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09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Química Conceito.

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1 09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Química Conceito na Capes: 7 Início do Curso:  Mestrado: 1985  Doutorado: 1993 Apresentador(a): Prof. Robert Alan Burrow Centro de Ciências Naturais e Exatas MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP

2 UFSM http://www.ufsm.br/ppgq Pontos fortes do Programa  O PPGQuímica já está no nível mais avançado na avaliação da CAPES.  As áreas principais (Analítica, Inorgânica, Orgânica) estão establecidas com mestrado e doutorado.  O programa recebeu forte investimento das agências de fomento.  Sistema de avaliacão interna que valoriza produção (artigos e defesas) e, também a qualidade: o ranqueamento.  Transparência de administração (veja nossa página).

3 UFSM http://www.ufsm.br/ppgq Art. 1º. A equação I, descrita a seguir, que estabelece o cálculo do Índice de Produtividade do Docente Permanente (IPO) será utilizado para mensurar a produtividade no PPGQ. Equação I: IPO = Quantidade + Defesas + Qualidade IPO= 3×(ΣPCAP) + 1× (ΣPCCO) + 3,5× {[(2×48ΣDr)/T1] + [(24×ΣMSc)/T2]} + 2,5× [(ΣPCAPi) ×(FiO/FiP)] IPO = Índice de Produtividade do Docente Permanente do PPGQ nos últimos 5 anos. PC = Produção Científica. AP = Autoria Principal (Número de Artigos indexados no ISI / JCR com a participação obrigatória de Discentes do PPGQ/UFSM, Capítulo de Livros e Patentes = 1,0 cada /n e Livros = 2,0 cada / n; onde n = número de autores principais). Co = Co-autoria (Número de Artigos indexados ao ISI / JCR + Capítulo de Livros, Livros e Patentes = 1,0 cada) até o total de AP. Dr = Número de Doutores formados no PPGQ /UFSM. T1 = Tempo Médio de Formação de Doutores do Docente Permanente Avaliado (meses). MSc = Número de Mestres formados no PPGQ / UFSM. T2 = Tempo Médio de Formação de Mestres do Docente Permanente Avaliado (meses). APi = Autoria Principal Inteira (Número de Artigos indexados ao ISI / JCR com a participação obrigatória de Discentes do PPGQ/UFSM, Cap. Livros, Patentes e Livros = 1,0 cada). FiO = Fator de Impacto Médio do Docente Permanente (Somatório do fator de impacto dos Artigos indexados ao ISI / JCR com a participação obrigatória de Discentes do PPGQ/UFSM dividido pelo somatório destes artigos). FiP = Fator de Impacto Médio do PPGQ (Fator de impacto médio de cada Docente Permanente nos últimos cinco anos (FiO) dividido pelo número de Docentes Permanentes do programa no momento da aplicação da Equação I). Pontos fortes do Programa

4 UFSM http://www.ufsm.br/ppgq Pontos fortes do Programa

5 UFSM http://www.ufsm.br/ppgq Pontos fracos do Programa  O número de orientadores principais é pequeno para o nível do programa.  O CA de Química orienta 35 orientadores nos programas 6 e 7. No documento da área com data de 19/06/10. http://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/QUIMICA19jun10.pdf  O PPGQuímica está ativamente procurando por novos orientadores: aumentou de 21 a 27 orientadores.  A área de Físico-Química está quase ausente.  O PPGQuímica está consolidando a área. (já está presente como nova área do PPGQ).

6 UFSM http://www.ufsm.br/ppgq METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Permanecer no nível 7 A cultura de produção Queda de produção CAPES1 A área de Físico- química Orientadores novos Outras áreasDF/CCNE2 Aumentar o número de DPs. REUNICapacidade para assumir Vários3

7 UFSM http://www.ufsm.br/ppgq METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Aumenta os níveis dos bolsistas de PQ. A produção dos orientadores é alta. Aposentaria dos orientadores. Saída dos orientadores. 1 Aumentar o número de DPs. REUNI.Capacidade para assumir. Vários.2 DP - 2007200820092010 2120 27

8 UFSM http://www.ufsm.br/ppgq METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Prioridade 1 a 5 Aumentar o número de linhas de pesquisa. Mais DPs.DPs são absorvidos nas linhas existentes. Não há.1 Aumentar o número de projetos de pesquisa. Mais DPs.DPs são inseridos nos projetos existentes. Não há.1 2007200820092010 474243~46 Número de projetos de pesquisa

9 UFSM http://www.ufsm.br/ppgq METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Manter a porcentagem de publicações com participação discente alto. O PPGQ tem regra um sistema de pontuação que penaliza os orientadores que não publicam um artigo por dissertação ou dois por tese. Orientadores podem não publicar, mas aumentar a pontuação por outros meios. 1 2007200820092010 96100112128 Trabalhos completos em periódicos

