A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Retificadores Trifásicos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Retificadores Trifásicos"— Transcrição da apresentação:

1 Retificadores Trifásicos
Professor: Jefferson Davis Pena Cária 2 de elet –

2 Retificadores Trifásicos
A tensão de saída mais alta para uma determinada tensão de entrada. Amplitude mais baixa da ondulação. Frequência de ondulação mais alta. Usam 3, 6 ou 12 diodos.

3 Retificadores Trifásicos
Meia onda 3 pulsos.

4 Retificadores Trifásicos
Meia onda 3 pulsos. Determinar os períodos nos quais cada diodo está ligado e em seguida aplicar a fonte de tensão apropriada sobre a carga. Cada diodo conduz em intervalos de 120º na sequência D1, D2 e D3 para produzir a tensão de saída combinada Vo.

5 Retificadores Trifásicos
Meia onda 3 pulsos. No momento em que a tensão instantânea for mais positiva, seu respectivo diodo passará para o estado ligado. Seu terminal mais positivo se ligará aos catodos dos dois outros diodos, mantendo-os desligados. Apenas um diodo conduz por vez.

6 Retificadores Trifásicos
Meia onda 3 pulsos.

7 Retificadores Trifásicos
Meia onda 3 pulsos. Entre 0º e 30º a tensão de fase Vcn é mais alta do que VAN e VBN. Em consequência disso, o diodo D3 fica diretamente polarizado, e a tensão de saída Vo se torna igual a Vcn. Nesse intervalo, a tensão em D1 é VAC e a tensão em D2 , VBC. Os diodos D2 e D3 ficam, portanto, inversamente polarizados.

8 Retificadores Trifásicos
Meia onda 3 pulsos. Entre 30º e 150º a tensão mais positiva é VAN, ela passa o diodo D1 para o estado ligado e aparece nos terminais de R como Vo. Em 150º, a tensão instantânea VBN se torna maior do que VAN. O diodo D1 fica inversamente polarizado e passa para o estado desligado quando o diodo D2 fica diretamente polarizado e começa a conduzir.

9 Retificadores Trifásicos
Meia onda 3 pulsos. Isso faz com que seja aplicado VBN em R de 150º a 270º. Em 270º, VCN torna-se de novo o mais positivo e D3 passa para o estado ligado. O diodo D3 liga VCN em R a partir de 270º. O ciclo é então repetido.

10 Retificadores Trifásicos
Meia onda 3 pulsos. A tensão de saída na carga Vo segue os picos da tensão de entrada de alimentação e varia pulsando entre Vmax e 0,5 Vmax. Esse circuito é denominado retificador de três-pulsos, uma vez que a saída se repete três vezes em cada ciclo de vs.

11 Retificadores Trifásicos
Meia onda 3 pulsos. Frequência de Ondulação fr = n fs n = número de pulso ou diodos. Fs = frequência de alimentação AC.

12 Retificadores Trifásicos
Meia onda 3 pulsos. Vm = valor máximo da tensão de fase VL(m) = valor máximo da tensão de linha.

13 Retificadores Trifásicos
Meia onda 3 pulsos. Im = Vm/R ID(avg) = Io(avg) / n Io(max) = 1,21 x Io(avg)

14 Retificadores Trifásicos
Meia onda 3 pulsos.

15 Retificadores Trifásicos
Meia onda 3 pulsos. A tabela à seguir mostra a tensão nos diodos em vários intervalos de 120º.

16 Retificadores Trifásicos
Em ponte - 6 pulsos. Sua ondulação é menor que o de 3 pulsos. Os diodos são numerados na ordem em que conduzem. Ele usa ambas as metades, positiva e negativa, da tensão de entrada. A frequência de ondulação é seis vezes a frequência da fonte AC.

17 Retificadores Trifásicos
Em ponte - 6 pulsos. Hipóteses: 1 – Dois diodos e série estão sempre conduzindo, enquanto os outros quatro permanecem bloqueados. 2 – Um dos diodos que conduz tem subscrito ímpar (D!, D3, D5), enquanto o outro Ter par (D2, D4, D6).

18 Retificadores Trifásicos
Em ponte - 6 pulsos. Hipóteses: 3 – Cada diodo conduz por 120º, ou seja, um terço de cada ciclo. 4 – A corrente flui do terminal mais positivo da fonte através de um diodo ímpar, da carga, de um diodo par e então volta para o terminal mais negativo da fonte.

19 Retificadores Trifásicos
Em ponte - 6 pulsos. O terminal mais positivo polarizará diretamente seu respectivo diodo ímpar e o fará passar para o estado ligado. O terminal mais negativo polarizará diretamente seu respectivo diodo par e o fará passar para o estado ligado.

20 Retificadores Trifásicos
Em ponte - 6 pulsos. Para determinar os terminais da fonte, o mais positivo e o mais negativo, pode-se plotar duas tensões quaisquer de linha em relação a um terminal de referência comum. Escolhemos, de modo arbitrário, o terminal B. As duas tensões de linha são VAB e VCB. VCB é na realidade, o inverso de VBC.

21 Retificadores Trifásicos
Em ponte - 6 pulsos. D1 D3 D5 D4 D6 D2

22 Retificadores Trifásicos
Em ponte - 6 pulsos.

23 Retificadores Trifásicos
Em ponte - 6 pulsos. No intervalo de 0º a 60º, a tensão no terminal C é mais alta. Assim, no primeiro gráfico, o anodo de D5 está com a tensão mais positiva do circuito. Isso polariza diretamente D5, passando-o para o estado ligado.

24 Retificadores Trifásicos
Em ponte - 6 pulsos. De 60º a 180º, o terminal A passa a ser o mais positivo, portanto, D1 fica diretamente polarizado e passa para o estado ligado. Em 180º, a tensão do terminal A cai abaixo da tensão do terminal B. Agora a tensão em B é mais positiva, e isso faz com que D3 passe para o estado ligado.

25 Retificadores Trifásicos
Em ponte - 6 pulsos. Em 300º, a tensão no terminal C passa a ser mais positiva e leva D5 ao estado ligado.

26 Retificadores Trifásicos
Em ponte - 6 pulsos. De maneira semelhante, o estado dos diodos pares pode ser determinado a partir do gráfico 2, depois de definida a tensão mais negativa do terminal. De 0º a 120º, o terminal B é o mais negativo, de 120º a 240º, é o terminal C, e de 240º a 360º, é o terminal A.

27 Retificadores Trifásicos
Em ponte - 6 pulsos.

28 Retificadores Trifásicos
Em ponte - 6 pulsos.

29 Retificadores Trifásicos
Em ponte - 6 pulsos.

30 Retificadores Trifásicos
Em ponte - 6 pulsos.

31 Retificadores Trifásicos
Em ponte - 6 pulsos.

32 Retificadores Trifásicos
Em ponte - 6 pulsos.

33 Retificadores Trifásicos
Em ponte - 6 pulsos.

34 Retificadores Trifásicos
Em ponte - 6 pulsos.


Carregar ppt "Retificadores Trifásicos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google