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PublicouWilliam Lucio Alterado mais de 9 anos atrás
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17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências –Química da vida e saúde Conceito na Capes: 4 Início do Curso: Mestrado: 2008 Doutorado: 2008 Apresentador: Felix Soares Centro de Ciências Naturais e Exatas MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP
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UFSM Pontos fortes do Programa Reconhecimento, por parte dos membros do PPG, da importância social da “alfabetização científica” e o comprometimento de colaborar para a melhoria do ensino básico na nossa região. Houve um substancial aumento de submissões de manuscritos do último ano ( demora na área para o parecer final sobre estas submissões). Ser uma programa inter-institucional (associação ampla UFRGS- UFSM- FURG).
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UFSM Pontos fracos do Programa Produção acadêmica incipiente na área de Educação em Ciências.
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UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Promover atividades integradas envolvendo os acadêmicos do curso, o projeto Ciência-Viva (CCNE), os cursos de licenciatura e as escolas da região. A infra- estrutura existente; tradição de alguns grupos neste tipo de atividade Liberação do professores da rede para participar 1 Contratação de no mínimo 2 professores com formação específica na área (Educação em Ciências) Disputa por novas vagas dentro dos departamen- tos 1
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UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Readequação das disciplinas e linhas de pesquisa ao “novo” quadro de orientadores (dada a recente expansão). Boa, dado o comprometi mento dos docentes com o PPG Concordância dos departamen- tos com a participação dos docentes e valorização das APGs na progressão funcional 2 Implementar evento integrador do PPGECQVS Boa: entusiasmo dos membros em criar este evento Recursos2
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UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE DP - 2008200920102011 481018 MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Ampliação do quadro de docentes com formação na área difícilDificuldade de obter novas vagas 1 Produção na área: descredenciamento dos que não alcançarem as metas de produtividade estabelecidas. boa1
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UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA 2008200920102011 81924 Número de projetos de pesquisa MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Instalação do curso em área que abrigue a parte administrativa do curso, espaço para atividades didáticas, salas de permanência para os bolsistas e os laboratórios de pesquisa Em fase de implementação 1 Equipar os laboratórios de pesquisa em ensino do prédio 13-B, dotando dos recursos necessários para melhoria significativa nas pesquisas desenvolvidas no PPG Boa, dada a existência de recursos já aprovados 1
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UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Intensificar as interações com as unidades-membros do PPG na UFRGS e FURG: boa Recursos para a interação 1 Tentar estimular a interação internacional média 2
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UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL 2008200920102011 2 (4) 5 (6) 7 (6) Trabalhos completos em periódicos MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridad e 1 a 5 Todos os docentes do programa devem atingir a produtividade mínima exigida pela área: publicações qualificada; participações em evento e produção de material didático. Boa, dada o empenho observado para submeter artigos e participar de eventos. 1 Incentivo a participação de discentes e docentes em eventos de pesquisa em Ensino de Ciências, sempre que possível com auxílio (passagens e diárias). Falta de recursos 2
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UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO Capacidade de formação2008200920102011 MESTRADO Número de discentes matriculados em cada ano 91411 Número de titulados em cada ano 11012 DOUTORADO Número de discentes matriculados em cada ano 611314 Número de titulados em cada ano 14 MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Promover a co-orientação de iniciação científica, para engajar acadêmicos de graduação nas linhas de pesquisa do PPG, objetivando atrair futuros alunos que já tenham tido experiência de iniciação científica na área Boa – Ocorreu ações junto a PIBID 3
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UFSM EIXO 6 DESTINO DOS MESTRES E DOUTORES EGRESSOS Situação dos egressosMestresDoutores Total de egressos235 Porcentual de egressos como professores universitários, IFETs ou pesquisadores em institutos de pesquisa ou semelhantes 4,3%60% Porcentual de egressos que participam em Programas de PG 34,7%- Demais destinos relevantes dos egressos17,4%20%
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UFSM EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA A reunião com os alunos e professores resultou em uma avaliação geral muito positiva do curso e ficou como sugestão a alteração de alguns pontos da grade disciplinas a serem implementadas em 2012. Em geral, a avaliação sobre o ambiente acadêmico no PPGEC foi positiva.
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UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRA-ESTRUTURA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Consolidar o espaço Ciência- Viva, reforçando a interação Projeto Ciência-Viva /PPG
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UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 9 INSERÇÃO SOCIAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Incrementar ações nas escolas de ensino básico da região boa1 Incrementar ações junto ao Ciência Viva (CV) boa1 Evento ensino de ciências boa2 Curso de formação continuada professores CV boa2
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UFSM CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS PRINCIPAIS METAS Incrementar a produtividade acadêmica na área de Ensino de Ciência (EC); Aumento do quadro docente com formação na área EC; Consolidar o espaço “Ciência – Viva” como pólo difusor de alfabetização científica e produção de conhecimento na área de EC; Incrementar interação com as escolas da rede de ensino básico para formação continuada de professores (mestrado profissionalizante?)
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