A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SOCIEDADE DE CONSUMO. O último século pode ser caracterizado pelo desenvolvimento tecnológico, associado a um crescimento sem precedentes na produção.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SOCIEDADE DE CONSUMO. O último século pode ser caracterizado pelo desenvolvimento tecnológico, associado a um crescimento sem precedentes na produção."— Transcrição da apresentação:

1 SOCIEDADE DE CONSUMO

2 O último século pode ser caracterizado pelo desenvolvimento tecnológico, associado a um crescimento sem precedentes na produção e pela formação de uma sociedade fortemente estimulada ao consumo de mercadorias e serviços.

3

4 SOCIEDADE DE CONSUMO É possível afirmar que as raízes do comportamento consumista estão, em grande parte associadas a sociedade norte-americana do século XX. Originando um estilo de vida, conhecido como: AMERICAN WAY OF LIFE

5

6

7 SOCIEDADE DE CONSUMO A Manutenção do atual modelo de desenvolvimento capitalista não é sustentável a longo prazo.Na verdade para satisfazer o modo de vida da sociedade de consumo seriam necessários pelo menos mais quatro ou cinco planetas Terra.

8 SOCIEDADE DE CONSUMO Uma típica cidade industrial dos E.U.A com aproximadamente 1 milhão de hab.consome diariamente: 568 mil toneladas de água; 8.600 toneladas de combustível; 1.800 toneladas de alimentos.

9 SOCIEDADE DE CONSUMO Essa mesma cidade despeja no ambiente: 454 mil toneladas de esgoto; 864 toneladas de poluição atmosférica; 8.600 toneladas de lixo.

10

11 SOCIEDADE DE CONSUMO Pode-se afirmar que apenas 20% da população mundial,ou cerca de 1,3 bilhão de pessoas, possui renda suficiente para ter amplo acesso aos bens e serviços oferecidos pela sociedade de consumo; Aproximadamente 80% dos hab. do planeta, cerca de 5 bilhões de pessoas,não tem acesso aos bens e serviços básicos.

12

13 Os recursos ambientais são finitos, limitados e estão dinamicamente inter- relacionados Necessidade de repensar seu modelo estratégico de crescimento econômico e desenvolvimento social

14 O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA Preservação Conservação

15 Rachel Carlson denunciou a desatenção ao meio ambiente O livro Primavera Silenciosa, publicado, na década de 60, pela jornalista norte– americana Rachel Carson, já alertava sobre os efeitos danosos de inúmeras ações humanas sobre o ambiente. O livro Primavera Silenciosa, publicado, na década de 60, pela jornalista norte– americana Rachel Carson, já alertava sobre os efeitos danosos de inúmeras ações humanas sobre o ambiente.

16 O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA 1968 - Reino Unido - Conselho para Educação Ambiental, reunindo mais de 50 organizações voltadas para temas de educação e meio ambiente.

17 O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA 1968: Roma 1968: Roma Consumo; Reservas de recursos naturais não-renováveis Crescimento da população mundial até meados do século XXI Atividades industriais nos países ricos

18 Clube de Roma: Conservação dos recursos naturais Controle do crescimento populacional Mudança radical: mentalidade consumo e procriação. O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA

19 O.N.U 1972 O.N.U 1972 Primeira Conferência Mundial sobre Meio Ambiente Humano (Estolcomo, Suécia) Brasil milagre econômico a poluição é o preço que se paga pelo progresso. cidadão deve ser educado para a solução dos problemas ambientais.

20 O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA Programa Internacional de Educação Ambiental (P.I.E.A.) Belgrado, Iugoslávia (1975): Programa Internacional de Educação Ambiental (P.I.E.A.) (Princípios e orientações sobre a Educação Ambiental) Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO*) Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO*) em cooperação com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)

21 O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA Tibilissi (Geórgia, ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) 1ª Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental (1977) UNESCO e PNUMA: Congresso Internacional sobre Educação e Formação Ambientais Moscou, Rússia (1987) Análise das conquistas e dificuldades da Educação Ambiental em todo o mundo e traçadas as metas para a década de 90.

22 O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA Promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil em 1988: Capítulo especial - Meio Ambiente (Cap. VI) e um item específico sobre a Educação Ambiental (Art. 225, item VI) que diz: Promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil em 1988: Capítulo especial - Meio Ambiente (Cap. VI) e um item específico sobre a Educação Ambiental (Art. 225, item VI) que diz: Cabe ao poder público promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do Meio Ambiente. Cabe ao poder público promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do Meio Ambiente.

23 1992 Conferencia sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, UNCED, Rio/92 Criação da Agenda 21 Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis FORUN das ONGs- compromissos da sociedade civil com a Educação Ambiental e o Meio Ambiente. FORUN das ONGs - compromissos da sociedade civil com a Educação Ambiental e o Meio Ambiente. O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA

24 O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA ECOLÒGICA Agenda 21- Compromisso com a sustentabilidade; Tratado de Kyoto- Japão,1997; Rio + 10 –Johannesburgo, 2002.

25


Carregar ppt "SOCIEDADE DE CONSUMO. O último século pode ser caracterizado pelo desenvolvimento tecnológico, associado a um crescimento sem precedentes na produção."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google