A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Facilitadora: Marcela Alves

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Facilitadora: Marcela Alves"— Transcrição da apresentação:

1 Facilitadora: Marcela Alves
Redação Técnica Facilitadora: Marcela Alves

2 Técnicas de redação

3 O que você está lendo neste momento?

4 “ A leitura torna o homem completo; a conversação torna-o ágil; e o escrever dá-lhe precisão.”
Francis Bacon

5 "Procura o que escrever, não como escrever. "
(Sêneca)

6 Nunca comece de imediato uma redação
Nunca comece de imediato uma redação. Logo após a apresentação do tema, uns 10 minutos devem ser reservados para a procura das idéias. Faça perguntas na folha de rascunho a respeito do tema. Lembremos que a tipologia textual estudada hoje será a “DISSERTAÇÃO.”

7 O que é isso? Sou contra? Sou a favor? Há semelhanças? Há diferenças? Posso enumerar quais exemplos? Quais as causas e consequências? É um problema? Existe solução? Será que me lembro de alguma citação sobre isso ou algum dado que já tenha lido ou escutado?

8 Aos poucos, desordenadas, contraditórias, interessantes, as idéias vão surgindo. A partir daí podemos seguir os seguintes passos: 1- Faça uma lista de tudo o que veio a memória. 2-Não se preocupe se as ideias são boas ou más. Apenas escreva-as. 3-Elimine as desnecessárias , repetitivas, irrelevantes para o tema. 4-Selecione as ideias (para que haja ordem e clareza. Numere as ideias em forma de roteiro a ser seguido.

9 tema: “Brasil, um país de contrastes.”

10 Vamos relembrar a parte teórica e estrutural da nossa dissertação: 1-Letra 2-Título 3-Alínea 4-Margem 5-Linguagem Pessoal ou impessoal 6-Parágrafos

11 A estrutura da dissertação
-Introdução a)Tem como objetivo maior despertar no leitor, que estará mantendo o primeiro contato com o assunto da redação, o desejo de prosseguir a leitura. b) Apresenta o tema (delimitado) e o ponto de vista a respeito. c) Cuidado: com as ideias geniais, com as digressões, com os chavões,etc.

12 -Desenvolvimento É a maior parte da redação, tem como finalidade debater, discutir, comprovar o que se afirmou no início. Lembre-se: o que se afirma gratuitamente, se nega gratuitamente. Usaremos todo o nosso conhecimento sobre o assunto para esclarecer, persuadir, convencer o leitor... b) Devemos nesta parte apresentar as causas do problema, as consequencias, os exemplos e todos os argumentos encontrados para validar nosso ponto de vista. Lembre-se : é nesta parte de sua redação que você demonstrará sua leitura de mundo, usando sempre argumentos convincentes e exemplos reais para ilustrar seu raciocínio. Evite: pormenores, divagações, repetições, exemplos excessivos de tal sorte a não sobrar espaço para conclusão.

13 Conclusão: Deve ser tão breve quanto o início.
Além de ratificar o que se expôs na introdução e/ou sintetizar as ideias do desenvolvimento, podemos deixar claros a causa e a consequencia mais importantes analisadas anteriormente. Será o apanhado final, o desfecho da discussão empreendida no corpo do texto. Pode ser um espaço da avaliação última das ideias, ou então uma síntese, ou ainda uma abertura de alguma perspectiva que o tema venha a ensejar.

14 Dicas estruturais da redação oficial de vestibulares, cursos e concursos:
Introdução: 1° modelo: afirmação-justificativa exemplificação-conclusão Exemplo: O ensino brasileiro vai mal. A escassez de verbas destinadas a esse setor inviabiliza, cada vez mais, a esperança de uma educação ao alcance de todos. Professores pessimamente remunerados, prédios completamente destruídos traçam o perfil exato do ensino em nosso país. Assim não se sabe até que ponto irá o descaso oficial para com uma questão de tal importância e urgência.

15 2° modelo: Interrogação-resposta Exemplificação-Conclusão Ex: Em que situação se encontra o ensino brasileiro? No pior estado possível, devido a escassez de verbas destinadas a este setor. Professores pessimamente remunerados...

16 3° modelo Citação- esclarecimento Exemplificação-Conclusão Ex: “O ensino brasileiro é uma gigantesca máquina de enganar”. Com estas palavras o escritor Osmar Lins faz um perfeito diagnóstico da educação nos dias de hoje. Professores pessimamente remunerados, prédios completamente destruídos...

17 4° modelo Dados estatísticos- Análise Exemplificação- Conclusão Ex: O Brasil ocupa o (...) lugar em índice de analfabetismo no mundo. Estes dados revelam a situação dramática em que se encontra o ensino brasileiro. Professores pessimamente remunerados, prédios completamente destruídos...

18 Desenvolvimento: Esquemas: 1° Introdução D1 causas D2 consequencias Conclusão

19 Esquema 2 Introdução D1 Vantagens D2 Desvantagens Conclusão

20 Atenção Estes esquemas são apenas para ajudá-lo no desenvolvimento de seu raciocínio na hora da sua produção textual. Você não precisa segui-lo à risca


Carregar ppt "Facilitadora: Marcela Alves"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google