A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento Regional e regionalização

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento Regional e regionalização"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Regional e regionalização
Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz Regionalização do Espaço Brasileiro

2 A questão regional e a “necessidade” do planejamento
Nordeste: iminência de conflitos (Ligas Camponesas; Revolução Cubana) Amazônia: necessidade de ocupar, povoar e valorizar economicamente (Costa, 1988)

3 Amazônia Legal – história jurídica
Lei 1.806, de : criação da SPVEA; nasce o conceito de Amazônia Legal: estados do Pará e do Amazonas + territórios federais do Acre, Amapá, Guaporé (atual Rondônia) e Rio Branco (atual Roraima), e ainda, a parte do Estado de Mato Grosso a norte do paralelo 16º, a do Estado de Goiás a norte do paralelo 13º (atual Tocantins) e do Maranhão, a oeste do meridiano de 44º. Lei de : extinção da SPVEA e criação da SUDAM; o conceito de Amazônia Legal é revisto: Estados do Pará, Amazonas e Acre + Territórios Federais do Amapá, Roraima (1962) e Rondônia (1956) + MT a norte do paralelo 16º, GO a norte do paralelo 13º e MA a oeste do meridiano de 44º. artigo 45 da Lei complementar nº 31, de , a Amazônia Legal tem seus limites ainda mais estendidos: passa a compreender toda a área do MT.  Constituição Federal de , é criado o Estado do Tocantins e os territórios federais de Roraima e do Amapá são transformados em Estados Federados (Disposições Transitórias art. 13 e 14). 

4 Amazônia Legal – região de planejamento

5 Amazônia, região e representação
“...área de aproximadamente 7,5 milhões de km2, localizada na porção centro-oriental da América do Sul, cortada pelo Equador terrestre, com um clima quente e úmido, coberta por uma densa floresta tropical úmida, banhada por uma intrincada e extensa bacia hidrográfica, que tem o rio Solimões-Amazonas como eixo principal, habitada por uma população rarefeita constituída basicamente por populações indígenas ou caboclas e que abriga riquezas naturais incalculáveis” (Gonçalves, 2001: 17)

6 Amazônia: outras representações
Região natural/inferno verde Vazio demográfico/vazio cultural População primitiva e indolente Fonte incomensurável de riquezas Região do futuro Pulmão do mundo

7 Amazônia – região periférica
Periferia geográfica Periferia histórica Periferia econômica Periferia política A Amazônia nunca é, é sempre vir-a-ser (Gonçalves, 2001)

8 O Polamazônia (1974) “...ancorava-se...numa visão de desenvolvimento regional que tinha por fundamento a necessidade de concentração espacial de capitais, capazes de produzir desequilíbrios e, em decorrência destes, impulsionar processos de desenvolvimento por meio do surgimento de uma cadeia de ligações para frente e para trás das atividades consideradas chave.” (Monteiro, 2005: 188)

9 Polamazônia: da representação à produção do espaço
Carajás (ferro, principalmente) Trombetas (bauxita; ALCAN, MRN e CVRD, ALBRAS, ALUNORTE) Amapá (manganês e caulim; CADAM)

10 Um novo sistema de objetos: uma lógica ferroviário-portuária
A fábrica de papel de Daniel Ludwig (Munguba, Pacatuba, PA) A usina hidrelétrica de Tucuruí A Estrada de Ferro de Carajás (Serra de Carajás a Itaqui, MA) O aeroporto de Carajás Porto de Ponta da Madeira, Itaqui (MA) Várias indústrias processadoras de minérios

11 O novo sistema de objetos
Fonte:

12 Amazônia: novas lógicas espaciais

13 Resultados socioespaciais: a distribuição espacial dos conflitos
Fonte:

14 O Nordeste semi-árido baixos níveis de umidade
escassez de chuvas anuais irregularidade no ritmo das precipitações ao longo dos anos prolongados períodos de carência hídrica solos problemáticos do ponto de vista físico e geoquímico (parcialmente salinos, carbonáticos)

15 O Nordeste e o Polígono das secas – sub-região de planejamento

16 As representações sobre o Nordeste
Pobreza resultante da seca Indolência da população Região problema

17 Nordeste: da representação à produção do espaço
a modernização conservadora e a pseudo-reforma agrária industrialização, urbanização e metropolização a produção de ilhas de modernidade

18 Vale do São Francisco no contexto do Polígono das Secas

19 Transposição do São Francisco – projeto “justificado”
Fonte:

20 Referências Bibliográficas
GOLDENSTEIN, Léa & SEABRA, Manoel. Divisão territorial do trabalho e nova regionalização. Revista do Depto. de Geografia, separata n. 1, 1982. GONÇALVES, Carlos Walter Porto. Amazônia, Amazônias. SP: Contexto, 2002. OLIVEIRA, Ariovaldo U. de. Amazônia: monopólio, expropriação e conflitos. Campinas: Papirus, 1989. _____. Integrar para não entregar. Políticas públicas e Amazônia. Campinas: Papirus, 1988. SANTOS, Milton & SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil – território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001.


Carregar ppt "Planejamento Regional e regionalização"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google