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PublicouRicardo De Mello Alterado mais de 10 anos atrás
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Guia para Implantação de Testes em Pequenas e Médias Empresas de Software
Juliana Ochner, 06/out/2007
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Roteiro Introdução Motivação; Objetivo do Guia; Fases e Atividades;
Benefícios; Conclusões
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Introdução Custos + Prazos + Qualidade = Melhoria de Processos
Modelos de Melhoria: CMMI; ISO 12207; ISO 15504; TMM
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Motivação Dificuldade em implantar um processo de testes baseados nos modelos atuais; Modelos de maturidade de testes não consideram a realidade das pequenas e médias empresas brasileiras; Modelos de maturidade de teste diz “o que” fazer e não “o como” fazer;
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Motivação Principais problemas encontrados em um Programa de Melhoria de SW: Resistência a mudanças; Falta de recursos financeiros; Conflito de prioridades entre projetos; Dificuldade em medir sucesso; Benefícios geralmente obtidos a médio e longo prazo; Muitas mudanças culturais e organizacionais em pouco tempo; Alto Custo/Esforço.
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Guia de Implantação Modelos de Referência: TMM; IDEAL; Pro2Pi; XP;
Scrum.
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Objetivo Elaborar um Guia de Implantação de Teste de software baseado nos 2 primeiros níveis do TMM e no modelo IDEAL para pequenas e médias empresas de software. Fornecer diretrizes fundamentais para implantação da disciplina de teste considerando todas as limitações e restrições que existem em pequenas e médias empresas de software.
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Guia de Implantação
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Guia de Implantação Atividades
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Guia de Implantação Iniciação Diagnóstico
Obter comprometimento dos interessados; Kickoff do Projeto; Diagnóstico Realizar Diagnóstico ( template diagnóstico); Compilar Resultados; Apresentar Resultados;
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Guia de Implantação Identificar e Priorizar Ações de Melhoria
Identificar Ações; Priorizar Ações ( template de priorização); Elaborar Plano de Ação ( template de plano de ação). Implementar Ações de Melhoria Planejar Ações; Executar Ações.
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Guia de Implantação Verificar Resultados Institucionalizar Melhoria
Apresentar Resultados Institucionalizar Melhoria Acompanhamento do Programa de Melhoria Estabelecer Métricas; Coletar Métricas; Avaliar e Divulgar Métricas.
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Benefícios Obtidos Implantação de testes com um modelo iterativo incremental possibilitando menos resistência da equipe; Iterações definidas com base nas práticas do TMM, o que possibilita maior coerência entre as ações; Realização de pilotos possibilitando um rápido feedback; Equipe pequenas facilitando a comunicação contínua; Equipe parcialmente dedicada ao programa;
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Benefícios Obtidos Integração contínua ao processo da empresa a cada nova iteração; Seleção do backlog da iteração; Acompanhamento diário através dos pilotos exercícios.
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Resultados Obtidos Envolvimento da equipe completa de testes desde as semanas iniciais do projeto; Apresentação de resultados para a equipe de testes e para toda a empresa em um curto espaço de tempo, aumentando a motivação da equipe e a confiança no Projeto; Baixo custo de implantação; Respeita a cultura da organização.
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Contribuições Disponibilizar um guia, baseado em modelos reconhecidos internacionalmente, que define passo a passo implantação da área de testes; Possibilitar que a implantação da área de testes seja feita de uma forma estruturada e iterativa incremental, reduzindo assim o choque cultural; Um guia que considera a realidade das empresas brasileiras de pequeno e médio porte.
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