A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal de Minas Gerais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal de Minas Gerais"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal de Minas Gerais
Seminário para a disciplina de Introdução à Informática

2 Apresentação: Isabela Esther dos Reis Pereira Rosimeire Silva Campos
WAVE Apresentação: Isabela Esther dos Reis Pereira Rosimeire Silva Campos

3 O que é o formato WAVE Formato para armazenamento de dados de som “digital áudio”; Criado pela IBM e pela Microsoft.

4 WAVE: características
Vantagens: Padrão no Windows; Som perfeito; Qualidade equivalente à de um CD; Windows Media Player

5 WAVE: características
Desvantagens: Ocupa muito espaço no disco rígido (HD); Inviável pela internet devido aos enormes tamanhos que possui.

6 Figura - Representação elétrica de um sinal sonoro.
                                                                  Criando som digital Som é transformado em sinais elétricos; Processo realizado pelo microfone; Variações dos sinais sonoros. O som que ouvimos precisa, para ser processado e amplificado, ser transformado em sinais elétricos. Esta é a função do microfone, que transforma as ondas sonoras em corrente elétrica. Esta tensão elétrica assume amplitudes mais altas e mais baixas e com variações mais rápidas ou mais lentas. A figura 1 mostra o aspecto de um sinal sonoro, depois de convertido em tensões elétricas (trabalho do microfone). Figura - Representação elétrica de um sinal sonoro.

7 Criando som digital Após convertidos em impulsos elétricos, são classificados em sinais analógicos; O sinal digitalizado é representado por uma seqüência de números, disponibilizados na memória RAM; Os sinais sonoros, depois de convertidos em impulsos elétricos, passam a fazer parte de uma categoria que os classifica como sinais analógicos. O processo de digitalização consiste em fazer uma seqüência de medidas dos valores de voltagem. Cada um desses valores é representado por um número inteiro. O sinal digitalizado passa a ser representado por esta seqüência de números. Em geral, quando realizamos uma digitalização, os dados ficam na memória RAM, e temos condição de gerar um arquivo com os resultados. No Windows, são usados os arquivos de extensão .wav para este fim. A sigla WAV faz alusão à palavra wave, que significa onda. Os sinais analógicos também são chamados de ondas analógicas.

8 Processo de digitalização
Realizado por dois componentes básicos: Circuito ADC (Analog Digital Converter) Circuito DAC ( Digital Analog Converter) A conversão do sinal analógico em sons digitalizados é realizada por um circuito chamado ADC (Analog Digital Converter ou conversor analógico/digital). Basicamente um ADC extrai amostras da onda elétrica gerada por um aparelho analógico, como um computadorfone, que são transformadas em sinais digitais. Estes sinais podem ser facilmente manipulados pelo processador e transmitidos como qualquer outro tipo de dado, permitindo o dialogo com outras pessoas via Internet, por exemplo. Quando é necessário tocar um som digital previamente gravado, é necessário fazer o caminho inverso, ou seja, transformar as amostras novamente numa onda analógica, que possa ser tocada pelas caixas acústicas da placa de som. Este caminho inverso é feito pelo DAC (Digital Analog Converter ou conversor digital/analógico). O ADC e o DAC são os dois componentes básicos de uma placa de som. Gravar os sons digitalmente permite reproduzir qualquer som com qualidade.

9 Processo de digitalização
                                                                                                                                 Processo de digitalização As figuras abaixo representam uma visão geral do processo de digitalização. As ondas sonoras são captadas por um transdutor (em geral, o microfone) que gera sinais elétricos. Ao invés do microfone, o sinal analógico pode ser obtido por outros meios, já na forma elétrica, como por exemplo, proveniente de uma saída de áudio de um VCR. Este sinal elétrico é recebido pelo Conversor Analógico-Digital. É gerada uma seqüência de valores proporcionais à amplitude do sinal recebido. Esta seqüência de valores é transferida para a memória, e posteriormente é armazenada no disco.

