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Plano de Aula Análise Qualitativa Características Métodos e Técnicas

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Apresentação em tema: "Plano de Aula Análise Qualitativa Características Métodos e Técnicas"— Transcrição da apresentação:

1 Plano de Aula Análise Qualitativa Características Métodos e Técnicas
Verbais Visuais Análise de Dados

2 A Análise qualitativa Objetiva Para isso
Entender os fenômenos de acordo com a perspectiva dos participantes Para isso Envolve contato direto do pesquisador com o objeto de estudo Obtém dados descritivos

3 Características da Pesquisa Qualitativa
Ambiente como fonte de dados e envolvimento direto do pesquisador Caráter descritivo Preocupação do pesquisador com a interpretação dos fatos apresentada pelos participantes Enfoque Indutivo

4 Continuando a última Atividade
de posse do trabalho solicitado na última vez, vamos compor uma entrevista... Vcs devem escolher o tipo e compor a guia correspondente. A melhor entrevista (mais completa, e mais criativa) ganha um prêmio 

5 Observação em Pesquisa Qualitativa

6 A Observação Inclui outros canais de comunicação
Classificada em 5 dimensões Secreta vs pública Participante ou não participante Sistemática ou não-sistemática Situações naturais vs artificiais Auto-observação ou outros?

7 Fases da Observação Escolha do local e do período
Treinamento dos observadores Observações descritivas – primeiras impressões sobre o campo Observações focais Observações seletivas Fim da observação – quando não se consegue obter mais nenhum conhecimento adicional

8 Sobre a Observação não participante
Cruzamento de informações com outras fontes e observadores. Usar observadores masculinos e femininos Reflexão por parte do observador Aplicável principalmente na observação de espaços públicos

9 Observação Participante
Combina análise de documentos, entrevistas, participação e observação diretas. Três fases Observação descritiva guia o pesquisador sobre o campo de estudo Observação focal O foco é restrito aos processos mais relevantes no campo Observação seletiva Procura mais evidências para processos descobertos na etapa anterior

10 Um problema de Observação…
Tem tipicamente 9 dimensões Espaço Atores Atividades Objetos Atos Eventos Tempo Metas Sentimentos

11 A Etnografia envolve a combinação de métodos qualitativos (observação participante, análise documental, entrevistas) por um período prolongado Características Exploratória Dados não estruturados Investigação de pequeno número de casos Análise envolve interpretação explícita

12 Documentando Dados Obtidos

13 Documentando… além das anotações… Documentação Imparcial
Grave as entrevistas! Filme quando possível… Não esqueça de avisar aos entrevistados!!! Documentação Imparcial Dê preferência ao aparelho mais discreto

14 Notas de Campo devem conter elementos essenciais
Andamento da pesquisa Respostas dos observados Devem ser tomadas ASAP Tempo dividido igualmente entre observar e anotar Relatos resumidos Relatos ampliados Periódico Notas sobre análises e interpretações

15 Diário de Pesquisa Usados quando há mais de um pesquisador
Devem documentar O processo de aproximação Problemas encontrados Experiências vividas

16 Técnicas para Elaborar Protocolos
Transcrição Literal Transcrição Comentada Protocolo Resumido Faz-se um sumário direto da Gravação Elimina-se proposições repetidas Generaliza-se proposições implícitas Proposições que fazem parte de uma mais global são omitidas Proposições espalhadas no texto são apresentadas de maneira resumida

17 Codificação e Categorização

18 Codificação Teórica Parte do processo de Intepretação dos Dados
Codificação Aberta Dados são segmentados Expressões são classificadas e recebem conceitos Códigos podem vir da literatura ou das próprias observações dos participantes O nível de granularidade pode variar

19 Questões Básicas na codificação
O que? Quem Como Quando? Por quanto tempo? Quanto? Por que? Para que? Através de que?

20 Codificação Axial e Seletiva
Refina a Cod. Aberta, encontrando hierarquias entre as categorias Codificação Seletiva Encontrar a categoria “raiz” Agrupar as outras em torno dessa, para encontrar padrões… Qdo isto se verifica, acontece aquilo

21 Codificação Temática Serve para estudos Comparativos
Amostragem teórica nos grupos Uso de entrevistas semi-estruturadas Análise de um caso único Perguntas-chave Condições do caso Interação entre os atores Estratégias e táticas Consequencias

22 Análise Qualitativa do Conteúdo
Selecionar o Material Analisar a situação de coleta Caracterização Formal do material Definir o objetiivo Definir a técnica Definir as Unidades Analíticas

23 Técnicas de Análise Grounded Theory Hermenêutica
Análise Qualitativa de Conteúdo Criação Indutiva de Categorias Análise Explicitante de Conteúdo Análise Estruturante

24 Grounded Theory Construção de conceitos durante o levantamento.
Instrumento Central – fichas de anotação Servem para criação de categorias de análise Registram o contexto da observação Conceitos são integrados pela comparação de códigos e anotações. Usada na observação participante Objeto de Estudo é novo (pesquisas exploratórias).

25 Análise Fenomenológica
Entender o cerne de um fenômeno através de suas variações. Definição do Fenômeno Criação de unidades significativas Variação destas, para entender qual é o cerne do fenômeno.

26 Hermenêutica Técnica dispendiosa, para análise de material de texto, especialmente entrevistas abertas e pouco estruturadas. Trabalha com vários intérpretes Participantes discutem suas interpretações Conversas gravadas e transcritas Seguidas de retrabalho e novas interpretações Identificam as idéias centrais. “Sujeitos Observados são consultados quanto a interpretação resultante”

27 Análise Qualitativa de Conteúdo
Análise Sumarizante Envolve indução de categorias Análise Estruturante Estabelece um recorte do material baseado em critérios estabelecidos Análise Explicante Acrescenta-se material para explicar segmentos do texto

28 Análise Sumarizante Material é parafraseado
Trechos menos relevantes, com significados redundantes são omitidos Paráfrases semelhantes são condensadas e resumidas

29 Criação Indutiva de Categorias
Determinação da Pergunta Determinação de critérios e seleção de categorias Passagem linha a linha Revisão das categorias (10 a 50% do material) Passagem Final Avaliação

30 Análise Estruturante Determinação das dimensões da estrutura
Formulação de definições, exemplos de ancoras Marcação das localidades do material

31 Análise Explicitante Serve para esclarecer trechos ambíguos
Determinação dos trechos a explicitar Determinação do material explicativo aceitável Coleta Formulação da Explicação Verificação da Suficiência da Explicação

32 Análise Global primeiro faz-se uma leitura do material, anotando palavras-chave e estruturando trechos extensos Marca-se conceitos centrais Produção de uma tabla de conteúdos para o texto Palavras-chave, localização Resumo do texto


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