A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade VIII – Atuação do profissional contábil

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade VIII – Atuação do profissional contábil"— Transcrição da apresentação:

1 Unidade VIII – Atuação do profissional contábil
Disciplina: Elementos de Contabilidade Para Arquivologia Professor: Iury da Silva Pessôa

2 Unidade VII - Atuação do profissional contábil
Introdução, Generalidades, A função do contador, Áreas de atuação do contador, Perspectivas da profissão contábil;

3 Profissão Profissão é um trabalho ou atividade especializada dentro da sociedade, geralmente exercida por um profissional. Tais trabalhos e atividades geralmente requerem estudos extensivos e a masterização de um dado conhecimento, tais como biomedicina, advocacia ou engenharia, arquivista, por exemplo.

4 A Profissão Contábil O contador é o guardião do controle aziendal.
Aquele profissional se assemelha ao médico, cuidando do seu paciente, receitando e prescrevendo regimes para que o organismo empresarial e institucional sejam sadios, e tais conhecimentos são científicos (Moura e Silva, 2009). Segundo registros do Conselho Federal de Contabilidade - CFC, em 2007 havia profissionais contábeis ativos, destes, 49% são técnicos contábeis (nível médio) e 51% contadores (nível superior).

5 Histórico da Profissão Contábil
Desde seu surgimento a mais de anos, a contabilidade vem passando por inúmeras transformações, com o surgimento do capitalismo essa ciência foi crescendo, tornando os registros mais complexos até o aparecimento da conta capital no século XIII. Seguem alguns do principais fatos: Em 1756, criação de uma Aula de Comércio, no Brasil Em 1764, a Ordem Régia torna obrigatório o registro de partidas dobradas.

6 Histórico da Profissão Contábil
Em 1770 surge a primeira regulamentação da profissão contábil em terras brasileiras, quando Dom José, rei de Portugal, expede a carta de lei a todos os domínios lusitanos. Neste documento, dentre outras regulamentações, fica estabelecida a obrigatoriedade de registro da matrícula de todos os Guarda-Livros na junta comercial. Em 1850 a Lei imperial No. 556 institui o Código Comercial Brasileiro. Em 1869, no dia 18 de abril, foi fundada a Associação dos Guarda-Livros.

7 Histórico da Profissão Contábil
Em 1870 acontece a primeira regulamentação brasileira da profissão contábil, por meio do decreto imperial nº 475. É reconhecida oficialmente a Associação dos Guarda-Livros da Corte, considerada como a primeira profissão liberal regulamentada no país. Em 1915 é fundado o Instituto Brasileiro de Contadores Fiscais. Em 1916 surgem a Associação dos Contadores de São Paulo e Instituto Brasileiro de Contabilidade, no Rio de Janeiro. Em 1924, é realizado o 1° Congresso Brasileiro de Contabilidade.

8 Histórico da Profissão Contábil
Em 1927, é fundado o Conselho Perpétuo. Em 1931 o decreto nº , organizou o ensino comercial, regulamentou a profissão e criou o curso de contabilidade. Em 1932 o decreto federal nº , estabelecendo que o exercício da profissão contábil passou a estar ligada à preparação escolar. Em 1940 foi criada a Lei das Sociedades por Ações através do Decreto-Lei No Em 1946 é criado o Conselho Federal de Contabilidade-CFC, pelo Decreto-Lei No Em 1946, é aprovada a Resolução nº 03/46 do CFC, que organiza os Conselhos Regionais de Contabilidade - CRCs.

9 Área de atuação No serviço público: Auditor Fiscal do Tesouro Nacional, Auditor Fiscal do Estado, Auditor Fiscal de Tributos Municipais, Fiscais de Rendas, Contador, Perito Contábil, Analista Financeiro, dentre outros. No setor privado: Contador (contador geral, contador financeiro, contador de custos, contador gerencial), Subcontador, Analista de Crédito, Analista de Balanços ou Auditor, Analista Financeiro, Perito Contador, Pesquisador contábil, Auditor Independente, Auditor interno, Professor de Contabilidade, Controller, Árbitro contábil, Investigador de Fraude, Escritor, Parecerista, Avaliador de Empresas, Conselheiro Fiscal, juiz arbitral.

