A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciências: Entendendo a Natureza

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciências: Entendendo a Natureza"— Transcrição da apresentação:

1 Ciências: Entendendo a Natureza

2 OBSERVAÇÕES A Ciência procura entender o ambiente em que vivemos.
Para isso fazemos OBSERVAÇÕES.

3 Olhe ao seu redor e descreva cinco “observações”
Olhe ao seu redor e descreva cinco “observações”. (ex: A professora tem cabelo curto). Nos próximos slides, algumas “observações” foram fotografadas.

4 FIGURA 1

5 FIGURA 2

6 FIGURA 3 Rãs com 6 patas

7

8

9 Os cientista também gostam de diferenciar
FATOS de EXPLICAÇÕES.

10 É “FATO” que : se eu soltar uma pedra, ela cai no chão. Se eu colocar água no freezer ela vai congelar. O Sol sempre nasce ao Leste.

11 Agora, POR QUÊ a pedra cai ou a água congela
é procurar uma “EXPLICAÇÃO”. 2.Volte àquelas fotos bizarras e escreva algumas EXPLICAÇÕES para aqueles FATOS.

12 No caso dos sapos, várias HIPÓTESES foram levantadas para explicar essas anomalias:
Poluição por inseticidas Radiações Mutações Genéticas Mas até agora, nenhuma delas foi comprovada.

13 E no caso das florestas e estátuas, será que a sua explicação é igual à dos cientistas ?
Isso mesmo. Chuva Ácida! Indústrias que durante décadas lançaram substâncias ácidas na atmosfera contribuíram para a formação de nuvens que se deslocaram centenas de quilômetros e precipitaram ( choveram) em regiões distantes, causando danos irreparáveis.

14 As estátuas de mármore ( carbonato de cálcio) reagem quimicamente com o ácido das chuvas, ficando corroídas...

15 Bom, como vocês perceberam nós estamos VENDO todas essas coisas.
É através das observações que interagimos com tudo que nos rodeia ( Natureza, Meio-Ambiente, Universo ...). 3. E o que usamos para OBSERVAR As formas, as cores? Os sons? A temperatura do ar e a textura dos tecidos? O sabor dos alimentos? Os cheiros ao nosso redor?

16 Nossas observações dependem dos nossos sentidos.
Você conseguiria explicar para um cego o que são as cores ou para um surdo a diferença entre grave e agudo? Os órgãos dos sentidos são os nossos instrumentos de observação. Com eles observamos, analisamos e modificamos a Natureza para melhorar nossas vidas. 4. Para relembrar, associe cada sentido com o órgão do nosso corpo usado para fazer a observação.

17 Os SENTIDOS E SEUS ÓRGÃOS

18 Graças à sua inteligência o homem é capaz de criar instrumentos para captar aquilo que não pode observar diretamente. 5. Que instrumentos foram criados para observar objetos distantes? coisas muito pequenas? A energia vinda das estrelas? 6. Que instrumentos foram criados para captar informações sonoras?

19 Agora, uma série de imagens mostrará para vocês aquilo que praticamente não podemos ver sem auxílio dos instrumentos criados pelo homem.

20

21 Nebulosa

22 Alguns fitoplânctons

23 Água -viva

24 Marte

25 Superfície de Marte

26 Há séculos o homem investiga e cria aquilo que pode ajudar a melhorar sua vida .
7.Você sabe quando foi inventado o telescópio?

27 Telescópio de Galileu Jeep que fotografou Marte Telescópio de Calar Alto ( Espanha)

28 Com sua inteligência o homem desenvolveu instrumentos para perceber coisas que nem podemos ver !!!

29 Este é o Radio-observatório de Itapetinga, em Atibaia,SP.
O radiotelescópio serve para captar energia eletromagnética (ondas de rádio) que não podemos ver. Estas radiações, emitidas pelas estrelas fornecem-nos informações sobre os elementos químicos nelas existentes .

30 Radiotelescópio de Itapetinga, Atibaia, SP

31 Abelhas são capazes de enxergar cores que não vemos e muitos animais, como os morcegos, percebem sons que não ouvimos. Isso depende das adaptações que seus órgãos dos sentidos sofreram. Às vezes nossos órgãos ou nossos receptores nervosos podem estar danificados e não percebemos as informações completamente. É o caso de uma pessoa surda ou cega. Uma curiosidade sobre a forma de perceber as cores é o “daltonismo”. Devido a um problema em células que formam a retina ( cones), uma pessoa pode não perceber algumas cores.

32 Há três tipos de células-cone na retina
Há três tipos de células-cone na retina. Cada tipo percebe uma das três cores básicas. Todas as outras cores são combinações dessas três. Quando um dos tipos de cone não funciona, a percepção das cores é alterada. Você é capaz de enxergar o número “5” na figura ao lado?

33 Teste sua visão:

34

35

36 Graças à sua curiosidade e inteligência o homem vem descobrindo e inventando, aprendendo e transformando, muitas vezes errando e se enganando. Até nossos sentidos são capazes de nos enganar. Entre no site . Clique em links selecionados de ciências e procure “ilusões de ótica” na lista de “ Física”. 8. Selecione algumas figuras com seus colegas, peça permissão para imprimir e montem um painel para a próxima aula. Prof. Maria Júlia


Carregar ppt "Ciências: Entendendo a Natureza"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google