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PublicouIsabella Imperial Alterado mais de 9 anos atrás
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17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Psicologia Conceito na Capes: 3 Início do Curso: Mestrado: 2009 Doutorado: ? Apresentador(a): Ana Cristina Garcia Dias ) Centro de Ciências Sociais e Humanas MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP
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UFSM Pontos fortes do Programa Localização geográfica do programa no estado; Proposta e área de concentração do programa; Demanda qualificada de alunos para realização de pós- graduação; Professores permanentes tem bolsistas de iniciação cientifica; Corpo discente qualificado e engajado com a proposta do Programa; Publicação, em conjunto com discentes, é boa (80%)
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UFSM Pontos fortes do Programa Tempo de titulação discente comparada a média da área; Processo de acompanhamento da produção discente e docente; Sistema de distribuição de bolsas discente, bem sucedido (estimula a produção discente e docente); Critérios de credenciamento claros; Resposta dos professores as demandas de produção da área; Obtenção de sucesso na participação de editais (visitante, PNPD, Pq Gaúcho 2010, Humanidades 2010, Universal 2010, AOE 2011).
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UFSM Pontos fracos do Programa Flutuação do número de docentes permanentes Perspectiva apenas de reposição das perdas docentes Sobrecarga de trabalho docente (encargos didáticos, atividades administrativas); Docentes permanentes atuando em mais de um PPG; Ausência de PQs e professores permanente com pós doutoramento; Localização geográfica dentro da UFSM (longe de demais programas de Pós-graduação), sem expectativa de mudança dentro do próprio triênio; Espaço físico limitado e dificuldades na realização de financiamento a curto prazo (prédio de apoio)
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UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Prioridade 1 a 5 Consolidar o PPGP MédiaFlutuações no corpo docente Número reduzido de professores Excesso de encargos didáticos e administrativos dos docentes Sistema contratação de professores Número reduzido de periódicos A1 e A2 Tempo para avaliação de artigos Dificuldade para obtenção de recursos 1 Ampliar fontes de financiamento MédiaProfessores não enviarem pedidos em editais Reduzido número de financiamentos comparada ao aumento da demanda 3 Aprovar projeto de PROCAD com UFSC AltaRecursos financeiros para estabelecimentos de intercâmbios 3
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UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Alcançar o número de 10 DP BAIXA Professores contratados para suprir demanda do curso de graduação de Psicologia apenas Ausência de aumento de vagas para universidades 1 Integração de professores novos ao Programa MÉDIA Professores contratados para suprir demanda do curso de graduação de Psicologia apenas Produção professores 1 Aumento na captação de bolsas IC e Mestrado MÉDIA Baixa produção qualificada comparada a área Reduzido número de financiamentos quando comparadas ao aumento da demanda 3 DP - 2008200920102011 ----119*7
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UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Aumento de parcerias inter- institucionais nos Projetos Nacionais e Internacionais ALTAParticipação de redes e grupos de pesquisa Estabelecimento de contato com outros programas $$$ 3 Obtenção de financiamento externo MÉDIABaixa produção dos professores em relação à média da área Maior número de professores submeterem proposta a editais O reduzido número de financiamentos quando comparadas a demanda 2 Diminuição do número de projetos de pesquisa (criação projetos guarda- chuva) ALTADesconhecimento do sistema Uso da lógica do SIE para preenchimento lattes 2 2008200920102011 ----5837 20 Número de projetos de pesquisa
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UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Aumento da produção Qualificada (A1,A2 e B1) Produção internacional Média -Excesso de encargos Tempo para avaliação de artigos 1 Aumento número de Bolsas (especialmente externas a instituição) ALTAExcesso de encargos; “Baixa” produção qualificada na área; Professores sem bolsa PQ O reduzido número de financiamentos quando comparada ao aumento da demanda 3 2008200920102011 ---- 18 2516 pub (16 ace) Trabalhos completos em periódicos
