A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nivalde J. de Castro Roberto Brandão Inserção da bioeletricidade na matriz de geração de eletricidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nivalde J. de Castro Roberto Brandão Inserção da bioeletricidade na matriz de geração de eletricidade."— Transcrição da apresentação:

1 Nivalde J. de Castro Roberto Brandão Inserção da bioeletricidade na matriz de geração de eletricidade

2 2 Estudos do Gesel sobre a matriz de geração e os Leilões de Energia Nova 1. O ICB não permite comparar adequadamente projetos de características diferentes: tenta comparar custos certos (bioeletricidade) com custos incertos (térmicas a óleo e gás). 2. Contratação maciça de térmicas com geração cara implica em risco financeiro para o Setor Elétrico. 3. Cálculo das garantias físicas não capta corretamente os benefícios dos projetos para o sistema.

3 3 GESEL – Grupo de Estudos do Setor Elétrico – IE/UFRJ 3 Estudo do Gesel sobre garantias físicas O cálculo da Garantia Física das novas usinas não mede a contribuição dos projetos para o sistema em termos de capacidade de atender a uma carga crescente: Benefício da sazonalidade complementar da bioeletricidade no Sudeste e Centro-Oeste está sendo subestimado. Térmicas com custos variáveis elevados têm seus benefícios superestimados.

4 4 Estudo do Gesel sobre garantias físicas: experimente realizado A garantia física de vários projetos foi calculada pela a metodologia oficial e pelo ganho que a usina proporciona ao sistema. Usinas modeladas no Newave : Quatro termoelétricas semelhantes às ganhadoras dos leilões de 2009 (Custos Variáveis Unitários entre 103 e 238 R$/MWh). Bioeletricidade com geração entre maio e novembro.

5 5 GESEL – Grupo de Estudos do Setor Elétrico – IE/UFRJ 5 Resultados do Experimento: aumento da GF do sistema x cálculo oficial

6 6 Conclusões 1. Leilões específicos indicam ser instrumentos mais eficazes do que leilões genéricos. 2. Política energética pode buscar e convergir para uma matriz estratégica. 3. Política industrial pode estimular cadeias produtivas dos projetos que estão em sintonia com a matriz estratégica: bioeletricidade, eólica, etc.


Carregar ppt "Nivalde J. de Castro Roberto Brandão Inserção da bioeletricidade na matriz de geração de eletricidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google