A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diagrama de Atividades

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diagrama de Atividades"— Transcrição da apresentação:

1 Diagrama de Atividades

2 Diagrama de Atividades
Era considerado um caso especial do Diagrama de Estados, tornando-se independente na UML 2.0. Ele dá ênfase ao nível de algoritmo da UML, sendo um dos mais detalhistas. Assemelha-se aos antigos fluxogramas. Pode modelar atividades, que podem ser um método ou um algoritmo, ou até mesmo um processo completo.

3 Elementos Nó de ação Controle de fluxo Nó inicial Nó final
Nó de decisão

4 Nó de ação Representa um passo, uma etapa que deve ser executada em uma Atividade. Deve ser atômico, não podendo ser decomposto.

5 Controle de fluxo É um conector que liga dois nós, enviando sinais de controle. É representado por uma reta contendo uma seta apontando para o novo nó e partindo do antigo, podendo conter uma descrição ou restrição.

6 Nó inicial É usado para representar o início da Atividade, e é representado por um círculo preenchido.

7 Nó final Usado para representar o fim de uma Atividade, representado por um círculo preenchido dentro de um círculo vazio.

8 Nó de decisão Usado para representar o fim de uma Atividade, representado por um círculo preenchido dentro de um círculo vazio.

9 Sincronização de Fluxos Concorrentes
Utilizadas para representar a divisão e o reagrupamento de fluxos de controle paralelos. Uma separação (fork) representa a divisão do fluxo de controle com as atividades associadas aos fluxos abaixo dela se desenvolvem em paralelo Uma junção (join) pode ter duas ou mais transições entrando e geralmente uma única saindo  Após todas as transições terem atingido a união a transição de saída é realizada.

10 Sincronização de Fluxos Concorrentes

11 Laço de Repetição Símbolo de multiplicidade (*)

12 Raias (swinlanes) É uma divisão que pode ser aplicada a um diagrama de atividades para apresentar as diferentes responsabilidades em um mecanismo ou em uma organização. Cada responsabilidade é garantida por um ou diversos objetos e cada ação de estado ou atividade é atachada a uma raia em particular.

13 Raias (swinlanes)

14 Exemplo

15 Subatividades Permite detalhar uma atividade de forma que a mesma possua subatividades aninhadas; Desta forma, dentro de uma atividade é especificado um novo diagrama de atividades que detalha esta mesma atividade.

16 Tarefa Desenvolver um diagrama de atividades para cada situação abaixo: Solicitação de um pedido na loja virtual até seu recebimento, pagamento e envio Para cada caso de uso, um diagrama de atividades deverá ser gerado.


Carregar ppt "Diagrama de Atividades"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google