A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Redes, região e regionalização do espaço brasileiro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Redes, região e regionalização do espaço brasileiro"— Transcrição da apresentação:

1 Redes, região e regionalização do espaço brasileiro
FLG 0386-Regionalização do Espaço Brasileiro Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz DG/FFLCH/USP

2 “...o poder dos fluxos é mais importante que os fluxos do poder” Manuel Castells (1999)

3 Redes – novo paradigma Redes constituem a nova morfologia social de nossas sociedades , e a difusão da lógica de redes modifica de forma substancial a operação e os resultados dos processos produtivos e de experiência, poder e cultura. (1999: 497)

4 Redes – o que são Castells define rede como sendo “um conjunto de nós interconectados”, sendo o nó “o ponto no qual uma curva se entrecorta”.Segundo o autor, “o que um nó é depende do tipo de redes concretas de que falamos” (1999: 498).

5 Rede geográfica Para Lobato Corrêa (2001), a rede geográfica é “um conjunto de localizações geográfica interconectadas”

6 Redes - origem Segundo Haesbaert, o conceito de rede nasce com o capitalismo e, ao longo do tempo, a sociedade moderna foi-se tornando cada vez mais “resificada” ou reticulada...(2002: 122). Para Corrêa, todavia, as redes já existiam nos circuitos de troca de presentes das comunidades primitivas, assim como na organização espacial centralizada pela cidade cerimonial e suas aldeias tributárias e na organização comercial dos centros do mundo mediterrâneo (Corrêa: 2001, 107-8).

7 O mundo resificado Uma das características do mundo atual é a exigência de fluidez para a circulação de idéias, mensagens, produtos ou dinheiro... A fluidez contemporânea é baseada nas redes técnicas, que são um dos suportes da competitividade. (Santos, 1996: 218).

8 Redes – proposta de método
Dimensão organizacional Dimensão temporal Dimensão espacial * Compreendidas estas nas suas articulações

9 Dimensão organizacional
Agentes sociais Origem Natureza dos fluxos Função Finalidade Existência Construção Formalização Organicidade

10 Dimensão temporal Duração Velocidade dos fluxos Frequência

11 Dimensão espacial Escala Forma espacial Conexão

12 Brasil – rede urbana (IBGE, 2007)

13 Brasil – redes de transportes (malha aérea, rodovias federais e ferrovias)
Fonte:

14 Brasil (energia) – Sistema interligado nacional/ Rede de operação
Fonte:

15 Brasil (energia): rede de bacias

16 Brasil: rede de telefonia móvel
Fonte: SILVA E TOLEDO JÚNIOR, 2010.

17 Redes, territórios e território-rede
“...a relação entre redes e territórios é permanente e indissociável.” (Haesbaert, 2002: 133) “...a estrutura social em rede pode atuar como um elemento fortalecedor do território (vide as redes de infra-estrutura no interior de um Estado-nação)...” (Haesbaert, 2002: 132)

18 Território-rede: fim das regiões?
“...novas concepções, como as de territórios-rede e de redes regionais indicam não a simples superação de antigas realidades (que em muitos casos ainda permanecem) e dos conceitos que procuravam traduzí-las, mas a emergência concomitante de situações mais complexas e, em parte, ambivalentes (BAUMAN, 1999 apud HAESBAERT, 2002), em que o controle e os enraizamentos convivem numa mesma unidade com a mobilidade, a fluidez e os desenraizamentos. (Haesbaert, 2002: 137)

19 Referências Bibliográficas
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede.SP: Paz e Terra, 1999. CORRÊA, Roberto L. Trajetórias geográficas.RJ: Bertrand Brasil, 1999. HAESBAERT, Rogério. Territórios alternativos. SP/RJ: Contexto/EdUFF, 2002. SANTOS, Milton. A natureza do espaço. SP: Hucitec, 1996. SILVA. Felipe S. da & TOLEDO JÚNIOR, Rubens de.Lógicas territoriais das redes de telefonia móvel no Brasil. In: Anais do XVI Encontro Nacional de Geógrafos. Porto Alegre, 2010.


Carregar ppt "Redes, região e regionalização do espaço brasileiro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google