A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo VIII Itinerários educativos Os itinerários educativos são interdependentes e complementares; levando em conta as características próprias dos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo VIII Itinerários educativos Os itinerários educativos são interdependentes e complementares; levando em conta as características próprias dos."— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo VIII Itinerários educativos Os itinerários educativos são interdependentes e complementares; levando em conta as características próprias dos diferentes enfoques da mesma e única missão educativa passionista, estabelecemos as seguintes modalidades: Educação à vida; Educação formal; Educação evangelizadora; Educação promocional.

2 Os destinatários deste setor são muito diferentes entre eles por idade, sexo, cultura, instrução, situação sócio econômica etc., fatores que incidem fortemente sobre as causas do desajuste e da marginalização. A ação preventiva, realizadsa em vários níveis, tem por objetivo reparar, o mais possível, as conseqüências da marginalização e seus efeitos negativos, se torna terapia, apoio, acompanhamento, ajuda, para poder despertar interesse em relação a própria existência e aos direitos e deveres que essa comporta e fundá-la novamente sobre os valores que dão sentido e significado vida. Educação à vida

3 Educação formal A comunidade educativa passionista é formada por todos aqueles que estão diretamente envolvidos na elaboração e realização do Projeto Educativo. Todos são chamados a favorecer um clima de confiança, confiabilidade, familiaridade, correção amigável. O ambiente sereno e alegre conduzido com docilidade e firmeza pelos educadores, a busca de propostas especificas para os educandos em dificuldade, são meios eficazes para uma sadia prevenção. [1] [1] Cf DRESC 32,100

4 Através da escola nas várias etapas e ou cursos queremos promover a formação integral do educando, o desenvolvimento de suas potencialidades, o senso crítico, a sua preparação para uma cidadania comprometida, a formação do senso ético-social e a abertura ao transcendente.

5 Queremos abrir nossos educandos ao protagonismo, que possam, cada qual na sua condição, ser agentes de transformação do próprio meio, construir para si uma concepção da vida firmada numa escala de valores voltada à interiorização e promoção dos valores humano-cristãos universais.

6 Linhas de educação popular Trabalhando com e pelo povo, se pretende assumir a identidade e o conjunto de valores que constituem a história e a sua projeção; valorizar a vocação própria de cada pessoa ao protagonismo nos empenhamos na formação para a solidariedade, em despertar o espírito de iniciativa, animar o compromisso de cidadãos responsáveis, de agentes críticos na transformação do própria realidade.

7 Educação evangelizadora De muitas formas, nos servimos de várias atividades pastorais, nas diferentes realidades; nos empenhamos em anunciar o Evangelho e o testemunhamos com a nossa vida, oração e ação, nos grupos juvenis, nas famílias, nas escolas, nas missões populares, nas várias realidades onde estamos presentes. Consideramos prioritária a formação de lideranças evangelizadoras comprometidas nos vários níveis e de modo particular na animação vocacional.

8 Educação Promocional Com a educação promocional fazemos referência a todas as atividades e iniciativas que têm por objetivo apoiar a pessoa em situação de desajuste, exploração e pobreza.

9 Esse serviço educativo é realizado através dos vários e diversificados projetos sociais locais, mantidos pelas províncias, ou em parceria com outras entidades. São projetos de promoção da mulher, de apoio e orientação à família, de acolhida e atendimento aos idosos e doentes, sentido da missionariedade da Vida Consagrada. Na maior parte das situações os destinatários dessa modalidade não são acolhidos nos nossos centros educativos, residem nas famílias ou em outras estruturas.

10 Nós queremos, com a riqueza do carisma Passionista, participar da missão evangelizadora da Igreja. Estamos convencidas de que o desenvolvimento de um povo, não deriva primeiramente do dinheiro, das ajudas materiais, das estruturas técnicas, mas sim da formação da consciência, de idéias e costumes amadurecidos em clima de vivência dos valores universais.

11 A missão do(a) educador(a) passionista se assemelha à do jardineiro: prepara a terra, seleciona as sementes, coloca-as no solo e, enquanto aguarda que germinem, se dispõe a cuidar de uma nova planta.


Carregar ppt "Capítulo VIII Itinerários educativos Os itinerários educativos são interdependentes e complementares; levando em conta as características próprias dos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google