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Esquema básico do hardware
Memória Auxiliar Esquema básico do hardware Processamento e Controle Unidade de Entrada Unidade de Saída Armazenamento Secundário
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Sistema Central e Periféricos
HARDWARE Corresponde à parte material , os componentes físicos do sistema; é o computador propriamente dito. O hardware é composto por vários tipos de equipamentos, sendo divido em 2 componentes principais: Sistema Central e Periféricos
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Sistema Central Unidade Central de Memória Principal Processamento
(UCP ou CPU) Memória Principal
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Unidade Central de Processamento Microprocessador (chip)
Localização: Gabinete (composto de circuitos eletrônicos ou integrados) Unidade Central de Processamento Microprocessador (chip) Conjunto de circuitos integrados capazes de gerenciar todas as funções do sistema e por executar as tarefas desejadas: somar, armazenar dados, receber informações, etc. Circuito integrado: transistores e outros componentes eletrônicos miniaturizados e montados em um único chip
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Sistema Central Unidade Central de Processamento (CPU)
Microprocessador gerenciamento de todas as funções do sistema, incluindo operações aritméticas e lógicas, entradas e saídas, controle do fluxo do processamento. milhões de instruções por segundo Responsável por fazer o processamento dos dados, ou seja, transformar dados de entrada em dados de saída.
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Unidade de Controle (UC):
Sistema Central Unidade de Controle (UC): responsável pelo fluxo de dados e interpretação de cada instrução do programa. Todo o processamento é controlado e coordenado pela UC. ULA CPU UC Memória Principal Unidade Lógica e Aritmética (ULA): responsável pelas operações aritméticas e lógicas, tomada de decisão. É coordenada pela UC.
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Sistema Central Memória Principal:
É a parte do computador que armazenar: informações que serão processadas na UCP Resultados intermediários e finais de operações Instruções, programas a serem processados ou em execução
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Memória Principal Memória Principal rápida, limitada, ou central
temporária e volátil RAM (Random Access Memory) É conhecida como a área de trabalho do usuário necessita de energia elétrica para manter as informações Guarda temporiamente os programas que estamos utilizando ROM (Read Only Memory) (Memória somente de leitura) * conteúdo gravado pelo fabricante só pode ser lida pela CPU Não precisa de energia eletrica para manter seu conteúdo.
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Memória Auxiliar, Secundária ou de Massa (armazena informações a serem utilizadas outro dia)
mais lenta, maior capacidade e teoricamente permanente: não volátil - Cartão Perfurado - Disco flexível (disquete) - Winchester - CD-ROM, CD-R
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BIT COMO A INFORMAÇÃO É REPRESENTADA componente básico menor unidade
da memória menor unidade de informação. zero (0) ou um (1) CPU trabalha com linguagem de máquina representa “circuito” 1 BIT ==> 2 valores ==> padrões (agrupamento de vários bits) representar outros valores
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BYTE agrupamento de bits conter uma informação mais bytes
mais informações processadas por convenção 8 bits 28 = 256 combinações
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COMO A INFORMAÇÃO É ARMAZENADA
quantificar memória principal medir capacidade de armazenamento Múltiplos de bytes kilo, mega, giga, tera valores aproximados kilo K mil bytes Mega M milhão bytes Giga G bilhão bytes Tera T trilhão bytes
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Periféricos Unidades de Entrada Unidades de Saída
responsáveis pela comunicação entre as pessoas e a máquina.
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COMO A INFORMAÇÃO ENTRA
NO EQUIPAMENTO Dispositivos de entrada convertem dados e informação em sinais que o computador pode utilizar e processar. - Teclado Scanner Tela sensível ao toque - Caneta Luminosa - Joystick - Mouse
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COMO A INFORMAÇÃO SAI DO EQUIPAMENTO
Dispositivos de saída convertem sinais digitais internamente armazenados para formas úteis externamente. A informação pode sair do sistema em diferentes formas básicas e suas combinações. * Texto * Imagem * Som * Digital ou analógico - Impressoras - Plotters - Monitores de Vídeo
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Placa mãe Responsáveis por interligar todos os componentes do PC de maneira eficiente e confiável, placas de fibra de vidro com várias camadas e milhares de vias elétricas que interligam um punhado de chips e uma centena de componentes discretos espalhados por toda a sua superfície
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