A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Parte 2 – Marcos Regulatórios Prof. Luís Fernando Garcia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Parte 2 – Marcos Regulatórios Prof. Luís Fernando Garcia"— Transcrição da apresentação:

1 Parte 2 – Marcos Regulatórios Prof. Luís Fernando Garcia
Governança de TI Parte 2 – Marcos Regulatórios Prof. Luís Fernando Garcia Bom Tarde, Meu nome é Luis Fernando Garcia, Sou Mestrando do CPGCC, e orientando do Prof. José Valdeni de Lima. O objetivo desse defesa é a apresentação da dissertação de mestrado intutilada Consistência de Ligações no WWW.

2 Governança de TI - Marcos Regulatórios
Regulamentações de Compliance TI alinhado a necessidade do negócio TI alinhado a Marcos Regulatórios Externos Marcos Regulatórios – Dependem negócio: Telecomunicações = ANATEL Bancos = Banco Central do Brasil Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

3 Governança de TI - Marcos Regulatórios
Regulamentações de Compliance Mais conhecidos/fortes: Sarbanes-Oxley Act Empresas de capital aberto com ações nas bolsas norte-americanas Acordo da Basiléia II Instituições financeiras em geral “Banco Central dos Bancos Centrais” - Suiça Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

4 Governança de TI - Marcos Regulatórios
Regulamentações de Compliance Pq tem impacto em TI? Pq devem ser contempladas no alinhamento estratégico ... Pq vai constar do portfolio de TI ... Pq vai criar restrições as operações de serviços de TI ... Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

5 Governança de TI - Marcos Regulatórios
SOX – Sarbanes Oxley Act – Agosto/2002 Motivada por escândalos financeiros em companhias abertas EUA (Enron e etc), que minaram a confiança dos investidores no mercado de capitais ... Bolsa é o principal investimento da “família” americana ... Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

6 Governança de TI - Marcos Regulatórios
SOX – Sarbanes Oxley Act Objetivos: Proteger investidores de fraudes contábeis e financeiras de companhias abertas Instituir penalidades contra crimes relacionados Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

7 Governança de TI - Marcos Regulatórios
SOX – Sarbanes Oxley Act Foco em Controles Internos sobre Relatórios Financeiros (AUDITORIA) Processo projetado por, ou sob supervisão do principal executivo e do responsável por finanças, ou pessoas com funções similares, efetivados por comitê de diretores, para prover garantia razoável relacionada a confiabilidade de emissão de relatórios financeiros, para propósitos externos, de acordo com princípios de contabilidade geralmente aceitos” ... Ramos2004 Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

8 Governança de TI - Marcos Regulatórios
SOX – Sarbanes Oxley Act Foco em Controles Internos sobre Relatórios Financeiros Manutenção de registros, com detalhes, com exatidão, com forma correta, das transações e ativos; Garantia de registro de transações; Garantia de somente ações autorizadas pela alta direção; Garantia de prevenção/detecção de uso não autorizado Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

9 Governança de TI - Marcos Regulatórios
SOX – Sarbanes Oxley Act Envolvendo diretamente TI: Seção 302 CEO/CFO devem revisar relatórios financeiros Com essa revisão, documentos não podem conter nenhuma declaração falsa/omissão Com essa revisão, as informações representam corretamente e fielmente a condição financeira, resultados e fluxos de caixa da companhia no período CEO/CFO são responsáveis por manter e estabelecer controles e procedimentos sobre emissão de dados Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

10 Governança de TI - Marcos Regulatórios
SOX – Sarbanes Oxley Act Envolvendo diretamente TI: Seção 302 Sistemas devem ser projetados sob supervisão do CEO/CFO Controles devem ser projetados sob supervisão do CEO/CFO Deve ser avaliada a efetividade dos controles Comunicadas mudanças nos controles internos Comunidades deficiências dos sistemas de controle interno Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

11 Governança de TI - Marcos Regulatórios
SOX – Sarbanes Oxley Act Envolvendo diretamente TI: Seção 302 Comunicada qualquer fraude que envolva a gerência ou outros empregados que tenham papel significativo nos registros de controle interno sobre relatórios financeiros Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

12 Governança de TI - Marcos Regulatórios
SOX – Sarbanes Oxley Act Envolvendo diretamente TI: Seção 404 A administração tem a responsabilidade de estabelecer e manter uma estrutura adequada de controle interno e procedimentos para relatórios financeiros A administração deve avaliar a efetividade do sistema de controle interno Deve ser realizada uma AUDITORIA EXTERNA específica sobre a avaliação interna Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

13 Governança de TI - Marcos Regulatórios
SOX – Sarbanes Oxley Act Envolvendo diretamente TI – na PRÁTICA: Afeta TODOS sistemas transacionais da empresa: Folha da pagamento Compras, contas a pagar e receber, fornecedores Vendas Logística Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

14 Governança de TI - Marcos Regulatórios
SOX – Sarbanes Oxley Act Envolvendo diretamente TI – na PRÁTICA: Conteúdo da informação deve ser apropriado A disposição deve estar disponível no momento que for necessária A informação é atual Os dados e informações estão corretos A informação é disponível aos usuários interessados Há um sistema de controle que garante itens acima Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

15 Governança de TI - Marcos Regulatórios
Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

16 Governança de TI - Marcos Regulatórios
Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

17 Governança de TI - Marcos Regulatórios
SOX – Sarbanes Oxley Act Envolvendo diretamente Governança TI: Questões relativas do SOX devem estar no Plano de TI Novos controles devem ser implantados em Legados Novas aplicações devem ser implantadas Processos de TI devem ser ajustados e melhorados para reduzir riscos Novos processos de TI devem ser projetados/implantados Prováveis mudanças na estrutura de TI devido ao acima Definir/ implantar novos indicadores desempenho Monitorar riscos de TI constantemente Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

18 Governança de TI - Marcos Regulatórios
Basiléia II Estipula requisitos de capital mínimo para as instituições financeiras, em função dos seus riscos de crédito e operacionais Pilar 1 – regras/procedimentos para cálculo dos requisitos de capital Pilar 2 – regras para Bancos Centrais auditem bancos em cada país Pilar 3 – regras para comunicação com o mercado Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

19 Governança de TI - Marcos Regulatórios
Basiléia II – envolvendo TI Brasil – auditoria, por parte do Banco Central, usando COBIT Bancos no Brasil – avançados em relação a TI Levando a auditoria de “risco operacional” : TI Pessoas Processos de negócios Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

20 Governança de TI - Marcos Regulatórios
Basiléia II – envolvendo TI Capacidade de armazenamento de dados Integridadade das transações Integridade de informações sobre clientes/operações Segurança Contingência na operação Planejamento da capacidade Planejamento de recuperação de desastres Integridade do processo de emissão de relatórios Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.

21 Governança de TI - Marcos Regulatórios
Resolução 3380 do Banco Central Define que todas instituições implementem sua própria estrutura de gerenciamento do risco operacional Envolvendo TI: Identificar, monitorar e mitigar riscos operacionais Implementar plano de continuidade Gerenciar riscos de fornecedores Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.


Carregar ppt "Parte 2 – Marcos Regulatórios Prof. Luís Fernando Garcia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google