A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A água na Terra “Há 4,5 milhões de anos o nosso planeta estava em formação. Ele era muito quente e havia muitos vulcões em atividade. O planeta também.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A água na Terra “Há 4,5 milhões de anos o nosso planeta estava em formação. Ele era muito quente e havia muitos vulcões em atividade. O planeta também."— Transcrição da apresentação:

1 A água na Terra “Há 4,5 milhões de anos o nosso planeta estava em formação. Ele era muito quente e havia muitos vulcões em atividade. O planeta também era bombardeado por asteróides que carregavam os átomos da água! Nesse período de aquecimento e resfriamento ocorre uma chuva química, que dá origem a nossa água. Este primeiro “ciclo da água” durou muito tempo, até que a Terra esfriasse o suficiente para que os primeiros rios, lagos e mares pudessem existir. A água que existe no nosso planeta hoje, é a mesma que existia na época dos dinossauros!

2 A água é a substância que existe em todos os estados físicos na Terra.
Existe água em estado gasoso na atmosfera, proveniente da evaporação de todas as de superfícies úmidas – mares, rios e lagos; Em estado líquido, nos grandes depósitos do planeta – oceanos e mares (água salgada), rios e lagos (água doce) No subsolo, (constituindo os chamados lençóis freáticos); e em estado sólido, nas regiões frias do planeta.

3 O planeta Terra é formado por ¾ de água (doce e salgada) e apenas ¼ de terra (continentes e ilhas). Vamos imaginar que toda a água do mundo coubesse numa garrafa de 1 litro. Se tirássemos toda a água salgada, a porção de água doce seria suficiente apenas para encher um copinho de café. Só que a porção de água doce disponível para consumo direto não representa mais do que algumas gotinhas retiradas deste copinho.

4 A distribuição da água no planeta:

5 Há água?

6 A água e os seres vivos A água é o elemento fundamental para a existência da vida na Terra. Todos os seres vivos dependem dela para sobreviver e para garantir a permanência da espécie – a água sustenta a vida.

7 A água no ser humano O nosso corpo é formado por 70% de água, se a gente dividisse o nosso corpo em 10  partes iguais, 7 seriam formadas de água. Sem a água não existiria a vida como conhecemos, em nosso planeta.

8 Pense e responda: 1- O francês Georges Mougin desenvolveu um projeto que leva pedaços de icebergs para locais onde há falta de água! Por que em locais com pouca água não pensam em instalar “fábricas” de água? Explique sua resposta. 2- A água que Tutancâmon usou para tomar banho é a mesma que usamos hoje para fazer o café! Como isso é possível?

9 3- Em Marte só tem água congelada. E na Terra
3- Em Marte só tem água congelada. E na Terra? Quais são os estados físicos que encontramos a água? Dê exemplos. 4- Crie um gráfico que represente a distribuição da água salgada, da água doce, da água disponível para consumo no planeta. 5- Podemos passar duas semanas sem comer. Não podemos ficar três dias sem beber! Explique.


Carregar ppt "A água na Terra “Há 4,5 milhões de anos o nosso planeta estava em formação. Ele era muito quente e havia muitos vulcões em atividade. O planeta também."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google