A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Guerra Fria e o Mundo Bipolar

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Guerra Fria e o Mundo Bipolar"— Transcrição da apresentação:

1 Guerra Fria e o Mundo Bipolar

2 Plano Marshall Lançado em 1947 nos Estados Unidos. Seu objetivo era firmar o capitalismo na Europa Ocidental e reconquistar o espaço perdido para os soviéticos na Europa Oriental. O plano era de uma ajuda econômica de grande proporção a todos os países europeus atingidos diretamente pela guerra. Os Estados Unidos tentaram ajudar os países socialistas, mas eles deveriam ser capitalistas.

3 OTAN Organização internacional de colaboração militar, estabelecida em 1947, com o objetivo de constituir uma frente oposta ao bloco comunista, a OTAN era inicialmente formada pelos EUA, Canadá, Reino Unido, França, Bélgica, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Islândia, Dinamarca e Portugal (organização do tratado do Atlântico Norte). Pacto de Varsóvia Aliança militar formada em 14 de maio de 1947 pelos países socialistas do leste europeu e pela União Soviética. O tratado foi firmado na capital da Polônia, Varsóvia e estabeleceu o alinhamento dos países membros com Moscou, mas não estabeleceu nenhum tipo de ajuda mútua em caso de agressões militares.

4 RDA e RFA RDA República Democrática Alemã foi um Estado nacional criado em 1949 com o fim da ocupação da Alemanha pelos aliados, após a II Guerra Mundial, quando o território alemão foi repartido entre os setores estadunidense, britânico, francês e soviético. RFA Alemanha Ocidental era o nome vulgar da República Federal da Alemanha, entre 1949 e Era também freqüentemente referida pela sigla RFA em oposição a RDA da Alemanha Oriental.

5 Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental

6 A Coréia ficou sob o domínio japonês de 1910 a 1945, período marcado por forte repressão, porém, os movimentos de resistência nacionalista sobreviveram. Com a derrota do Japão na segunda guerra, suas tropas foram expulsas da Coréia, e o país foi dividido em duas áreas: russa e norte-americana. Em 1948 estas áreas deram origem a dois países: Coréia do Norte, socialista, e a Coréia do Sul, capitalista. Isto não foi totalmente aceito pela Coréia do Norte. Em junho de 1950, tropas da Coréia do Norte ultrapassaram a fronteira, visando à unificação territorial, e acabou tendo intervenção externa no conflito. Tropas da ONU, pela maioria, soldados norte-americanos, lutaram ao lado da Coréia do Sul. A China enviou soldados para combater junto a Coréia do Norte. Após muitas mortes, a guerra teve seu fim em 1953, quando foi assinado um acordo entre as duas Coréias, foram restabelecidas as fronteiras em 1948. Guerra da Coréia

7 Revolução Cubana Quase toda a riqueza de Cuba estava nas mãos de poucas famílias nativas e de empresas norte-americanas. Enquanto isso, milhões de cubanos alimentavam-se mal, moravam em barracos e viviam de empregos temporários. Foi nessa época que um grupo de revolucionários, liderado por Fidel Castro, iniciou uma luta contra o ditador Fulgêncio Batista. Depois de uma tentativa fracassada de chegar ao poder, e foram para Sierra Maestra junto com os camponeses e partiram para a guerra de guerrilhas. Quase dois anos depois de iniciada a guerrilha, Fidel e seus companheiros, entre eles Ernesto “Che” Guevara, conseguiram conquistar o poder.

8 Os EUA reagiram rompendo relações diplomáticas com Cuba em 1961
Os EUA reagiram rompendo relações diplomáticas com Cuba em Três meses depois, homens da CIA invadiram a baía dos Porcos, com o apoio aéreo dos Estados Unidos. A invasão fracassou e centenas de norte-americanos foram presos. Em 1962, ocorreu a “Crise dos Mísseis”, quando o presidente norte-americano John Kennedy bloqueou a ilha por mar, ameaçando invadi-la sob a alegação de mísseis nucleares. O conflito foi resolvido por meio de um acordo entre os EUA e a URSS que determinava a retirada dos mísseis soviéticos, em troca do compromisso de os norte-americanos não invadirem a ilha. Neste mesmo ano, Cuba foi expulsa da OEA (Organização dos Estados Americanos) sob a alegação de que estava exportando os ideais socialistas. Com isso, os EUA visavam isolar o governo de Fidel Castro.

9 Construção do muro de berlim
Construído em 1961 pelo governo do setor oriental. Tornou-se símbolo máximo da Guerra Fria. A resolução de construir o muro foi decorrências do fato de milhares de alemães orientais migraram para Berlim Oriental para ter uma vida melhor na Alemanha capitalista. A partir de 13 de agosto de 1961 a circulação de habitantes entre as duas cidades foi proibida.

10 Guerra do Vietnã Este conflito ocorreu entre 1959 e 1975 e contou com a intervenção direta dos EUA e URSS. Os soldados norte-americanos, apesar de todo aparato tecnológico, tiveram dificuldades em enfrentar os soldados vietcongs (apoiados pelos soviéticos) nas florestas tropicais do país. Milhares de pessoas, entre civis e militares morreram nos combates. Os EUA saíram derrotados e tiveram que abandonar o território vietnamita de forma vergonhosa em O Vietnã passou a ser socialista.

11 Implantação de Mudanças na URSS
A União Soviética foi uma das mais atingidas pela Segunda Guerra Mundial, e também foi um dos que mais contribuíram para a vitória dos Aliados sobre o nazi-fascismo. No pós-guerra, o governo soviético chefiado por Stálin concentrou seus esforços na reconstrução do país e em poucos anos, por meio de um planejamento econômico, levou a URSS à condição de segunda potência mundial A ditadura stalinista prendia e torturava seus opositores e mantinha rígida censura sobre os meios de comunicação. Em 1953, Stálin morre e é sucedido por Nikita Kruschev, Brejnev e Gorbatchev.

12 Os problemas econômicos e institucionais acumulados levaram às reformas de Gorbatchev, denominadas Perestroika e glasnost. No entanto, Gorbatchev perdeu o controle do processo desencadeado e a URSS deixou de existir, substituída pela CEI e por vários outros países. Seu desaparecimento levou ao fim dos governos socialistas no Leste Europeu e à reunificação das duas Alemanhas.

13 Queda do Muro de Berlim O Muro de Berlim que separava a Alemanha Ocidental da Oriental caiu na noite de 09 de Novembro de 1989 depois de 28 anos de existência. O impulso decisivo para a queda do muro foi um mal-entendido entre o governo da RDA.

14 Fim do Socialismo O primeiro buraco feito no Muro de Berlim fez desabar o sistema socialista europeu por completo.Após essa noite, não houve possibilidade de retorno. A queda do muro marca o início da extinção do regime comunista no Leste Europeu e provoca uma crise generalizada nos partidos comunistas. Em 1991, a URSS desintegra-se e as ex-repúblicas soviéticas formam a Comunidade de Estados Independentes.Sobrevivem, contudo, os governos comunistas da Coréia do Norte, Vietnã, Cuba e China.

15 Gabriella Fins - nº 07 Luana Silveira - nº 12 Tathiana Sacco - nº 24 8ª série C Geografia - Carmem


Carregar ppt "Guerra Fria e o Mundo Bipolar"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google