A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ministério da Cultura.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ministério da Cultura."— Transcrição da apresentação:

1 Ministério da Cultura

2 V- Gestão e Institucionalidade da Cultura ¹
Foco: Fortalecimento da ação do Estado e da participação social no campo da cultura

3 5.1. Sistemas Nacional, Estaduais e Municipais de Cultura
Cabe ao Estado, sem dirigismo e interferência nos processos criativos, e com ampla participação da sociedade, assumir seu papel no planejamento e fomento das atividades culturais, na preservação e valorização do patrimônio cultural e no estabelecimento de marcos regulatórios para a economia da cultura. É também dever do Estado as responsabilidades intransferíveis de garantir o acesso universal aos bens e serviços culturais, proteger e promover a diversidade cultural, com ênfase nas referências culturais minoritárias e nas que estão sob ameaça de extinção.

4 5.1. Sistemas Nacional, Estaduais e Municipais de Cultura - continuação
O Estado brasileiro, a fim de tornar efetivo o princípio da cooperação entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios (art. 23 da CF/88), vem desenvolvendo esforços no sentido de fortalecer as políticas públicas, por meio da organização de Sistemas que vinculam as ações dos distintos entes federados.

5 Objetivo Geral do Sistema Nacional de Cultura
Formular e implantar políticas públicas de cultura, democráticas e permanentes, pactuadas entre os entes da federação e sociedade civil, promovendo o desenvolvimento social com pleno exercício dos direitos culturais e acesso aos bens e serviços culturais.

6 Objetivos específicos do Sistema Nacional de Cultura
Estabelecer um processo democrático de participação na gestão das políticas e dos recursos públicos na área cultural; Articular e implementar políticas públicas que promovam a interação da cultura com as demais áreas sociais, destacando seu papel estratégico no processo de desenvolvimento. Promover o intercâmbio entre os entes federados para a formação, capacitação e circulação de bens e serviços culturais, viabilizando a cooperação técnica entres estes; Criar instrumentos de gestão para acompanhamento e avaliação das políticas públicas de cultura desenvolvidas no âmbito do SNC; - Estabelecer parcerias entre os setores público e privado nas áreas de gestão e de promoção da cultura.

7 O Sistema Nacional de Cultura reúne:
A sociedade civil e os entes federativos da República - União, Estados, Municípios e Distrito Federal - com suas respectivas políticas e instituições culturais. - As leis, normas e procedimentos definem como interagem as suas partes e a Política Nacional de Cultura e o Modelo de Gestão Compartilhada são as qualidades específicas que lhe dão unidade.

8 Propostas de Emendas Constitucionais:
PEC n° 416/2005 – Institui o Sistema Nacional de Cultura; PEC n° 150/2003 – Destina recursos à cultura com vinculação orçamentária; PEC 236/2008 – Propõe a inserção da cultura no rol dos direitos sociais (art. 6° da CF/88) Além dos projetos de lei que instituem o Plano Nacional de Cultura e o Programa de Fomento e Incentivo à Cultura (Profic)

9 5.2 Planos Nacional, Estaduais, Municipais, Regionais e Setoriais de Cultura
Em geral, os sistemas vêm sendo organizados com base no tripé formado por Conselho, Plano e Fundo, além, é claro, dos órgãos gestores e das conferências. Desde 2003, 18 conselhos nacionais foram criados e 6 reestruturados. Das 100 conferências nacionais e internacionais realizadas desde 1941, 61 conferências foram no período 2003/2008. 

10 Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC)
Identificar todos os sistemas já existentes nos estados e municípios e estabelecer as bases tecnológicas para conectá-los, de forma que possam atuar interativamente. Possibilitar a produção de indicadores nacionais aplicáveis aos processos de formulação e implantação de políticas culturais na União, Estados e Municípios. - Acompanhar as ações tecnológicas atividades relacionadas à capacitação técnica de pessoas para a formação e atualização de equipes vinculadas à geração, tratamento e armazenamento de dados e informações culturais.

11 Principais Objetivos do SNIIC:
Mapeamento, organização e divulgação das atividades culturais brasileiras, incluindo informações sobre: Estrutura (artistas, equipamentos culturais, grupos, eventos) Gestão (órgãos públicos, conselhos, fundos, legislações, orçamentos e editais) Financiamento, economia da cultura, patrimônio material e imaterial, entre outras. Serão destacadas informações sobre: -artes cênicas, artes visuais, audiovisual, música, literatura e cultura popular.

12 SUGESTÃO PARA NORTEAR A DISCUSSÃO DO EIXO TEMÁTICO ²
1) Como assegurar a participação da sociedade civil na elaboração e Gestão das políticas públicas para a cultura em seu município, estado e união? 2) No município existe um sistema municipal de cultura (plano municipal, conselho e fundo)? Caso negativo, como se estrutura e funciona o setor cultural? 3) Como é constituído o Conselho Municipal de Cultura? É Conselho de Patrimônio Cultural ou de Política Cultural? Ou existem os 02 Conselhos? Discussão sobre a atuação de cada conselho (abrangência, atuação, constituição, representação social e poder público). 4) No município existem experiências com projetos realizados de forma pactuada com recursos do Estado e Ministério da Cultura? Quais? Avaliar a execução destes projetos (participação local, resultados obtidos) e elaborar propostas que contemplem a pactuação de responsabilidades, ações e recursos entre o Estado de MG e o MinC)

13 Ministério da Cultura Representação Regional do Ministério da Cultura em Minas Gerais Informações e orientações sobre a realização das Conferências Municipais/Estadual, entrar em contato com  Manoel de Oliveira (31) / / fax ¹ Sínteses produzidas a partir do Texto Base da II Conferência Nacional de Cultura. Secretaria da Articulação Institucional Brasília, Para conhecer o texto na íntegra acesse: ² Sugestões para nortear a discussão: Equipe da R.R.MG


Carregar ppt "Ministério da Cultura."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google