A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O MANGUE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O MANGUE."— Transcrição da apresentação:

1 O MANGUE

2 O ecossistema O Brasil tem uma das maiores extensões de manguezais do mundo. Origina-se a partir do encontro das águas doce e salgada, formando a água salobra As águas trazidas pelos rios contêm grande quantidade de argila e matéria orgânica em suspensão. O contato com a água salgada resulta na aglutinação desse material que vai se depositando sucessivamente e formando um solo lodoso, muito mole, úmido, salgado e pouco oxigenado.

3 Os animais do Manguezal
Os manguezais são conhecidos como berçários, porque existe uma série de animais que se reproduzem nestes locais. Os moluscos: Muitos moluscos vivem enterrados na lama, como é o caso dos sururus, enquanto que outros se fixam às raízes do mangue, como as ostras, e outros ainda se encontram em galerias cavadas em pedaços de madeira, os turus.

4 Os Peixes: Os peixes podem passar toda a sua vida no manguezal, uma fase ou apenas fazer migrações diárias de acordo com as mares, para a reprodução e bisca de alimento. Dentre as espécies, temos a sardinha, bagre, robalos, tainhas, baiacus, anchovas e outros;

5 Os crustáceos: Dentre os crustáceos, o mais
conhecido é o caranguejo (Ucides cordatus), e também os siris, tanto o azul quanto o vermelho. Os camarões, pitus, também são importantes no manguezal;

6 As aves: O manguezal é um verdadeiro santuário de aves que vivem parte de sua vida nos manguezais, principalmente as migratórias que encontram nos mangues proteção para descansar e se reproduzir, tais como, as garças, os guarás, os falcões, biguás, etc;

7 Os anfíbios: No manguezal os anfíbios encontram refúgio e alimento, dentre outros citamos os sapos, rãs e jias;

8 Os Répteis: Os Répteis que podem ser encontrados nos manguezais são os cágados e os jacarés ;

9 Os Insetos: os mais importantes são as mutucas, os
Os Insetos: os mais importantes são as mutucas, os maruins, mosquitos e as abelhas.

10 Os mamíferos: Os mamíferos representam uma fauna diversificada dentro dos manguezais. Muitos visitam a noite, à procura de alimento. Morcegos, macacos, guaxinins, capivaras e outros.

11 Os vegetais do Manguezal
Rhizophora mangle (Mangue-Vermelho) É a espécie mais conhecida ao longo do Litoral Brasileiro, uma árvore de casca lisa e clara, que ao ser raspada mostra cor vermelha. Suas raízes escoras são visíveis a longas distâncias e crescem rapidamente para atingir o solo lamoso e dar estabilidade à planta. O sistema radicular é formado por raízes chamadas rizóforos e possui membranas permeáveis que filtram a água, não permitindo a passagem do sal para o interior da planta.. A sua estrutura reprodutiva (vivíparo) se dá através de propágulos que ao amadurecer se desprendem da árvore mãe e caem como lanças, apontadas para baixo, vindo a enterrar-se na lama r. Sua casca é bastante rica em tanino, substância de cor vermelha e impermeabilizante. No início da colonização do Brasil foi muito explorada pelos curtumes para tingir couro e hoje tem sua exploração restrita e regulamentada, apesar da grande utilização pelas ceramistas. Na Malásia, está sendo utilizada para a produção de álcool, repelentes naturais e remédios.

12 Lagunculária racemosa (Mangue-Branco, mangue verdadeiro) É uma árvore pequena cujas folhas têm pecíolo vermelho com duas glândulas em sua parte superior, junto à lâmina da folha. Apresenta pneumatóforos menores do que os da Avicennia em média 10 cm de altura. É a espécie mais utilizada pelo caranguejo-uçá, para o cultivo de fungos e microorganismos, depois do apodrecimento das folhas no interior das tocas .

13 Avicennia schaueriana (Conhecida também como Siriba, siriúba ou mangue preto) É uma árvore de casca lisa castanho-claro, que quando raspada mostra cor amarelada e apresenta folhas esbranquiçadas por baixo devido a presença de pequenas escamas. . Esse gênero é mais tolerante ás altas salinidades, elimina o sal do interior da planta através de estômatos localizados na superfície das folhas. O sistema radicular desenvolve-se horizontalmente, a poucos centímetros da superfície da lama e dessas raízes axiais saem ramificações que crescem eretas (aéreas), conhecidas como pneumatóforos, com a função de fazer a troca gasosa entre a planta e o meio ambiente.

14 Avicennia germinas (Mangue Preto) São manguezais que desenvolvem-se melhor em ambientes de baixa salinidade. Possuem folhas com forma lanceolada e brilho bastante intenso.

15 A preservação A IMPORTÂNCIA DO MANGUEZAL
Os manguezais são ecossistemas de grande importância no equilíbrio ecológico, sendo um berçário favorável para o desenvolvimento de muitas espécies de animais e plantas. O manguezal é um dos ecossistemas mais importantes do planeta, sendo responsável pela manutenção de muitos dos recursos naturais da zona costeira. Pelo menos 2/3 das espécies de peixes explorada economicamente dependem desse ecossistema para a sua existência. A grande quantidade de detrito vegetal, como folhas, galhos e frutos das árvores, produzida por esse ecossistema constitui-se de alimento energético rico em proteínas para diversos componentes da fauna estuarina e marinha , a estrutura das raízes de mangue, formando emaranhados, oferece proteção para espécies da fauna marinha, durante os primeiros estágios de vida, contra seus predadores, formando um refúgio para diversas espécies animais ameaçadas de extinção, principalmente aves marinhas.

16 Vários produtos podem ser obtidos dos manguezais como remédios, álcool, adoçantes, óleos, tanino, etc... Sua área pode ser utilizada para turismo ecológico, educação ambiental, apicultura, piscicultura e criação de outras espécies marinhas, Como se pode notar o manguezal tem muito a oferecer, porém, o seu potencial deve ser utilizado de maneira racional, de forma sustentada, atendendo às suas necessidades de recomposição como períodos de desovas, perfloração das espécies vegetais, entre outras... o importante não é somente conhecer o que os manguezais têm a nos oferecer, mas também entender que deles dependem milhares de vidas de animais aquáticos e terrestres


Carregar ppt "O MANGUE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google