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Gerenciamento de projetos
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Fase Inicial do Gerenciamento
O objetivo é levantar alguns pontos importantes para a boa condução do projeto: objetivos e escopo do problema, alternativas de solução, restrições técnicas e administrativas e apresentar isto através do documentos. as partes envolvidas no projeto devem reunir-se para defini-las;
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Cronograma Determinação de Prazos
Cada projeto é caracterizado por um conjunto de atividades a serem executadas. Um projeto deve obedecer a um conjunto bem definido de tarefas, ao inter-relacionamento das tarefas Com base nestas informações, é possível criar uma representação (gráfico ou tabela) que expresse o tempo dedicado a cada tarefa, determinando assim o prazo final do projeto.
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Cronograma Determinação de Prazos
A precisão nos cronogramas é tão importante quanto a precisão nos custos Custos adicionais: podem ser absorvidos por várias vendas pode ser estipulado um novo preço O NÃO cumprimento do cronograma: cria insatisfação dos clientes reduz o impacto no mercado cria problemas com a integração dos sistemas
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Gráfico de Gantt (Diagrama de Barras)
É uma técnica de representação gráfica das decisões que mostra, dentro de um calendário, quando as atividades deverão ocorrer. Seu objetivo é mostrar a duração de cada tarefa. Seu mérito esta na simplicidade Utiliza barras horizontais, colocadas dentro de uma escala de tempo É a mais antiga técnica de administração de projeto
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Gráfico de Gantt
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PERT (Program Evaluation and Review Technique) CPM (Critical Path Method - Método do Caminho Crítico) São técnicas que evidenciam o inter-relacionamento entre as atividades de um projeto global
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PERT Rede PERT exibe a seqüência de tarefas necessárias a um projeto;
Representam a distribuição das atividades no tempo e também a interdependência das tarefas Permitem calcular tempos limites de realização de atividades As durações das tarefas são geralmente medidas em dias.
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No Planejamento da Rede deve-se:
Identificar as tarefas; Identificar a ordem em que ocorrem estas tarefas, com as interdependências entre elas; determinar a duração das tarefas.
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Representação da Rede evento final evento inicial atividade duração da atividade Eventos = marcos que caracterizam determinados instantes. Ex. na Computação: tratamentos de erros finalizado; testes terminados;
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Atividade Dependente 1 A 10 C 3 4 B 15 10 2
A atividade C só pode ser executada depois que as atividades A e B forem concluídas
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Atividade Dependente 5 1 D A 12 10 C 3 4 B 15 10 2
A atividade C e D só pode ser executada depois que as atividades A e B forem concluídas
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Atividade Paralela C 1 A 10 10 D 2 4 5 B 12 14
A atividade B e C podem ser executadas simultaneamente.
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Tempo execução da rede 1 A 10 C 2 4 5 B 12 14
Soma dos tempos de duração de cada atividade
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Tempo execução da rede Para redes onde as atividades podem ocorrer em paralelo, outras variáveis devem ser consideradas: cedo do evento; tarde do evento; caminho crítico; folgas.
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O evento 5 marca o término de 3 atividades, e ele só vai ser atingido quando todas as operações forem realizadas. 2 A E C 2 3 6 1 4 F 5 B 7 D 4 G 5 3 8
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Cedo do evento Tempo necessário para que o evento seja atingido, sem atraso: 2 A E C 2 3 6 1 4 F 5 B 7 D 4 G 5 3 8 cedo = max (cedo anterior + duração)
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Cedo do evento Tempo necessário para que o evento seja atingido, sem atraso: 0 + 2 = 2 2 A E C 2 3 6 1 4 F 5 B 7 D 0 + 4 = 4 4 G 5 3 8 cedo = max (cedo anterior + duração)
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Cedo do evento Tempo necessário para que o evento seja atingido, sem atraso: 2 3 4 5 A D C 1 B 2 + 3 = 5 4 + 5 = 9 cedo = max (cedo anterior + duração)
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Cedo do evento Tempo necessário para que o evento seja atingido, sem atraso: 2 2 2+6=8 9+7=16 4+8=12 A E C 9 16 2 3 6 1 4 F 5 B 7 D 4 4 G 5 3 8 cedo = max (cedo anterior + duração)
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Método do Caminho crítico (CPM)
Caminho de rede em que a soma dos tempos entre as tarefas é a maior do que qualquer outro caminho da rede. 2 2 A E C 9 16 2 3 6 1 4 F 5 B 7 D 4 4 G 5 3 8
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caminho crítico 4+5+7 2+6 2+3+7 4+8 2 2 A E C 9 2 16 3 6 1 4 F 5 B 7 D
C 9 2 16 3 6 1 4 F 5 B 7 D 4 4 G 5 3 8 o caminho (sequência) mais longo é aquele que consome mais tempo. Ele determina o CPM, cuja extensão determina o tempo total da rede.
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Tarde do evento Tempo limite para a realização do evento para
não atrasar o projeto 2 2 16 A E C 9 2 3 6 1 4 F 5 B 7 D 4 4 G 5 3 8 tarde = min (tarde posterior – duração)
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Tarde do evento 16-6=10 9-3=6 2 2 16 A E C 2 6 1 3 F 5 4 B 7 4 4 3
C 2 9 6 1 3 9 F 5 4 B 7 4 4 3 16-7=9 tarde = min (tarde posterior – duração)
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Tarde do evento 2 2 16 A E C 2 6 1 3 F 5 4 B 7 D 4 4 G 5 3 8
2 16 A E C 2 9 6 1 3 9 F 5 4 4 B 7 D 4 4 G 5 3 8 tarde = min (tarde posterior – duração)
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Uma forma mais aprimorada para representação da rede
cedo cedo Atividade, duração 2 1 tarde tarde (folga)
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Folga folga = (tarde – cedo)
As atividades com folga zero determinam o caminho crítico do projeto, ou seja aquelas atividades, cujo tempo de execução é fatal para o atingimento do final do projeto no prazo.
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Folga 6 = 4 2 2 16 = 0 = 0 A E C 2 9 = 0 6 1 3 9 F 5 4 4 B = 0 7 D 4 4 G 5 3 8 folga = (tarde – cedo)
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