A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecido sangüíneo É um fluido indispensável à vida, que circula pelo coração e vasos sanguíneos levando oxigênio e nutrientes aos tecidos e resíduos catabólicos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecido sangüíneo É um fluido indispensável à vida, que circula pelo coração e vasos sanguíneos levando oxigênio e nutrientes aos tecidos e resíduos catabólicos."— Transcrição da apresentação:

1 Tecido sangüíneo É um fluido indispensável à vida, que circula pelo coração e vasos sanguíneos levando oxigênio e nutrientes aos tecidos e resíduos catabólicos inúteis para os pulmões, o fígado e os rins, onde são excretados dos rins.

2 Sangue Porque conhecer a composição sangüínea? O que é um esfregaço?
O que é um hemograma? Qual a sua importância?

3 Composição do sangue

4 O hematócrito é a porcentagem (%) do volume total de sangue que é ocupada pelas células vermelhas agrupadas do sangue Conteúdo de hemoglobina (Hb) dos eritrócitos. É medido como o conteúdo total de hemoglobina do sangue (g Hb/dl). Contagem de células vermelhas: em milhões de células por microlitro. Uma máquina conta as células de acordo com a quantidade de luz que passa por elas. A morfologia das células vermelhas: fornece diagnóstico de doenças.

5 A contagem total de células brancas: nos diz qual o número total de todos os tipos de células brancas. A contagem diferencial das células brancas: estima o número relativo dos 5 tipos. A contagem diferencial é feita por um médico especialista a partir de uma amostra de sangue que é corada por corantes biológicos. A contagem de plaquetas: é um indicativo sobre a capacidade do sangue coagular.

6 Hematopoese É a síntese de células sanguínea, começa no desenvolvimento embrionário e continua até o fim da vida. Inicia-se a formação durante a 3ª semana do desenvolvimento fetal, a partir de células especiais do saco embrionário formando aglomerados. Algumas destas células irão formar o revestimento endotelial de vasos sanguíneos e outros grupos as células sanguíneas. A origem comum das células endoteliais e as sanguíneas explica porque muitas citosinas que controlam a hematopoese são liberadas pelo endotélio vascular. Com o desenvolvimento embrionário outros órgãos passam a produzir células sanguíneas: o fígado, o baço e medula óssea. Próximo do momento do nascimento o fígado e o baço deixam de produzir. A hematopoese continua até os cinco anos de idade, a continuação as regiões ativas da medula diminuem.

7 ... Medula óssea A medula óssea dos ossos do esqueleto, consiste em células sanguíneas em diferentes estágios do desenvolvimento e um tecido de suporte conhecido como ESTROMA. É composto por células reticulares semelhantes a fibroblastos, fibras de colágeno e matriz extracelular. Macrófagos fixados, que são forma madura de monócitos, responsáveis pela remoção de células vermelhas velhas da medula. A medulas é um tecido altamente vascularizado, formado por canais preenchidos com sangue que estão ligados às regiões do endotélio. As células do sangue maduras atravessam o endotélio para chegar à circulação

8 Hematopoese: é controlada por:
Citocinas, fatores de crescimento e interleucinas. Estes fatores químicos, são os responsáveis pelo controle. Ex eritropoetina

9 Medula óssea, origina células sanguíneas

10 Legenda A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A A

11 ERITRÓCITOS

12 Morfologia normal de eritrócitos caninos
Hemácias Formação em rouleaux de eritrócitos caninos.

13 Hemácias de felinos

14 Morfologia das hemácias na doença
Anisocitose: variação no tamanho das hemácias: Macrócitos e micrócitos Policromasia: aumento no número de hemácias policromáticas no esfregaço sanguíneo. (apresentam citoplasma azul acinzentado) Hipocromasia: diminuição na concentração de hemoglobina (possuem halo maior de palidez Poiquilocitose: presença de hemácias com morfologia anormal

15 Hemácias hipocrômicas

16 Hemácias de cão com corpúsculos de Howell Jolly

17 Hemácias macrolíticas

18 LEUCÓCITOS

19 Neutrófilo Núcleo cora-se em púrpura, dividido em 2 a 5 lóbulos.
Citoplasma é azul pálido, com granulações que se coram em lilás. Circulam pelo sangue de 6 a 10 horas. Nos tecido exercem a fagocitose, nos locais de inflamação ou infecção, onde engolfam, matam e digerem bactérias e danificam ou participam na destruição dos agentes micóticos, algas e vírus. Esta movimentação, quimiotaxia, ocorre em resposta a sinais químicos de diversas células. Os neutrófilos são eliminados por morte celular programada ou apoptose. Também são destruídos no baço fígado e medula óssea pelos macrófagos residentes. Os neutrófilos morrem após a fagocitose, este processo dependente de energia, usa sua reserva de glicogênio. Suas enzimas são liberadas no sp extracelular, causando liquefação do tecido. O conjunto denomina-se PUS.