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UFSM Média da área = 145,11 artigos/ano (3,23 itens/ano) qualis art = 55,08 Média grupo 4 = 122,3 artigos/ano (2,69 itens/ano) qualis art = 52,11 Média grupo 5 = 188,8 artigos/ano (4,24 itens/ano) qualis art = 57,54 PROFESSOR 200920102011 Pontos Artigos Pub N º Cap í tulos Pub Pontos Artigos Pub N º Cap í tulos Pub Pontos Artigos Pub Pontos Artigos Aceito N º Cap Pub Adriane100185228570--- Alberto753182,500155140 2--- Ana Cristina13042451215170 44 Beatriz (história)102702 --- Carmem (Enferm.)48002400180140 4 --- Cláudia Palma30000140--- Cláudia Perrone10500----------- Mônica755142,50110215--- Hector Omar00--- ----- ---- Hericka0130060----2 Luiz Lonfrano800---0 ---- Aline------- 85 1? 2002 Silvio----------- ---30--
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UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO Capacidade de formação2008200920102011 MESTRADO Número de discentes matriculados em cada ano ---111613 Número de titulados em cada ano --- 6 (11)6 (16) DOUTORADO Número de discentes matriculados em cada ano -- Número de titulados em cada ano -- MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Cumprir prazos de defesa de dissertação, observando critérios da área ALTA3 Aprimoramento do processo de Ingresso no PPGP ALTA4 Aumentar o número de discentes BAIXANúmero de docentes permanentes 4
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UFSM EIXO 6 DESTINO DOS MESTRES E DOUTORES EGRESSOS Situação dos egressosMestresDoutores Total de egressos11 ---- Porcentual de egressos como professores universitários, IFETs ou pesquisadores em institutos de pesquisa ou semelhantes 5 ---- Porcentual de egressos que participam em Programas de PG 1 ---- Demais destinos relevantes dos egressos3 Rede Saúde ou UFSM ----
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UFSM EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA Melhora na secretaria do PPGP Reconhecimento do esforço da coordenação em buscar novos professores e ofertar cursos de metodologias extras aos discentes; Necessidade de inclusão de disciplinas optativas como estatística, didática, métodos qualitativos e quantitativos; Necessidade do aumento da carga de leitura das disciplinas, considerado baixo (?); Necessidade de maior integração entre conteúdos e professores que ministram uma mesma disciplina; Insatisfação com a infraestrutura do PPGP e página PPGP (necessidade de sala para alunos, rede wireless, melhora laboratório informática) Necessidade de ampliação do acervo da biblioteca; Necessidade de maior participação de discentes (e especialmente alunos bolsistas) em atividades do Programa – reuniões, cursos, etc;
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UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRA-ESTRUTURA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Ter duas sala para grupos de pesquisa que possuam data show, tela, computador e mesa grande de trabalho. DIFICILEstar isolado de outros Programas do Centro e da UFSM Perspectiva de permuta de prédio 1 Aquisição de uma rede wireless DIFICILIdem anterior2 Melhorias no auditório Psicologia DIFICILIdem anterior2 Aquisição de uma sala equipada para acolher os docentes de outros deptos vinculados ao PPGP MÉDIAPerspectiva de permuta de prédio 1 Equipar o Laboratório de Informática com 10 computadores MÉDIAEstar isolado de outros Programas do Centro e da UFSM Competitividade dos editais 3
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UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 9 INSERÇÃO SOCIAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Preservar e fomentar as ações já existentes MÉDIAElevada carga horária dos docentes 3
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UFSM CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS PRINCIPAIS METAS Consolidar o programa Aumento do corpo docente Aumento da produção qualificada quanti e QUALITATIVAMENTE Diminuição dos encargos didáticos na graduação Melhoria e ampliação de instalações do programa Aumentar a oferta de disciplinas optativas Aumento na captação de recursos financeiros Ampliação de parcerias em projetos nacionais e internacionais Aprovação de PROCAD com UFSC Preservar o clima de “satisfação positivo” discente Preservar a inserção social já realizada pelo programa
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UFSM Agradecimentos Direção CCSH PRPGP funcionários
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