A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apostila 3 página 207 – módulo 19 CONCORDÂNCIA VERBAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apostila 3 página 207 – módulo 19 CONCORDÂNCIA VERBAL"— Transcrição da apresentação:

1 Apostila 3 página 207 – módulo 19 CONCORDÂNCIA VERBAL
É a concordância que o verbo faz com o sujeito da oração.

2 Regra Geral: O verbo concorda com o núcleo do sujeito (em número e pessoa) Ex: Os alunos já entraram na sala de aula. Aquele exame foi difícil demais.

3 Apostila 3 página 209 – módulo 20
Casos especiais com sujeito simples: →Expressão Partitiva: verbo no singular ou no plural. Exemplos: Metade dos alunos faltou ao simulado. ou Metade dos alunos faltaram ao simulado. Boa parte dos funcionários aderiu à greve. ou Boa parte dos funcionários aderiram à greve.

4 Cerca de mil pessoas votaram nele.
→ Quantidade Aproximada: o verbo concorda com o substantivo a que se refere Exemplos: Cerca de mil pessoas votaram nele. Aproximadamente uma tonelada de droga foi apreendida. Perto de vinte carros se envolveram no acidente.

5 As Minas Gerais possuem um ótimo clima.
→ Nomes Próprios no Plural: Se houver artigo acompanhando o nome próprio, o verbo vai ao plural, caso contrário, verbo no singular. Exemplos: Os Estados Unidos tiveram eleições recentemente. Os Emirados Árabes não participaram da Copa Mundial. As Minas Gerais possuem um ótimo clima. Estados Unidos teve eleições recentemente. Emirados Árabes não participou da Copa Mundial. Minas Gerais possui um ótimo clima.

6 → Porcentagem: ►Havendo substantivo, o verbo concorda com ele.
Exemplos: 50% da população está satisfeita com o governo. 1,8% dos condôminos reprovaram a decisão do síndico. ►Havendo só o numeral, o verbo concorda com o número. 50% estão satisfeitos com o governo. 1,8% reprovou a decisão do síndico.

7 Casos especiais com o sujeito composto.
Lembrando: O sujeito é composto quando apresenta dois ou mais núcleos. Nesse caso, haverá duas formas corretas de concordância.

8 Sujeito composto anteposto ao verbo
O verbo vai ao plural concordando com todos os núcleos. Exemplos: O pai e o filho chegaram juntos. Uma moto e um carro foram apreendidos. Márcia, João e Sandra são irmãos.

9 Sujeito composto posposto ao verbo
O verbo vai ao plural concordando com todos os núcleos ou concorda somente com o núcleo mais próximo. Exemplos: Chegou o diretor e a coordenadora. ou Chegaram o diretor e a coordenadora. Está pronto o contrato e a certidão. ou Estão prontos o contrato e a certidão.

10 Núcleos unidos pela palavra “OU”
Se “ou” tiver ideia abrangente, verbo vai ao plural Exemplos: Pedro ou Teo podem ajudá-lo sem problema. Água ou leite servem para essa receita. Se “ou” tiver ideia excludente, verbo fica no singular Pedro ou Teo chegará em primeiro lugar. Brasil ou Alemanha venceu o jogo?

11 Aposto recapitulativo/resumitivo: o verbo concorda com o termo que resume os núcleos
Exemplos: Matemática, Inglês, Química, qualquer matéria é fácil para ele. Carro, joias dinheiro, tudo foi levado no assalto.

12 Apostila 3 página 211 – módulo 21
Verbo HAVER, no sentido de existir, ocorrer Fica no singular, mesmo estando ao lado de termo no plural. Houve brigas naquele lugar. Ontem, havia menos pessoas que hoje na sala. Haverá outras oportunidades.

13 Verbo FAZER indicando tempo transcorrido ou condição climática
(sempre no singular) Faz dias frios aqui. Ontem fez dois anos que ela se foi. Na locução verbal, o verbo auxiliar também fica no singular. Vai fazer cinco dias que chegamos de viagem. Já deve fazer três meses que...

14 SILEPSE – (CONCORDÂNCIA IDEOLÓGICA)
É uma concordância especial, feita com a ideia expressa, e não com a palavra. Há 3 tipos de silepse: Silepse de NÚMERO Silepse de GÊNERO Silepse de PESSOA

15 A palavra está no singular, mas tem ideia plural.
Silepse de NÚMERO A palavra está no singular, mas tem ideia plural. Exemplos: O casal chegou calado, mas logo começaram a discutir. A banda se apresentou ontem, tocaram de tudo!

16 Silepse de GÊNERO A palavra está no masculino, mas tem
ideia feminina e vice-versa. Exemplos: Vossa Excelência já foi informado do ocorrido? São Paulo está pronta para a São Silvestre.

17 A palavra está em 3ª pessoa, mas tem ideia de 1ª pessoa
Silepse de PESSOA A palavra está em 3ª pessoa, mas tem ideia de 1ª pessoa Exemplos: Todos poderemos alcançar o objetivo. Os brasileiros somos perseverantes.

18 Fazer exercícios 1 e 2 dos módulos 19, 20 e 21


Carregar ppt "Apostila 3 página 207 – módulo 19 CONCORDÂNCIA VERBAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google