20 Neutrófilos

21 Morfologia dos neutrófilos
Tamanho: 12 a 15 µm de diâmetro ou 2 a 2,5 vezes o diâmetro de uma hemácia. Núcleo lobulado ou parcialmente segmentado com cromatina densa, roxo escura. Citoplasma – roda claro ou azulado, com granulação fina e delicada. Poucos neutrófilos bastonetes são observados.

22 Neutrófilos Normais Bastonetes hipersegmentado

23 Envolvidos nas reações alérgicas.
Eosinófilo Núcleo bilobulado, citoplasma azul pálido, com grânulos grandes, cor laranja. Circulam no sangue por 6 horas, antes de migrarem para os tecidos. Preferencialmente pele, pulmões e trato gastrintestinal, penetram por via linfática ou migração direta. Quando há ligação de parasitas ao alergénico à IgE presente na superfície dos mastócitos, ocorre degranulação dos mastócitos, com a liberação de histamina, com efeito quimiotático sobre os eosinófilos. O conteúdo dos grânulos causa sérios danos a parasitas grandes, como trematódeos e nematódeos que possuem IgG na sua superfície. Têm atividade bactericida e fagocítica limitada, podendo desempenhar papel importante nas destruição de células neoplásicas. Envolvidos nas reações alérgicas.

24 Poucos grânulos de maior tamanho, semelhantes a hemácias.
Eosinófilos de cão Os grânulos são arredondados e podem variar em tamanho e n° Poucos grânulos de maior tamanho, semelhantes a hemácias. Pequenos e arredondados Poucos grânulos e variação de tamanho

25 Basófilo No sangue em pequeno número duram poucas horas, antes de migrar para os tecidos residindo durante várias semanas. Eles têm papel nas respostas alérgicas e inflamatórias. São precursores dos mastócitos, com os quais possuem muitas semelhanças estruturais e funcionais. Os grânulos contêm heparina e histamina. A heparina tem efeito anticoagulante importante no processo inflamatório. A histamina desempenha importante papel nas reações hipersensibilidade imediata (urticária, anafilaxia e alergia aguda). Basófilos ativos sintetizam diversas citosinas que iniciam ou modulam a resposta inflamatória.

26 Basófilo de cão. Basófilo de gato
Membrana se rompeu liberando os grânulos Basófilo de cão. Núcleo lobulado citoplasma acinzentado com pocas granulações basófilas Basófilo de gato

27 Linfócitos São os mais numerosos após os neutrófilos.
São menores que os granulócitos. Citoplasma claro, azul pálido. São produzidos na medula óssea e no timo, exercem suas funções no tecido linfóide: gânglios, baço, amídalas e tecido linfóide associado às mucosas. Circulam no sangue e entram no tecido linfóide, de onde saem pela linfa, os canais linfáticos drenam para um ducto torácico e daí para o sangue. Atuam na resposta imunológica do organismo. Há três categorias: B, T e NK (natural killer cells= cél assassinas). Os linfócitos B diferenciam-se em plasmócitos, secretam anticorpos, base da imunidade humoral. Os linfócitos T e NK funcionam na imunidade celular

28 Linfócitos normais Linfócitos de cão. Núcleo excêntrico e arredondado, citoplasma azul claro Linfócitos de felinos neutrofilo Plasmócitos . Os linfócitos B se diferenciam em plasmócitos

29 Monócito São as maiores células do sangue normal.
Têm núcleo lobulado e citoplasma abundante, azul acinzentado. Vida intravascular de alguns dias, funcionam principalmente nos tecidos onde se diferenciam em macrófagos. Monócitos e macrófagos respondem a estímulo quimiostático e exercem a fagocitose. São parte das defesas do corpo contra infecção bacteriana e viral, fagocitam e digerem células mortas ou em estado terminal. Participam da regulação do estoque de ferro no organismo. Eles apresentam os antígenos aos linfócitos e secretam mensageiros químicos, que influenciam o comportamento de outras células. Diferenciam-se além de macrófagos em células de Kupffer do fígado e micróglia do sistema nervoso central.

30 A B

31

32 Plaquetas ou trombócitos
São produzidas nos canais vasculares (sinusóides) da medula óssea, pela fragmentação do citoplasma de megacariócitos. Os megacariócitos são grandes, pois sofrem 7 processos de mitose sem divisão nuclear ou citoplasmática. O resultado é um núcleo poliploide lobulado. As plaquetas são menores que as hemácias e não possuem núcleo. Seu citoplasma contém REL, mitocôndrias e muitos grânulos ricos em proteínas coagulantes e citocinas. Média de vida 10 dias. Estão sempre presentes no sangue mas não estão ativas a menos que uma lesão tenha ocorrido ans paredes do sistema circulatório.


Carregar ppt "Tecido sangüíneo É um fluido indispensável à vida, que circula pelo coração e vasos sanguíneos levando oxigênio e nutrientes aos tecidos e resíduos catabólicos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google