A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Socorro: Meus filhos não obedecem!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Socorro: Meus filhos não obedecem!"— Transcrição da apresentação:

1 Socorro: Meus filhos não obedecem!
“Filho de peixe, peixinho é!”

2 Tipos de Pais Dominadores – supressores Permissivos - bonzinhos
Educadores – motivadores

3 Características do Pais Dominadores 1
Características do Pais Dominadores 1. Fazem observações críticas e hostis, invalidam e diminuem os filhos. Manipulam o poder a seu favor.Sempre estão certos e nunca cometem erros. A culpa é sempre dos outros Têm tendência a evidenciar os pontos fracos dos filhos e desconhecer as suas qualidades. Dificilmente elogiam.

4 3. Utilizam generalizações ao se referirem aos comportamentos dos filhos – “Você não faz nada direito!”, “Você é um incompetente!”, “Você sempre me contraria!”, “Você nunca me obedece!” Engolem o “poder pessoal dos filhos”. Por consequência, estes se transformam em pessoas intimidadas, falham constantemente e agem na vida de maneira deficiente e sem sucesso. Ou, tornam-se “modelos de cópia” dos filhos, que disputarão o poder com eles, de forma competitiva e supressora.

5 Características de Pais Permissivos 1
Características de Pais Permissivos São carentes, emocionalmente, e têm dependência emocional dos filhos Precisam dos filhos para dar sentido à sua vida, por isso, têm muito medo de perdê-lo. Chamam a isso de amor. 3. Sofrem de sentimento de culpa, e para evitar este sentimento fazem todas as vontades dos filhos.

6 4. Superprotegem os filhos e são extremamente preocupados com sua segurança. Isto os faz sentirem-se fortes e necessários. Projetam a sua fragilidade e insegurança nos filhos Têm dificuldade para dar ordens aos filhos; sofrem porque eles não os obedecem e, na maioria das vezes, não sabem como reverter a situação.

7 Características dos Pais Educadores 1
Características dos Pais Educadores 1. Constroem o sistema pais e filhos dentro dos princípios de hierarquia e ensinam aos filhos o “sentido de autoridade” Pais determinam e filhos obedecem. 2. Procuram informar aos filhos o “por quê” das determinações, explicando o raciocínio lógico e a conduta moral embutidos na ordem dada. Sustentam o seu comando com firmeza.

8 3. Incansavelmente, treinam os filhos a se esforçarem física, emocional e moralmente, para construírem e fortalecerem a sua “força de vontade”. 4. Ensinam aos filhos ética e moral e exigem que eles exercitem o seu livre arbítrio de maneira virtuosa. Coíbem com firmeza, a prática dos vícios morais. Invariavelmente ouvem os filhos, cedendo aos seus apelos, por justiça; nunca para fugir às pressões.

9 5. Invariavelmente, assumem a responsabilidade dos seus atos e cobram o mesmo de seus filhos. Não culpam a ninguém e nem a nada, pelos acontecimentos de sua vida. 6. Dizem “sim” e “não” com coerência. 7. Educam com amor, paciência, firmeza e justiça. Sentem amor pelos filhos e os tratam com respeito e consideração, ensinando-os a fazerem o mesmo com ele, os pais. 8. Ensinam e praticam o valor “família”.

10 Curva de maturidade

11 Perguntas ?

12 Felicidades! Susan Leibig Instituto de Pesquisas em Neuroeducação
Tel.:


Carregar ppt "Socorro: Meus filhos não obedecem!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google