10 Área de atuação Especializações
Análise contábil, Análise de custos, auditoria, perícia contábil, informática contábil, contabilidade gerencial, contabilidade financeira, contabilidade rural, contabilidade hospitalar, contabilidade imobiliária, contabilidade tributária, contabilidade ambiental, a auditoria ambiental, contabilidade estratégica.

11 Perspectivas da Profissão
Com o avanço prodigioso da informática, a fase mecânica cedeu lugar à fase técnica e esta está cedendo lugar à fase da "informação", possibilitando que a atribuição de fazer deixe de ser função do contador em alguns aspectos. Permitindo ao contador focar-se na capacidade para interpretar os números e informar, funções mais analíticas e científicas, do que mecânicas ou técnicas. Dentre as recentes alterações profundas do panorama da vida humana e que determinaram mudanças nos procedimentos contábeis encontram-se os seguintes (Sá, 2009):

12 Perspectivas da Profissão
Avanço prodigioso da ciência e da informática, Internacionalização dos mercados, Declínio considerável da ética e da moral, Facilidade extrema da comunicação, Relevância dos aspectos sociais, Abusiva concentração da riqueza e aumento da miséria, Progressiva dilatação das áreas de mercados comuns, Necessidade maior de preservar o planeta, Grandes esforços de harmonização de princípios e normas.

13 Perspectivas da Profissão
Desafios da Profissão Contábil O processo de convergência dos padrões brasileiros aos padrões contábeis internacionais; Aumento da variedade de usuários dos serviços contábeis e crescentes e múltiplas exigências decorrentes; Novos campos de atividades econômicas, que têm exigido técnicas contábeis sempre renovadas; Rápido avanço da Tecnologia da Informação; Maior competitividade entre as empresas, o que exige maior eficiência e produtividade, maior necessidade de precisão, atualização de informações e avaliação.

14 Perspectivas da Profissão
Desafios da Profissão Contábil Aumento de exigências de informações transparentes tanto na área privada quanto na pública. Nova Lei das SA – lei Avanços tecnológicos que aumentam a possibilidade de controles por parte do Governo; Sped – Sistema Público de Escrituração Digital: Crise Econômica Mundial Reforma Tributária

15 Perspectivas da Profissão
Dificuldades profissionais Excesso de obrigações acessórias; Alto valor das multas das obrigações acessórias; Melhoria constante do conhecimento; Falta de conhecimento do empresário; Responsabilidade Profissional e Ética; Responsabilidade civil; Responsabilidade penal; Responsabilidade tributária.

16 Perspectivas da Profissão
Dificuldades profissionais Custo burocrático: Em 2004 empresas brasileiras gastaram 20 bilhões de reais com a burocracia; Múltiplas legislações – federal, estadual e municipal: Vigoram no pais mais de normas tributárias com 300 modificações anuais: artigos; parágrafos; incisos e páginas

17 Referências WIKIPEDIA, a enciclopédia livre. Contabilidade. Disponível em Acessado em 28 de junho de 2009. SCPA, Sindicato dos Contabilistas de Porto Alegre. Um histórico da profissão contábil e de seu sindicato. Disponível em Acessado em 28 de junho de 2009. MOURA, Iraildo José Lopes de. SILVA, Marcus Vinícius Peixoto. Tendência da profissão contábil no Brasil. Disponível em Acessado em 28 de junho de 2009. RIBEIRO, Geraldo Luiz Vieira. A história da profissão Contábil. Disponível em Acessado em 28 de junho de 2009. SÁ, Antônio Lopes de. Perfil do Contador e o Bem Estar Social. Disponível em Acessado em 28 de junho de 2009.

18 Unidade VIII – Atuação do profissional contábil
Disciplina: Elementos de Contabilidade Para Arquivologia Professor: Iury da Silva Pessôa


Carregar ppt "Unidade VIII – Atuação do profissional contábil"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google