimento e uso das tecnologias são de uso diário pelo estagiário para a resolução de pendências, modificando o código diariamente, podendo haver pendências de melhoria, não-conformidade, erro ou tarefa. As pendências são analisadas pelos analistas e então delegado aos programadores dentro da equipe do Projeto NF-e. Em determinados casos, o analista pode pedir para o próprio programador analisar e resolver uma pendência, não havendo um padrão de qual pendência o programador pode ou não analisar.

13 Dificuldades Encontradas
- Primeiro emprego, sem experiência; - Pouco conhecimento na linguagem Java; - Nenhum conhecimento sobre Flex; - Na busca de erros no sistema, saber localizar o problema pelo Log.

14 Aprendizados Importantes
- Linguagem Java e Flex; - Consultas em 3 Banco de Dados : Oracle, My-SQL, SQL-Server; - Como funciona a metodologia ágil SCRUM adotada pela empresa; - Diversos treinamentos e capacitações realizadas pela empresa aos seus funcionários: Linux Básico, Lógica de Negócios; - Localizar onde ocorre o erro pelo log; - Entender o processo de solicitação de uma funcionalidade nova pelo cliente até a chegada ao desenvolvimento; - Entender o processo de abertura de um novo projeto a uma empresa que solicita serviços da NeoGrid; - Ferramentas como o Integrator, sistema de código livre pego do grupo Apache e melhorado pela NeoGrid.

15 Conclusão O curso de Tecnologia em Sistemas de Informação me ajudou a ter um conceito básico sobre diversas áreas que a informática abrange. Dentre as áreas e conceitos me mostrado, obtive mais interesse pela área de desenvolvimento de software, no qual posso dizer que me motiva, principalmente por estar trabalhando em uma empresa de alta qualidade como a NeoGrid. "Não se trata de uma empresa grande, mais sim de uma especialista em consultoria estratégica para complementar nosso know-how", afirma seu Miguel. O curso de TSI me ensinou muitas coisas, porém obtive real conhecimento de minhas funções e maior conhecimento sobre as tecnologias usadas como Java somente em meu serviço, onde precisei “meter a mão” no código e resolver o problema.

16 DÚVIDAS?

17 Referências ABUHAB, Miguel. O rei do Software Acessado em : 19 Outubro de 2009.


Carregar ppt "APRESENTAÇÃO DE ESTÁGIO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google