10 Transformação do som digital em analógico
                                                                                                       Transformação do som digital em analógico As placas de som são capazes de captar sons provenientes de várias entradas analógicas. Cada som pode ser digitalizado, ou simplesmente enviado para os alto falantes, em separado ou em conjunto. A entrada chamada "CD-Áudio" recebe o som proveniente de um CD de áudio que esteja sendo reproduzido pelo drive de CD-ROM. A entrada para o microfone capta sons provenientes de um microfone (em geral fornecido junto com o kit multimídia), ligado na parte traseira da placa. Também na parte traseira temos a entrada chamada de Line In, através da qual podemos captar sons provenientes de qualquer aparelho eletrônico que gere sinais de áudio, como por exemplo, o pré-amplificador de um aparelho de som, a saída de áudio de um video-cassete, o som proveniente de um CD Player externo, etc. As placas de som possuem um circuito chamado Mixer, capaz de reunir seletivamente cada um desses sons. Podemos, por exemplo, fazer a digitalização da voz de um locutor, usando o microfone, adicionada a um fundo musical, proveniente, por exemplo, de um CD de áudio. Da mesma forma, o Mixer é capaz de enviar para as caixas de som (passando pelo amplificador de áudio existente na placa de som), os sons provenientes de várias origens. Sound Blaster: foi uma das primeiras placas de som no mercado. A Sound Blaster tornou-se um padrão. Além da Creative Labs, diversos fabricantes passaram a produzir placas de som compatíveis com a Sound Blaster.

11 Os formatos de som Se diferem na maneira pela qual o som é gravado;
Se encaixam em duas categorias: apenas dados musicais. Exemplo: MIDI; em formatos de áudio. Exemplo: WAVE, MP3.

12 Dados musicais Sintetizador MIDI (Musical Instrument Digital Interface) Reprodução de seqüências de notas; Arquivos extremamente pequenos; Apresentam som sintético.

13 Dados musicais Exemplo: 5 minutos de música no formato .wav,
com qualidade de CD Ocupa cerca de 52 Megabytes 10 minutos de música no formato MIDI Ocupa não mais que 100 a 150 Kbytes

14 Dados musicais Resultado: Positivo Pequeno tamanho;
Uso em sons de fundo de páginas da Web.

15 Dados musicais Resultado: Negativo
Qualidade dependente da placa de som; Riqueza e claridade a desejar.

16 Formatos áudio digitais
Vantagens: Incluem sons, efeitos, voz; Versões de alta qualidade; Pode-se usar streaming. Alta qualidade de som. O ouvinte escuta exatamente o que o compositor queria, incluindo amostras sonoras, sons, efeitos, voz. Para um artista é algo importante, pois pode-se ter coisas gravadas que midi não pode oferecer (voz, por exemplo). Para liberdade artistica, é imbatível: pode-se incluir qualquer coisa na música, sem limitações. Pode-se ter versoes de alta qualidade de músicas(em qualidade de CD, por exemplo). Pode-se usar streaming ou seja, ouça enquanto obtem . Psicologicamente isso permite que o tempo de download pareça menor e menos desperdiçado.

17 Formatos áudio digitais
Desvantagens: Podem ser “realmente” enormes (.wav); Tamanho de arquivo proporcional à musica; Não possui mesma flexibilidade de um arquivo MIDI. Podem ser realmente enormes. Quando usando o streaming isto talvez não possa ser tao importante(apesar de, ainda assim, ocupar muito mais espaço em disco que um arquivo midi, poe exemplo) mas para casos onde não há streaming, é evidentemente importante. O tamanho do arquivo é diretamente proporcional ao tamanho da musica. Um minuto de silencio ocupa tanto espaço quanto um minuto de musica. Não possui a mesma flexibilidade de um arquivo midi: um som de piano, em um arquivo de audio digital, sempre ira soar como um piano e nunca como uma guitarra, por exemplo, impossibilitando ouvir a musica com uma instrumentaçao diferente.

18 Compactação de áudio Eliminar informações redundantes;
Código para informar repetição de amostras de som de mesmo valor; Perda de qualidade.

19 Formatos de áudio WAVE: Alta qualidade de som; Formato muito grande;
Inviável para uso na internet. MP3: Qualidade semelhante ao WAVE; Transita pela Internet em tempo útil; Exige muito poder do processador.

20 Qualidade semelhante, além de ter o som digital (de CD).
WAVE e MP3 Comparação: Arquivo tipo WAVE com 12 Megabytes Arquivo tipo MP3 Com 1Megabyte Conversão de arquivo Qualidade semelhante, além de ter o som digital (de CD).

21 Dúvidas? Contatos: isabela_esther@yahoo.com.br


Carregar ppt "Universidade Federal de Minas Gerais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google