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17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.

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1 17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências –Química da vida e saúde Conceito na Capes: 4 Início do Curso:  Mestrado: 2008  Doutorado: 2008 Apresentador: Felix Soares Centro de Ciências Naturais e Exatas MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP

2 UFSM Pontos fortes do Programa  Reconhecimento, por parte dos membros do PPG, da importância social da “alfabetização científica” e o comprometimento de colaborar para a melhoria do ensino básico na nossa região.  Houve um substancial aumento de submissões de manuscritos do último ano ( demora na área para o parecer final sobre estas submissões).  Ser uma programa inter-institucional (associação ampla UFRGS- UFSM- FURG).

3 UFSM Pontos fracos do Programa  Produção acadêmica incipiente na área de Educação em Ciências.

4 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Promover atividades integradas envolvendo os acadêmicos do curso, o projeto Ciência-Viva (CCNE), os cursos de licenciatura e as escolas da região. A infra- estrutura existente; tradição de alguns grupos neste tipo de atividade Liberação do professores da rede para participar 1 Contratação de no mínimo 2 professores com formação específica na área (Educação em Ciências) Disputa por novas vagas dentro dos departamen- tos 1

5 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Readequação das disciplinas e linhas de pesquisa ao “novo” quadro de orientadores (dada a recente expansão). Boa, dado o comprometi mento dos docentes com o PPG Concordância dos departamen- tos com a participação dos docentes e valorização das APGs na progressão funcional 2 Implementar evento integrador do PPGECQVS Boa: entusiasmo dos membros em criar este evento Recursos2

6 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE DP - 2008200920102011 481018 MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Ampliação do quadro de docentes com formação na área difícilDificuldade de obter novas vagas 1 Produção na área: descredenciamento dos que não alcançarem as metas de produtividade estabelecidas. boa1

7 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA 2008200920102011 81924 Número de projetos de pesquisa MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Instalação do curso em área que abrigue a parte administrativa do curso, espaço para atividades didáticas, salas de permanência para os bolsistas e os laboratórios de pesquisa Em fase de implementação 1 Equipar os laboratórios de pesquisa em ensino do prédio 13-B, dotando dos recursos necessários para melhoria significativa nas pesquisas desenvolvidas no PPG Boa, dada a existência de recursos já aprovados 1

8 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Intensificar as interações com as unidades-membros do PPG na UFRGS e FURG: boa Recursos para a interação 1 Tentar estimular a interação internacional média 2

9 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL 2008200920102011 2 (4) 5 (6) 7 (6) Trabalhos completos em periódicos MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridad e 1 a 5 Todos os docentes do programa devem atingir a produtividade mínima exigida pela área: publicações qualificada; participações em evento e produção de material didático. Boa, dada o empenho observado para submeter artigos e participar de eventos. 1 Incentivo a participação de discentes e docentes em eventos de pesquisa em Ensino de Ciências, sempre que possível com auxílio (passagens e diárias). Falta de recursos 2

10 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO Capacidade de formação2008200920102011 MESTRADO  Número de discentes matriculados em cada ano 91411  Número de titulados em cada ano 11012 DOUTORADO  Número de discentes matriculados em cada ano 611314  Número de titulados em cada ano 14 MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Promover a co-orientação de iniciação científica, para engajar acadêmicos de graduação nas linhas de pesquisa do PPG, objetivando atrair futuros alunos que já tenham tido experiência de iniciação científica na área Boa – Ocorreu ações junto a PIBID 3

11 UFSM EIXO 6 DESTINO DOS MESTRES E DOUTORES EGRESSOS Situação dos egressosMestresDoutores Total de egressos235 Porcentual de egressos como professores universitários, IFETs ou pesquisadores em institutos de pesquisa ou semelhantes 4,3%60% Porcentual de egressos que participam em Programas de PG 34,7%- Demais destinos relevantes dos egressos17,4%20%

12 UFSM EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA A reunião com os alunos e professores resultou em uma avaliação geral muito positiva do curso e ficou como sugestão a alteração de alguns pontos da grade disciplinas a serem implementadas em 2012. Em geral, a avaliação sobre o ambiente acadêmico no PPGEC foi positiva.

13 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRA-ESTRUTURA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Consolidar o espaço Ciência- Viva, reforçando a interação Projeto Ciência-Viva /PPG

14 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 9 INSERÇÃO SOCIAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Incrementar ações nas escolas de ensino básico da região boa1 Incrementar ações junto ao Ciência Viva (CV) boa1 Evento ensino de ciências boa2 Curso de formação continuada professores  CV boa2

15 UFSM CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS PRINCIPAIS METAS  Incrementar a produtividade acadêmica na área de Ensino de Ciência (EC);  Aumento do quadro docente com formação na área EC;  Consolidar o espaço “Ciência – Viva” como pólo difusor de alfabetização científica e produção de conhecimento na área de EC;  Incrementar interação com as escolas da rede de ensino básico para formação continuada de professores (mestrado profissionalizante?)

16 UFSM


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