A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alguns teóricos e seus conceitos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alguns teóricos e seus conceitos."— Transcrição da apresentação:

1 Alguns teóricos e seus conceitos.
Estudo a partir da pág.17 a 25 . FARAONI,Alexandre.Sociologia no ensino médio:volume único – 1º ed. – São Paulo: Edições SM,2010. – Coleção Ser protagonista.

2 René Descartes ( 1596-1650) “ pai do racionalismo”
Negou o conhecimento obtido do senso comum(res extensa), era a favor do conhecimento real( res cogito) obtido através da dúvida sistemática. O pensamento racional utiliza a matemática como linguagem que traduz a realidade, portanto deve ser lógica. Máxima “ penso,logo existo”. (p. 17)

3 Auguste Comte ( 1798-1857) Título “ pai da sociologia”
As leis referentes ao desenvolvimento da espécie humana eram tão rigorosas quanto a lei da gravidade. Comte utilizou o método científico ao estudo da sociedade européia de sua época. Seus procedimentos consistia em : identificação e na observação do objeto, posteriormente na quantificação dos dados recolhidos para assim ser analisados através de comparação.(p.18)

4 O nome “positivismo” tem sua origem no adjetivo “positivo”, que significa certo, seguro, definitivo.
O positivismo foi o pensamento que glorificou a sociedade européia do século XIX, em franca expansão. Procurava resolver os conflitos sociais por meio da exaltação à coesão , à harmonia natural entre os indivíduos, ao bem-estar do todo social. A simples postura de que a vida em sociedade era passível de estudo e compreensão, foram conquistas de grande importância.(p.19).

5 A doutrina positivista teve uma forte influência sobre os militares, inspirando o lema “ Religião da humanidade” “ Ordem e progresso”. A grande limitação do positivismo encontra-se no fato de identificar o homem como elemento natural que reage ao meio e aos acontecimentos ao seu redor, sendo incapaz de, por vontade própria , buscar alternativas distintas do meio que o cerca.( p. 20).

6 Émile Durkheim ( ) Durkeim se contrapõe a Comte por discordar de suas idéias, dizendo que suas idéias eram vagas e especulativas. A metodologia de Durkeim foi apresentada em um de seus livros, As regras do método sociológico (1895) . Para Durkeim o sociológo deveria se livrar de todo tipo de preconceito e ideologia ao analisar um acontecimento.(p.21)

7 Deveria ater-se aos fatos sociais.
Para Durkheim fatos sociais são coisas, elementos exteriores ao ser humano e que não pertencem a ele, sendo, na verdade, plenamente independentes de sua vontade. Os fatos sociais são estabelecidos pela sociedade e exercem grande pressão e controle sobre os indivíduos, forçando-o a posicionar dentro do todo social.(p.21)

8 O todo social seria uma coesão entre os indivíduos, através da solidariedade.Esta podendo ser: mecânica e orgânica. Solidariedade mecânica: é a que está presente em sociedades tradicionais, no qual impera o poder da crença espiritual. Solidariedade orgânica: presente em sociedades industriais e laicizadas, nas quais a força da tradição é substituída pelos laços econômicos que unem patrão e empregado.

9 Durkheim conceituou anomia como sensação de perda de rumo e controle, deixando os indivíduos de uma sociedade com sensação de desalento. Já instituição social podem ser procedimentos aceitos e sancionados pela sociedade, destinados a manter a coesão do grupo e a atender ás necessidades de seus integrantes. Ex: familia, escola, policia. (p. 21).

10 Max Weber ( ). Acreditava que as estruturas, não eram determinantes para a formação e para o desenvolvimento da sociedade. Juntamente com a estrutura, o individuo constitui a peça fundamental. Para isso desenvolveu o conceito de ação social. O que é ação social? É a ação que o individuo exerce em relação a outro e que é imprevisível para este ultimo até que ele a receba e interaja ou não.(p. 23)

11 Uma característica da ação social é ela ser uma conduta humana dotada de sentido.Há uma justificativa elaborada. È o homem que atribui sentido à ação social: é ele que estabelece a conexão entre o motivo da ação, e os efeitos que produz. (p.23)

12


Carregar ppt "Alguns teóricos e seus conceitos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google