A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROCESSO / QUALIDADE / REQUISITOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROCESSO / QUALIDADE / REQUISITOS"— Transcrição da apresentação:

1 PROCESSO / QUALIDADE / REQUISITOS
MODELAGEM DE PROCESSOS Leonardo Felix FORTIUM PROCESSO / QUALIDADE / REQUISITOS Data 08/2009

2 Estabelecendo o contexto de Processos na Organização.
Importância da Qualidade no Processo Organizacional. Levantamento de Requisito baseado no Processo Organizacional.

3 O PROCESSO NA ORGANIZAÇÃO
ORGANIZAÇÃO COMO UM SISTEMA SOCIEDADE OU MERCADO ORGANIZAÇÃO DEMANDAS SOCIAIS HW SW MISSÃO PRODUTOS E SERVIÇOS PW CONSUMIDORES REQUISTIOS ESPECIFICAÇÃO REALIMENTAÇÃO

4 O PROCESSO NA ORGANIZAÇÃO
O QUE SÃO PROCESSOS? 1.Um conjunto definido de passos para a realização de uma tarefa. 2.Um processo definido é aquele que é descrito suficientemente em detalhes de forma que possa ser consistentemente usado. 3.Processos definidos auxiliam no planejamento e na execução de um serviço.

5 O PROCESSO NA ORGANIZAÇÃO
Enfoques de um Processo Grupo de atividade realizadas numa seqüência lógica com objetivo de produzir um bem ou serviço; Qualquer atividade ou conjunto de atividades que toma um input, adiciona valor a ele e fornece um output; Ordenação específica das atividade de trabalho no tempo e no espaço, com um começo e fim, entradas e saídas, claramente identificadas, enfim, uma estrutura para açao.

6 O PROCESSO NA ORGANIZAÇÃO
Processo de Negócio Processos de Negócio consiste em cinco elementos: Tem seus Clientes; É composto por atividades; Estas atividades são voltadas para criar valor para seus clientes; Atividades são operadas por atores que podem ser humanos ou máquinas; Frequentemente envolve várias unidades organizacionais qus são responsáveis por todo o processo.

7 O PROCESSO NA ORGANIZAÇÃO
O que envolve os Processos? SOCIEDADE (autoridades e comunidades) Concessões e restrições Recursos e atividades Bens e serviços PROCESSO DO FORNECEDOR (Fornecedores) PROCESSO DA ORGANIZAÇÃO (Gerentes e empregados) PROCESSO DO CLIENTE (Cliente e mercados) Bens e serviços Necessidades e expectativas Facilidades e Fundos FORNECEDOR DE RECURSOS (Acionistas)

8 O PROCESSO NA ORGANIZAÇÃO
Como identificar Processos? Descobrir o que fazemos como empresas; Qual o Ramo de atividade? Qual o público alvo? Quais os departamentos? Levantando as atividades-chaves necessárias para administrar e operar a empresa; Quais as atividades realizadas por cada departamento? Como atualmente são realizadas? São Sistematizadas? Sim? Pode melhorar? Como? Não? Como informatizar?

9 O PROCESSO NA ORGANIZAÇÃO
Como identificar Processos? 3. As atividades estão diretamente relacionadas aos “processos críticos”. Exemplo de Processo Crítico: Atender Cliente: * Gerar pedidos; * Atender pedidos; + Desenvolver produto ou serviço O que precisa ser feito? O que pode ser inserido no sistema?

10 O PROCESSO NA ORGANIZAÇÃO
Como Identificar a Atividade?

11 O PROCESSO NA ORGANIZAÇÃO
PROCESSO, REQUISITOS E QUALIDADE ? O VERBO RESPONDE? O QUE SÃO REQUISITOS? COMO IDENTIFICAR OS REQUISITOS? O QUE É QUALIDADE? O QUE PERGUNTAR? COMO DEFINIR REQUISITOS COM QUALIDADE?

12 REQUISITOS O QUE SÃO REQUISITOS? Condição necessária para a obtenção de certo objetivo, ou para o preenchimento de certo fim; quesito. Abstração das necessidades implícitas e/ou obrigatórias de uma empresa. Necessidades/oportunidades que podem ser implementadas.

13 ABSTRAÇÃO DE REQUISITOS
5W2H – APLIQUE ESTA FERRAMENTA What: Qual a função? Who: Quem vai utilizar (gestor)? When: Qual o prazo a cumprir? Where: Onde será implementado? Why: Por que deve ser implementado? How: Como deve ser feito? How Much: Quanto deve ser gasto?

14 ABSTRAÇÃO DE REQUISITOS
Regras Básicas Escreva o que faz; Faça somente o que escreveu; Registre o que fez; Aplique a melhoria continua; Faça Somente o Planejado.

15 ABSTRAÇÃO DE REQUISITOS
Exemplo Fábrica de Sapatos O que envolve uma fabrica de sapatos? Quais os departamentos? Quais são as necessidades implícitas/obrigatórias de cada departamento? Existe alguma atividade informatizada? Sim. Quais as deficiências? Não. Como o trabalho é feito hoje?

16 Exemplo 1 O que pode ser viabilizado via sistema? MACROPROCESSO
Funcionários Fornecedores Matéria Prima Clientes Compras Vendas O que pode ser viabilizado via sistema?

17 ABSTRAÇÃO DE REQUISITOS
Exemplo 1 Fabrica de Sapatos O que envolve uma fabrica de sapatos? PROCESSO - FUNCIONÁRIO Tipo de Funcionário Qual o tipo de Funcionário? Qual contrato utilizar? Qual vínculo com a empresa? Jornada de trabalho Qual o horário de Trabalho? Qual o salário/hora de trabalho? Benefícios, Diretos e deveres Quais são os direitos do Funcionário? Quais são os deveres? Plano de Saúde, Odontológico, Previdência, Vale refeição, Alimentação CLT PJ Terceirizados Cooperados

18 ABSTRAÇÃO DE REQUISITOS
Exemplo 2 Estudo de Caso - Fábrica de Sapatos Uma fábrica de sapatos necessita informatizar todos os seus departamentos. Além de possuir funcionários e clientes com várias formas de contrato, a fábrica realiza uma pesquisa de mercado para encontrar os melhores fornecedores a cada estação. Após finalizar os primeiros contatos, formaliza a compra da matéria-prima. Após receber os produtos verifica-se o valor e a quantidade para efetuar o pagamento. O estoque de produtos não pode ficar negativo. Os clientes precisam antecipar 50% dos pagamentos para receber as mercadorias. Os caminhões de entrega com apenas uma rota de entrega.

19 ABSTRAÇÃO DE REQUISITOS
O que pode ser Contemplado??? Estudo de Caso - Fábrica de Sapatos Uma fábrica de sapatos necessita informatizar todos os seus departamentos. Além de possuir funcionários e clientes com várias formas de contrato, a fábrica realiza uma pesquisa de mercado para encontrar os melhores fornecedores a cada estação. Após finalizar os primeiros contatos, formaliza a compra da matéria-prima. Após receber os produtos verifica-se o valor e a quantidade para efetuar o pagamento. O estoque de produtos não pode ficar negativo. Os clientes precisam antecipar 50% dos pagamentos para receber as mercadorias. Os caminhões de entrega com apenas uma rota de entrega.

20 ABSTRAÇÃO DE REQUISITOS
Casos de Uso Diagrama de Caso de Uso Atores Use Cases


Carregar ppt "PROCESSO / QUALIDADE / REQUISITOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google