A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO: TEMA: “A ESCOLA E O SAGRADO”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO: TEMA: “A ESCOLA E O SAGRADO”"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO: TEMA: “A ESCOLA E O SAGRADO”
INTRODUÇÃO: TEMA: “A ESCOLA E O SAGRADO”. PÚBLICO: Alunos 4º/5º ENSINO FUNDAMENTAL I E 6º/7º ENSINO FUNDAMENTAL II.

2 “O RECINTO SAGRADO ESTÁ CHEIO DE DEUS”. [ANSELM GRUN].
De acordo com a leitura realizada do livro a Proteção do Sagrado de Anselm Grun, percebemos a necessidade de usarmos esse tema como referencial para o desenvolvimento de práticas pedagógicas junto às crianças e adolescentes. Entendemos que a escola se torna um ambiente sagrado, à partir das relações sociais, emocionais e educacionais, entre todo o corpo docente e dicente da mesma. Mas para isso, se faz necessário o despertar do sagrado em cada um. É um aprendizado constante e um vivenciar contínuo no convívio diário entre todos.

3 “O QUE SE DESEJA,NÃO É MAIS UMA CONSTRUÇÃO SIMPLESMENTE FUNCIONAL ”[ANSELM GRUN].
Com esse aprendizado, passamos a entender que a escola deve ser um ambiente onde o amor, o respeito, a tolerância e a aceitação de cada um nas suas diferenças, devem ser primordial nas relações.

4 “FAÇA-SE O HOMEM À SUA IMAGEM E SEMELHANÇA”. [GÊNESIS 1,27].

5 Partindo do princípio de que somos criados a imagem e semelhança de Deus, devemos aprender que cada pessoa humana é única, sagrada e merecedora de respeito.

6 A escola, por sua vez, deve ser o espaço de acolhimento, valorização e de aceitação de todas as pessoas na sua essência de ser. É um aprendizado constante.

7 “SÃO FRANCISCO DE ASSIS, EXEMPLO DE REVÊRENCIA AO SAGRADO”.

8 O mais belo exemplo de consciência , reverência e amor ao sagrado, está na pessoa de Francisco de Assis, quando em seu escrito: [O CÂNTICO DO SOL], nos mostra a importância de reverenciarmos o Criador e todas as suas criaturas, sem reservas, nem ressalvas.

9 OBJETIVOS: Despertar nos educandos, a sensibilidade para o sagrado existente nos lugares, nas coisas, nas pessoas e no universo como um todo. Colaborar com a formação da consciência dos educandos, para o verdadeiro valor que se deve dar às coisas e às pessoas. Compreender que o olhar sagrado em cada um pode transformar as relações entre as pessoas e das pessoas com o planeta.

10 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
REFLEXÃO SOBRE O SAGRADO. ESCRITOS ESPONTÂNEOS SOBRE O TEMA. DISCUSSÃO EM GRUPOS. EXPERIÊNCIAS DO SAGRADO NA ÁREA VERDE DA ESCOLA. CONSTRUÇÃO DE OBJETOS SAGRADOS. [MATERIAL RECICLÁVEL]. VISITA A CAPELA,RESSALTANDO O SAGRADO NO ESPAÇO E TUDO O QUE NELA CONTÉM. PEQUENOS CARTAZES.[CÂNTICO DAS CRIATURAS].

11 AVALIAÇÃO: A avaliação aconteceu através da observação durante o desenvolvimento das atividades, participação nas discussões sobre o tema, interesse e respeito com a opinião dos colegas e apresentação dos trabalhos e registros realizados.

12 BIBLIOGRAFIA: BÍBLIA SAGRADA. (JESUS CRISTO)
Livro: A PROTEÇÃO DO SAGRADO (ANSELM GRUN). OS ESCRITOS DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS. (FREI EDMUNDO BINDER,O.F.M.)


Carregar ppt "INTRODUÇÃO: TEMA: “A ESCOLA E O SAGRADO”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google