10 UFSM http://www.ufsm.br/ppgq METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO Capacidade de formação2007200820092010 MESTRADO  Número de discentes matriculados em cada ano 50 4865  Número de titulados em cada ano 34232619 DOUTORADO  Número de discentes matriculados em cada ano 82848685  Número de titulados em cada ano 17 1315 MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Aumentar em 25% (até 190 alunos de pós). Há grande possibilidade para aumentar o número de bolsas. Falta de espaço físico. Falta de verba para o número de alunos. (CAPES está criando bolsa sem taxa de banca!) Alunos podem ser atraídos para outros PPGs. 1

11 UFSM http://www.ufsm.br/ppgq METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Aumentar a qualidade das publicações. As regras do PPGQ direcionam os orientadores para publicar em revistas de mais alto impacto. As regras não estão considerando o fator de impacto na pontuação. Revistas de mais alto impacto são muito mais exigentes 2 Manter o número de publicações por discente. As regras internas direcionam os orientadores para manter a meta. Orientadores podem violar as regras. 3

12 UFSM http://www.ufsm.br/ppgq EIXO 6 DESTINO DOS MESTRES E DOUTORES EGRESSOS Situação dos egressosMestresDoutores Total de egressos354134 Porcentual de egressos como professores universitários, IFETs ou pesquisadores em institutos de pesquisa ou semelhantes 8%74% Porcentual de egressos que participam em Programas de PG 7%34% Demais destinos relevantes dos egressos: Deten Química S.A. – BA; DuPont – BA; Polimate Ltda.; Formil Química S.A.; Tanac S.A. ; Petrobrás/CENPES; Milenia Agrosciences; Souza Cruz S.A.; Chemisches und Veterinäruntersuchungsamt (CVUA), Stuttgart-Alemanha;

13 UFSM http://www.ufsm.br/ppgq EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA  “... [O]s alunos ressaltaram como um dos aspectos positivos do programa a qualidade dos trabalhos publicados.” Isto é uma “...conseqüência do sistema de ranqueamento entre os orientadores [que] estimula o desenvolvimento de pesquisa de que, por levar em conta, entre outras coisas, o fator de impacto dos periódicos em que são publicados os trabalhos, alidade.”  “...[D]estaca-se a qualidade dos profissionais formados pelo PPGQ, o que pode ser comprovado pelo grande número de aprovações de egressos do programa em concursos públicos.  “Outro aspecto positivo ressaltado foi a oportunidade e incentivo para intercâmbios no exterior, os projetos de cooperação com grupos de pesquisa de outras instituições brasileiras e, principalmente, do exterior.”  “O número de projetos aprovados, a boa infra-estrutura, de maneira geral, dos laboratórios e a qualidade do corpo docente também foram apontados como aspectos positivos do PPGQ.”

14 UFSM http://www.ufsm.br/ppgq EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA  “Os alunos apontaram como aspectos negativos e ou problemas do PPGQ a falta de interdisciplinaridade entre os grupos das diferentes áreas.”  “Também destacaram a falta de divulgação do programa em outras instituições de ensino superior, principalmente do Rio Grande do Sul.”  “Também foi apontado como um dos problemas do PPGQ o desinteresse e a falta de comprometimento de alguns professores do programa pela atividade docente, em ministrar aulas, mais especificamente.”  “Outro aspecto negativo do programa e que foi destacado pelos alunos é a falta de envolvimento, comunicação e participação dos alunos em assuntos que dizem respeito ao PPGQ.”

15 UFSM http://www.ufsm.br/ppgq METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRA-ESTRUTURA MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Prioridade 1 a 5 Aumenta de equipamento de grande porte para analises físico-quimicas. Grande possibilidade via CT-INFRA. Divisão dos orientadores (mínimo necessário para montar um projeto CT- INFRA). Falta de espaço físico. Falta de técnicos para cuidar os equipamentos. Concorrência dentro da UFSM, e da FINEP. 1 Criação de uma Central Analítica para gerenciar os equipamentos novos. Grande possibilidade via CT-INFRA. Mesmo do acima

16 UFSM http://www.ufsm.br/ppgq METAS RELATIVAS AO EIXO 9 INSERÇÃO SOCIAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Aumentar a interação com empresas e industriais locais. Há várias empresas locais. Falta de informações sobre o desempenho do programa. Poucos empresas e industriais regionalizadas. 1

17 UFSM http://www.ufsm.br/ppgq CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS PRINCIPAIS METAS Permanecer no nível de excelência já alcançado. 1 Desenvolver a área de Físico-química dentro do PPGQuímica. 2 Expandir a base do programa com novas contratações. 3 Aumenta de equipamento de grande porte para analises físico-quimicas. 4 Aumentar a qualidade das publicações.5

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