A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METÁFORA E O INCONSCIENTE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METÁFORA E O INCONSCIENTE"— Transcrição da apresentação:

1 METÁFORA E O INCONSCIENTE
Amauri Iraci Ivanete Simone Vera

2 “ A metáfora talvez seja uma das mais proveitosas potencialidades do homem. Sua eficácia beira a magia, e parece um instrumento para a criação que Deus esqueceu dentro de uma de suas criaturas quando o fez.” (Jorge Ortega Y Gasset)

3 Metáfora - é uma palavra de origem grega:
METAPHORA=metá=trans+perein= levar, transportar.

4 O que são metáforas? As metáforas são símbolos e, como tais podem criar intensidade emocional ainda mais depressa e, de forma mais completa do que as palavras tradicionais que usamos.

5 A Junção dos dois termos étimos era
compreendida pelos Gregos como transferir ou transportar.

6 Vídeo

7 “Uma Metáfora contada de maneira clara e simples distrai a mente consciente e ativa a procura inconsciente de significados recursos.” (O’CONNOR, 1995).

8 As Metáforas satisfazem algumas das necessidades intelectuais e afetivas básicas, servindo de ferramentas lingüísticas e imaginativas na transmissão de idéias e sentimentos que nos acometem.

9 As Metáforas descrevem:
Humores

10 Desabafos

11 Definem gestos e personalidades

12 Matizam Pensamentos

13 Tranqüilidade

14 Discussão

15 Afeto

16 Como as metáforas agem em nosso cérebro?

17 “O cérebro é um tear encantado,tecendo perpetuamente uma imagem do mundo externo, rasgando e retecendo e inventando outros mundos, criando um universo em miniatura.” (SHERRINGTON, 1998).

18 Como as metáforas atuam em nosso processo cognitivo?
Por quê geralmente nem percebemos que as estamos utilizando?

19 A articulação cognitiva metafórica,
parece ser uma capacidade inata, observada em crianças de tenra idade.

20 Segundo GARDNER (1993), um bebê de 06 meses já demonstra a capacidade de associar corretamente um ritmo (sinais auditivos) a um conjunto de pontos (sinais visuais).

21 “algumas camadas do córtex cerebral atuam como comparadores, para os novos sinais que chegam, em função das memórias armazenadas do passado. Isto é, se a informação que chega está de acordo com a informação do passado, contida na memória, e que já está armazenada, poder-se-ia identificar imediatamente a nova informação como algo que já foi experimentado antes.”(GUYTON, 1988)

22 A mente, diante daquilo que lhe é estranho, tende a dar um primeiro passo analogizando, ou seja, penetrando no conteúdo novo através do antigo, embora ciente de que parte do novo obviamente divirja do antigo.

23 vídeo

24 Metáfora: Um Paradoxo Visão de Aristóteles: Meramente ornamental, ambígua e obscura, mascarando-se como definições. Sinal de genialidade, uma boa metáfora. implica um olho astuto para as semelhanças.

25 Visão de Bachelard A linguagem científica não deve abrigar a “imprecisão e as ciladas” das metáforas. “O espírito científico deve lutar incessantemente contra as imagens,as analogias contra as metáforas.” Posteriormente, sucumbe ao fascínio das metáforas, começando a partir da década de 1940, a utilizá-las como verdadeira matéria- prima em suas obras sobre o imaginário poético e artístico

26 Como as metáforas atuam em nosso inconsciente?

27 Vídeo

28 Inconsciente Segundo Freud, o Inconsciente é um subproduto da consciência. O equilíbrio entre o consciente e o inconsciente é que nos propicia uma existência tranqüila. Para Freud, a interpretação dos sonhos e dos atos falhos são portas de passagem ao nosso lado oculto.

29 Inconsciente Segundo Jung, a finalidade da vida é a individualização que significa fazer o ego (consciência da superfície) ir de encontro ao self que é o centro de cada um de nós. Esse self, que é uma sabedoria maior conduziria a nossa vida a nossa vida de forma mágica. Para ele, o nosso inconsciente forma com os outros, um inconsciente único e coletivo; assim,sem percebermos, os nossos pensamentos estão interconectados.

30


Carregar ppt "METÁFORA E O INCONSCIENTE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google