A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à Informática.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à Informática."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Informática

2 História do computador
Há muitos anos, o homem já se preocupava com a contagem dos números e como registrar as suas idéias. Os homens utilizavam pedras para fazer as contagens do seu rebanho. Nas rochas e grutas, registravam tudo que viam e criavam. Com o passar dos tempos não era mais possível fazer contas com pedras nem efetuar os registros nas pedras e nas grutas. Então, os homens começaram a inventar várias máquinas que facilitariam os seus trabalhos. Um dos primeiros equipamentos fabricados pelos homens foram os Ábacos, inventados pelos chineses. Por meio deles, era possível fazer contas.

3 Nos anos seguintes foram surgindo novas máquinas, tais como: máquina de calcular, máquina de tear, cartões perfurados... No início deste século surgiu o primeiro computador, o Mark 1. Com o tempo, ele foi chamado de ENIAC, o qual foi utilizado na segunda guerra mundial. Esses computadores eram muito caros e grandes. Chegavam a ser do tamanho de um apartamento de três quartos. Depois de muitas pesquisas, conseguiram chegar aos computadores pessoais, os quais todos nós usamos em nossas casas, escolas e no trabalho. Eles são bem mais velozes e baratos.

4 O computador e seus periféricos

5 O Computador A ação executada pelo computador pode ser comparada com o que ocorre com o nosso cérebro e membros. Por exemplo, quando avistamos um amigo e vamos cumprimentá-lo, esse fato acontece em várias fases até o ato de falar bom-dia. Fase 1: Ao avistar o amigo, você recebeu a imagem enviada através dos olhos; Fase 2: Procurou em sua memória uma imagem parecida com aquela; Fase 3: Ao encontrar a imagem, capturou todas as informações referente àquela pessoa; Fase 4: Diante das informações, tomou a decisão de cumprimentá-la; Fase 5: Mandou uma ordem para a boca dizer “Bom-dia”. Isto se assemelha com o processamento do computador.

6 Como vimos, um simples processo envolve várias fases.
Diante disto, encontramos importantes conceitos do processamento de dados: Entrada: Envio de uma informação para o cérebro Processamento: Análise e tomada de decisão diante das informações Saída: Resposta do cérebro à informação recebida Observe o diagrama abaixo: Substituindo pelas partes do corpo envolvida no processo, temos: Podemos dizer que nosso cérebro é uma Unidade Central de Processamento (CPU), e os órgãos internos e externos são os periféricos, isto é, os olhos funcionaram como periférico de entrada, e a boca como periférico de saída.

7 Hardware: Significa equipamento pesado, é a parte física do computador. Componentes de memória, periféricos, cabos, placas e chips fazem parte dele. Software: São os programas que, utilizando o hardware computador, executam as diferentes tarefas necessárias ao processamento de dados. Existem softwares de vários tipos: Aplicativos, linguagem e sistema.

8 Processador: É o cérebro do computador – tem como função receber os comandos, processá-los conforme um conjunto de instruções e gerar um resultado. Cada microprocessador possui uma determinada velocidade de processamento medida em MHz. Exemplos: Pentium III 900 Mhz Pentium Ghz AMD Duron 700 Mhz AMD Athlon 1.0 Ghz

9 Placa mãe: É a principal placa do computador, é responsável por levar as informações entre processador e periféricos.

10 Memória Ram: Memória Principal (DRAM): (Dynamic Access Memory) – também chamada de memória principal, tem a função de fornecer a CPU as informações a serem processadas, e conseqüentemente irá guardar os resultados desse processamento. Como o próprio nome diz é volátil, ou seja, ao desligar o computador, perde suas informações.

11 HD (Hard Disk ou HDD): Todos os programas e arquivos são armazenados no disco rígido, também chamado de HDD (Hard Disk Drive) ou Winchester. A capacidade do disco rígido, medida em Gigabytes, determina a quantidade de arquivos e programas que será possível armazenar. O disco rígido também exerce uma grande influência sobre a performance global do equipamento. O disco rígido é acomodado no gabinete e ligado à placa mãe através de um cabo.

12 Monitor: O monitor tem uma importância vital, pois em conjunto com a placa de vídeo forma o principal meio de comunicação entre a máquina e nós. O mais comum por parte dos usuários que usam monitores de 14 polegadas, é o uso de resolução de 800x600, pois mesmo quando suportadas, resoluções maiores acabam sendo desconfortáveis em um monitor pequeno. No caso de monitores grandes porém, o uso de resoluções maiores já é fortemente recomendado.

13 Disquete e Drive 3 ½: Disquete: apesar de ultrapassado, ainda é muito utilizado para armazenamento de dados desde que seu tamanho seja limitado a 1.44 mb, pois é uma mídia removível possibilitando troca de arquivos. Drive 3 ½ : este é o leitor e gravador do disquete.

14 CD, CD-ROM e Gravador: Pode armazenar 700 Mb. É hoje a forma mais usada de armazenamento de informações, seja em forma de backup ou até mesmo como arquivos de instalação. Comparação: um CD armazena o equivalente a 451 disquetes aproximadamente. Na média pode armazenar até 200 músicas em formato mp3. Quanto ao tipo de mídia, existe a gravável (CD) e a regravável (CDRW). Gravador CDRW CD ROM

15 Placas de Vídeo, Som, Fax e Rede:
Na maioria dos computadores pessoais vendidos hoje, essas quatro placas andam em conjunto, ou seja, vem embutidas junto a placa mãe (onboard). Placa de vídeo: responsável por transformar as imagens e transmiti-las para o monitor. Placa de som: em conjunto com o CD-Rom compõe o kit multimídia, responsável por unir música e vídeo ao computador. Placa de Fax-Modem: é uma das placas mais usadas hoje em dia, pois proporciona o acesso à internet. É medido pela sua velocidade de conexão (56 Kbps) Placa de Rede: é usado muito em empresas, pois através dela é possível ligar vários computadores, possibilitando a troca de arquivos e impressoras. Placa de Rede Placa de Som Fax-Modem Placa de Vídeo

16 Impressoras: Entre os periféricos essenciais do micro a impressora é o mais importante. É a ferramenta que possibilita colocar em papel o que está no computador. É fabricada em diferentes tecnologias, das quais as mais comuns são as impressoras matriciais, a jato de tinta e a laser. Jato de Tinta Laser Matricial

17 Scanner: O scanner é um periférico de grande valor para quem deseja passar para o computador imagens gráficas. Os materiais digitalizados podem ser: fotos, recortes de jornais, revistas, desenhos artísticos e técnicos para ilustração que se fossem criados no computador seriam caros e demorados. Por essa razão o scanner é um periférico primordial para o trabalho com artes gráficas.

18 Teclado e Mouse: Dentre os periféricos de entrada utilizados pelo computador, estão aí os dois mais empregados. Quanto ao teclado, existem vários modelos, sendo os mais utilizados os que empregam o padrão ABNT2 (o que contém ç). Como na foto existem alguns modelos ergonômicos, que possibilitam não somente uma digitação mais confortável, como também impedem o aparecimento da L.E.R (lesão por esforço repetitivo). Em relação ao mouse, existem os de três botões e os de dois, que fazem basicamente o mesmo serviço. O botão esquerdo é o mais utilizado, o da direita é usado geralmente para acessar alguns menus de acesso e atalhos.


Carregar ppt "Introdução à Informática."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google