Carregar apresentação
1
O Barroco O Barroco na península itálica
Índice O Barroco na península itálica O Barroco fora da península itálica O Barroco no Brasil A palavra Barroco é derivada do termo português ou do espanhol berrueco, que significa “pérola de formato irregular. No fim do século XVIII, críticos de arte passaram a utilizar o termo para definir o estilo artístico do século XVII, que muitos rejeitaram por considerarem exagerado e extravagante.
2
O Barroco na Península itálica
A arte barroca originou-se na península Itálica, mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis. Seu desenvolvimento, porém, não se deu de maneira homogênea, houve grandes diferenças entre os artistas e as obras produzidas em cada região . Na arte barroca, a emoção predomina sobre o racionalismo.
3
As origens e o precursor
A Reforma Protestante teve consequências que ultrapassaram as questões de fé e provocaram alterações em outros setores da cultura europeia, por exemplo, o surgimento dos Estados nacionais e dos governos absolutos – uma vez que propunha a libertação da nação em relação ao papa. A Igreja católica logo organizou a Contrarreforma e outra vez a arte foi vista como meio de propagar o catolicismo e ampliar sua influência. Entre as obras que melhor expressam o empenho da Igreja em revigorar os princípios doutrinários está O juízo final, de Michelangelo.
4
A pintura barroca As principais características das pintura barroca são: A disposição dos elementos na tela quase sempre em diagonal As cenas representadas envolvem-se em acentuado contraste de claro-escuro. Os temas estão voltados para a religiosidade, a vida da nobreza e a vida do povo. Entre os pintores barrocos destacam-se Tintoretto e Caravaggio.
5
A escultura Na escultura barroca: A exaltação dos sentimentos é perceptível. As formas procuram expressar o movimento e recobrem-se de efeitos decorativos. Predominam as linhas curvas, os drapeados das vestes e o uso do dourado. Os gestos e os rostos dos personagens revelam emoções intensas e atingem uma dramaticidade desconhecida no Renascimento.
6
O Barroco fora da península itálica
Durante o século XVII até a primeira metade do século XVIII, o Barroco se expandiu da península Itálica para toda a Europa. Foi ganhando, nos diferentes países, uma feição nacional.
7
O Barroco nos países Baixos
O maior representante da pintura na região que hoje corresponde à Bélgica foi o flamengo Rubens. Já na Holanda, a pintura desenvolveu uma tendência mais descritiva, cujos temas preferidos foram as cenas da vida doméstica e social, trabalhadas com minucioso realismo. Entre os principais expoentes dessa arte temos Hals, Rembrandt e Vermeer.
8
O Barroco na Espanha Entre os pintores mais representativos Barroco espanhol estão El Greco e Velázquez, cujas obras revelam características bem peculiares a cada um deles. El Greco - a verticalidade As obras de El Grego apresentam como principal características a verticalidade. Em Espólio, Cristo aparece cercado por uma multidão. Olhando as figuras, podemos notar o quanto as suas linhas são verticais.
9
Velázquez retratou as pessoas da corte espanhola do século XVII, procurou registrar também em seus quadros os tipos populares do seu país, documentando o dia a dia do povo espanhol. Entre os retratos de pessoas da corte está As meninas, considerada uma das obras-primas de Velázquez. A tela mostra uma composição muito interessante, que transmite ao observador a sensação de profundidade da sala onde se passa a cena e revela um jogo de luz e sombra.
10
O Barroco no Brasil O estilo barroco desenvolveu- -se plenamente no Brasil do século XVIII até o início do século XIX. Nessa época, na Europa, os artistas já tinham abandonado esse estilo, e a arte voltava-se novamente para os modelos clássicos. O Barroco brasileiro é claramente associado à religião católica. Mas há também muitos edifícios civis – como cadeias, câmaras municipais, moradias e chafarizes – que apresentam nítidas características barrocas. Valter Campanato Fachada da Igreja de São Francisco de Assis, Ouro Preto, MG.
11
É possível apontar duas linhas diferentes no Barroco brasileiro
É possível apontar duas linhas diferentes no Barroco brasileiro. Nas regiões enriquecidas pelo comércio de açúcar e pela mineração, como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco, encontramos igrejas com trabalhos em relevo em madeira e portadas decoradas com esculturas, em geral feitas de pedra-sabão. Já nas regiões onde não existia nem açúcar nem ouro, a arquitetura teve feições mais modestas. Casa da Moeda do Brasil Pedro Rubens Convento e Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Salvador, BA. Construção de 1715, no estilo Barroco rococó. No século XX o prédio do convento abrigou o Paço da Câmara, a Casa da Moeda, quartel, pensão e hospital. In. Casa da Moeda do Brasil Anos de História Igreja Matriz de Santo Antônio, em Tiradentes, MG.
12
O ponto culminante entre arquitetura, escultura, talha e pintura aparece em Minas Gerais a partir dos trabalhos de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (c ). Luiz Costa/Jornal Hoje em dia Coleção particular São Miguel Arcanjo, de Mestre Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa), século XVIII. Madeira entalhada e policromada, 70,0 x 35,0, 38,0 cm. Coleção Pimenta Camargo. In. Revista do MASP, Ano 1 (1990/1991). Escultura do profeta Joel, obra de Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas, MG. 12
13
Manuel da Costa Ataíde foi um extraordinário
Eugenio Savio Manuel da Costa Ataíde foi um extraordinário pintor nascido em Mariana, por volta de 1762, e falecido em Sua pintura, que revela um domínio excepcional da técnica da perspectiva, Eugenio Savio Teto da Igreja de São Francisco de Assis, pintado por Mestre Ataíde (Manuel da Costa Ataíde) e Aredes, com talha de Aleijadinho no estilo Barroco Português, Ouro Preto, MG.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.